Administração de empresas: o que você precisa saber para gerenciar bem sua empresa

A administração de empresas é a soma de diversas gestões, necessárias para que o negócio tenha sucesso e que esteja sempre em seu melhor funcionamento.

Esse conhecimento completo sempre vai pertencer a profissionais formados na área, no entanto, existem técnicas essenciais para que o próprio empresário faça a gestão de seu negócio de maneira efetiva, antes de investir na contratação de um profissional do tipo.

A série de competências exigidas para uma boa administração de empresas vai muito além de simplesmente saber liderar uma equipe. Ela passa por saber controlar a logística do negócio, gerir as finanças, manter a organização física da sede da empresa, entre muitas outras atividades.

A organização da administração de empresas deve ser global, ou seja, ela deve abarcar todas as áreas do negócio e buscar unificar o funcionamento de todas as áreas.

Isso porque, quando todas as áreas funcionam de maneira complementar uma às outras, a gestão fica facilitada e os resultados se tornam visíveis em um período menor de tempo.

Administração de empresas

Quem já começou a empreender sabe os desafios de se abrir e manter um negócio aqui no Brasil. Não só pelos altos custos mas, também, pela burocracia envolvida, empreender no país parece ser uma jornada cheia de dificuldades.

Apesar de o Governo ter alternativas que facilitem esse ato de empreender, como as iniciativas do Simples Nacional e os incentivos destinados a micro e pequenas empresas, os desafios continuam. Desde buscar profissionais gabaritados para as tarefas necessárias até poder pagar salários justos a estes colaboradores.

É em função desses desafios diários da vida dos empresários que a administração de empresas é tão importante. Ela garante que a empresa seja bem gerenciada, a ponto de sobreviver aos seus primeiros tempos, até recuperar o seu capital social e alcançar o ponto de equilíbrio e, que tenha a chance de alcançar o sucesso, apesar das dificuldades.

Vamos saber mais:

O que é administração de empresas

Administração de empresas é um conjunto de técnicas direcionadas para a gestão efetiva de um negócio. Ela envolve a gestão, fiscalização, supervisão e execução de ações em áreas como finanças, marketing, comunicação, e tudo o que se refere ao bom funcionamento da empresa.

Ou seja, a administração de empresas é muito mais do que desempenhar um papel de líder que somente ordena e exige dos colaboradores. Administrar uma empresa é colocar as mãos na massa, já que, pelo menos nos primeiros anos da abertura da empresa, vai ser o dono que vai fazer a gerência da maioria das áreas.

Não só para garantir que as tarefas estão sendo executadas mas, também, para ter certeza de que os planos de ação colocados em prática estão sendo efetivos. Isso, quando focamos somente na parte da execução.

Quando se trata da área financeira da empresa, a gestão da maioria das ações também vai ficar a cargo do empresário. Quando levamos em conta que é da boa gestão da área financeira que depende a sobrevivência do negócio, podemos pesar a importância de manter o funcionamento do financeira à nível de perfeição.

Mas não vamos focar somente nestes aspectos por enquanto. Vamos às áreas que devem ser geridas para o sucesso da sua administração de empresas.

Gestão de pessoas

Não existe área mais importante na administração de empresas. Todas as áreas têm igual peso e importância no processo de garantir o sucesso da um negócio. A gestão de pessoas, no entanto, tem grande peso por um fator determinante:

uma empresa é feita de pessoas e todo o sucesso dela depende do sucesso das pessoas que fazem parte dela.

A gente já falou bastante sobre o papel que a gestão de pessoas tem para uma empresa nesse artigo, mas agora, vamos dar uma recapitulada em alguns pontos para reforçar a ideia:

  • Liderança

Falamos um pouco sobre isso ali no começo do texto, e também falamos sobre, aqui neste artigo e neste aqui. A liderança é um dos fatores que impulsiona a empresa para frente. Não só os resultados do negócio dependem dela mas, também, a felicidade dos colaboradores dentro da empresa e o clima organizacional.

Um bom líder deve, não só, saber como tração bons planejamentos estratégicos, como saber quais são os colaboradores perfeitos para executar esses planos. Não só isso, um bom líder deve saber encorajar e incentivar as pessoas sem usar a força ou se sentir superior. Esse líder deve saber indicar para os colaboradores o caminho certo e deve percorrer esse caminho junto com eles. Por isso, na administração de empresas, a liderança é um fator que deve estar bem desenvolvido no interior do gestor ou dono da empresa.

  • Equipe

As equipes que compõem uma empresa são núcleos de onde parte toda a execução das ações do negócio. Por isso, administrar uma empresa é saber gerenciar perfeitamente estas equipes para que elas alcancem com sucesso, as metas estipuladas durante os treinamentos de venda ou nas reuniões de cada equipe.

  • Recursos Humanos

Fazer a gestão dos recursos humanos é essencial para a administração de empresas. Isso porque, como já dissemos há pouco, são as pessoas que fazem o sucesso de uma empresa. Por tudo isso, é muito importante que o gestor ou o dono do negócio saibam todas as boas práticas da seleção de pessoas. Para saber selecionar exatamente o profissional que a empresa precisa para a área que ela precisa.

Existem muitos bons profissionais no mercado, entretanto, saber escolher os que mais se encaixam na missão, visão e valores da sua empresa pode não ser tão fácil. Por isso, uma administração de empresas de sucesso passa pela parte de contratar bons profissionais.

  • Planejamento e execução

Essa parte faz parte de toda administração de empresas. Saber fazer reuniões produtivas, que resultem em bons planejamentos estratégicos e que direcionem as pessoas certas para a execução dos vários tipos de planos de ação. É também dessa gestão que vão surgir o plano de negócios da empresa, e também, o plano de marketing do negócio, como você vai ver adiante.

Administração de empresas

Gestão financeira

Você já sabe a importância que tem uma boa gestão financeira dentro de uma empresa. Aqui, entretanto, a gente vai reforçar alguns pontos essenciais para o sucesso da sua administração de empresas:

  • Fluxo de caixa

Saber gerenciar o fluxo de caixa da sua empresa é essencial para a manutenção da saúde do seu planejamento orçamentário. E não só isso. A própria existência da empresa depende de como você gerencia o dinheiro que entra e sai do negócio.

Fazer o controle de vendas adequado, o fechamento de caixa perfeito e o balanço final de tudo isso, periodicamente é a melhor maneira de garantir que a sua empresa vai ter valores em caixa para manter a sua existência. Além disso, essa gestão deve ser bem feita desde a abertura da empresa, já que, quanto antes o empresário tiver as finanças do negócio sob controle, mais fácil vai ser para ele e seus sócios chegaram ao ponto de equilíbrio dessas finanças.

Curso Gestão financeira

  • Redução de custos

A mesma importância que se dá ao controle do fluxo de caixa deve ser dado ao processo de redução de custos. Isso porque, quando não gerenciada, essa área pode comprometer todas as finanças da empresas.

O funcionamento de uma empresa é bastante caro e, se não houver o controle adequado desses gastos, pode ficar impossível que ela se sustente por muito tempo. A gente já ensinou a fazer essa redução de custos, aqui nesse artigo, mas vamos reforçar: uma boa administração de empresas garante que não vai haver dinheiro sendo jogado fora. Não só porque a empresa sempre deve ter dinheiro em caixa mas, também, porque esses valores podem servir para que a empresa possa fazer novos investimentos.

  • Capital de giro

Depois da conquista de um CNPJ  o empresário passa a descobrir que deve gerenciar áreas que ele nem imaginava que existiam dentro de uma empresa. Uma delas é o capital de giro, que é desconhecido da maioria. Entretanto, nenhuma administração de empresas de sucesso deixa de fazer a gerência desse capital.

Como você viu no artigo que linkamos ali em cima, se esta área não for bem gerida há o sério risco de a empresa quebrar pelo simples fato de não haver dinheiro em caixa para pagar os fornecedores ou para uma conta de última hora. Para aperfeiçoar, tanto a gestão do capital de giro, quanto do fluxo de caixa e da redução de custos, é essencial que a sua empresa conte com um sistema de gestão empresarial feito especificamente para isso.

Administração de empresas Teste o QuantoSobra de graça

Gestão de comunicação

Independente de a pessoa jurídica ser uma microempresa ou de ser somente um profissional que atua de maneira autônoma por meio de uma EI ou MEI, a comunicação é o que vai garantir que o público vai conhecer os produtos ou serviços oferecidos pela empresa. E não só isso, a comunicação interna também é um fator essencial para o sucesso de um empreendimento, como você vai ver adiante.

  • Comunicação interna

A maneira com que a comunicação acontece dentro da empresa influi, não só no clima organizacional, como também, no entendimento que os colaboradores vão ter das tarefas que devem desempenhar. Quem nunca viu um erro de comunicação virar um grande estrago?

É para evitar que isso aconteça que a administração de empresas reforça que deve haver um código ou manual de comunicação interna. Tanto para que os funcionários saibam como se comunicar entre si quanto para que o gestor não cometa erros na hora de se comunicar com os seus colaboradores.

  • Plano de marketing

Lembra que lá em cima a gente comentou que é das reuniões produtivas que pode sair um bom plano de marketing? Então, como a gente mostrou com detalhes nesse post aqui, um plano de marketing vai definir de maneira prévia toda a maneira com que a empresa se comunica, tanto com os seus consumidores quanto em suas redes sociais. Esse plano também vai ajudar o empresário a saber exatamente quem é o seu público e a melhor maneira de se comunicar com ele para que ele compre em sua empresa.

Administração de empresas

Gestão de processos

Outra área essencial da administração de empresas, a gestão de processos vai garantir que todas as atividades executadas dentro da empresa se auto aperfeiçoem. Tudo começa por um bom planejamento, como você vai ver.

  • Planejamento estratégico

Como já dissemos aqui, e nas diversas vezes que linkamos esse artigo ao longo desse texto, o planejamento estratégico é a alma da execução dos projetos dentro da sua empresa. Saber gerenciar essa área é primordial no processo de administração de empresas.

Saber planejar uma estratégia é o que faz do gestor uma pessoa importante. Ele deve saber analisar situações e saber propor melhorias para problemas a partir destas análises.

Para isso, ele deve conhecer os processos internos da empresa com perfeição e, saber metrificar todas as atividades e resultados alcançados por essas atividades. Isso vai tornar esse gestor apto para desenvolver propostas que funcionem com precisão na hora de traçar uma meta ou corrigir um problema.

  • Planos de ação

Também já falamos um pouquinho sobre planos de ação, e nessa página aqui, você encontra diversos desses planos para escolher aquele que mais se adapta ao que você pode necessitar em cada momento.

Os planos de ação são o segundo braço do planejamento estratégico. Um braço planeja, outro executa. Por isso, a administração de empresas frisa que é necessário, não só, saber planejar, mas sim saber executar e selecionar quem vai ajudar nessa execução.

Por isso, é essencial que o empresário conheça muito bem os funcionários que fazem parte da empresa. Isso vai ajudar na hora de distribuir as tarefas entre os colaboradores.

Assunto amplo, não é? E a gente podia continuar com muitas outras dicas mas, vamos deixar somente essas que são essenciais para a gestão perfeita do seu negócio. Se você tiver alguma dúvida é só comentar com a gente aí em baixo na caixa de comentários.

Você pode enviar sugestões de pautas também, assim como, compartilhar as suas experiências administrando a sua empresa.

Gostou do assunto e tem interesse em se aprofundar no tema? Então dá uma passada em outros materiais que já escrevemos sobre isso.

Você também posso dar uma olhadinha no vídeo que separamos sobre o assunto:

225 / 281

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend