A gestão de pessoas pode parecer difícil aos olhos de quem pouco põe em prática estratégias ligadas a essa área. Porém, é importante que você saiba que existem estratégias simples e eficazes que podem ser aplicadas na sua loja para obter melhores resultados.

Primeiramente, você deve estar seguro de que sua loja já possui uma cultura, valores e missão preestabelecidos. Dessa forma você terá mais facilidade na hora de aplicar estratégias na gestão de pessoas.

Saber qual rumo você pretende dar para seu negócio é importante na hora de tomar decisões, certo? Na gestão de pessoas não é diferente. Você precisa ter certeza de como quer que seja o relacionamento dos funcionário com a empresa para que tudo ocorra da maneira certa.

Alcançar os objetivos propostos pelas suas estratégias de gestão de pessoas significa formar um ótimo time de colaboradores. Com isso, você, sua loja e os funcionários só terão benefícios ao longo do tempo.

Com funcionários motivados e um bom relacionamento da equipe com o ambiente do seu negócio, além de tornar o trabalho uma tarefa agradável, sua empresa sentirá também as mudanças positivas.

Bom, mas caso você não tenha noção de quais estratégias iniciais por em prática na sua loja para a gestão de pessoas, nós do QuantoSobra listamos cinco dicas que ajudarão você nessa tarefa.

Olha só:

1 – Procure qualificar seus colaboradores sempre que possível

Qualificar funcionários é um dos pilares para uma boa gestão de pessoas. Afinal, um profissional qualificado vale muito dentro do mercado de trabalho. E na sua loja não pode ser diferente.

Independente do ramo que seu negócio se enquadra, contar com um time qualificado é essencial para que o sucesso seja alcançado tanto profissionalmente por seus colaboradores, como para sua empresa.

O incentivo por parte da empresa deve estar presente na hora de oferecer qualificações. Deixe claro que a qualificação é importante para ambas as partes, e que disso serão nutridos muitos benefícios.

Cursos e palestras são formas interessantes e eficazes na qualificação da sua equipe. Procure por aqueles que estejam de acordo com a área de atuação da sua loja e que possam trazer bons resultados. Ofereça também palestras que possam complementar os conhecimentos dos colaboradores para que o conteúdo aprendido seja aplicado no ambiente de trabalho posteriormente.

Qualificar quem faz sua empresa “acontecer” é uma das melhores estratégias na gestão de pessoas. Com um time qualificado dentro da empresa, todos tendem a ganhar.

2 – Melhore o recrutamento para focar na retenção

Outra estratégia muito importante e que ajudará você na gestão de pessoas é ter a noção de poder focar mais na retenção de funcionários do que no recrutamento. Mas fique atento, isso não quer dizer que você deve contratar qualquer pessoa para trabalhar na sua loja.

Recrutar novos funcionários pode ser uma tarefa complicada e demorada. Achar a pessoa certa para entrar no seu time é difícil, e às vezes podemos ser vencidos pelo cansaço e acabamos colocando a pessoa errada na equipe certa.

Preste bem atenção para ver se a pessoa que você quer contratar está alinhada com a cultura da sua loja. Dessa forma será muito mais fácil o diálogo entre funcionário e empresa. E o treinamento poderá ser focado nas habilidades técnicas.

Por isso é importante que uma de suas estratégias na gestão de pessoas seja melhorar seu recrutamento para que você possa focar na retenção de funcionários.

Contratando a pessoa certa você evita que, de uma hora para a outra, ela acabe abandonando o barco e fazendo com que você passe por todo o processo de recrutamento novamente.

A retenção está alinhada à primeira estratégia listada, e também com as próximas. Ou seja, a qualificação dos funcionários também ajuda você a retê-los na sua empresa, afinal, o ambiente de trabalho os proporciona um crescimento profissional vantajoso e benéfico.

Portanto, para uma eficiente gestão de pessoas na sua loja, estabeleça um processo de seleção que garanta à você a segurança de que a pessoa certa será contratada. Isso evitará com que você gaste esforços com funcionários que não trazem resultados positivos para sua empresa e permitirá que você foque naqueles que realmente valem a pena.

Dessa forma, empresa e colaboradores saem ganhando, e o ambiente de trabalho torna-se cada vez mais agradável.

3 – Motive os funcionários para obter melhores resultados

É possível dizer que um funcionário motivado rende muito mais que um desmotivado. E com certeza você deve concordar.

Mas de que tipo de motivação estamos falando? Financeira? Bom, também.

Pense bem: de nada valerá fazer um “pente fino” na hora do recrutamento e qualificar incessantemente os funcionários se os esforços deles não forem reconhecidos.

E quando falamos em reconhecimento, não precisamos falar exclusivamente de retorno financeiro.

Evidentemente o salário é uma peça importante para que os esforços feitos pelos colaboradores sejam recompensados, mas não podemos nos prender apenas ao dinheiro.

Motivar quem faz parte da sua equipe é mais uma das importantes estratégias na gestão de pessoas. E essa motivação pode vir de várias maneiras, como por exemplo:

  • Reconheça o bom desempenho publicamente;
  • Possibilite o crescimento dentro da empresa;
  • Crie metas e recompense aqueles que as atingirem;
  • Ofereça benefícios como planos de saúde, seguro de vida, vales, etc;

Muitas outras estratégias podem ser elaboradas e aplicadas por você na sua loja. O importante é que seus funcionários não sintam que seu trabalho não esteja recebendo o devido reconhecimento.

Também, é importante para você e sua loja que essas motivações se tornem constantes, desta maneira o ambiente de trabalho tende a melhorar cada vez mais, e o rendimento dos funcionários aumenta, trazendo como resultado bons números para a empresa.

4 – Incentive o trabalho em equipe

Já falamos de algumas boas estratégias na gestão de pessoas, como a qualificação e retenção de funcionários.

Também falamos das motivações que você deve dar ao seu time de colaboradores. O que faz com que os resultados positivos se tornem frequentes e o ambiente de trabalho fique mais agradável.

Porém, vamos à uma questão rápida: de que adiantaria tudo isso se os funcionários da loja não conseguem trabalhar em equipe?

Manter um time unido pode sim ser difícil, afinal, pessoas são difíceis por natureza. Portanto, você como líder deve tomar esta tarefa para si e fazer com que a equipe de fato trabalhe como equipe.

Um ambiente em que as pessoas disputam entre si não é nem de perto um ambiente agradável. É importante que os funcionários da sua loja tenham a consciência de que juntos podem alcançar os objetivos por eles almejados.

É evidente que, por inúmeros fatores, algumas pessoas sobressaem-se em relação às outras, porém, isso não significa que um membro da equipe torça pelo fracasso do outro.

Manter seu time unido e as pessoas próximas é importante na gestão de pessoas. Para fazer isso, pense em algumas estratégias simples que você pode aplicar na sua loja para melhorar os relacionamentos de quem trabalha lá. Um happy hour no final do expediente, uma confraternização em datas especiais, etc.

Estas e muitas outras coisas colaboram para que as pessoas permaneçam mais unidas, e você não deve esquecer de estar sempre acompanhando o desenvolvimento do seu time e incentivando cada vez mais o trabalho conjunto.

5 – Não esqueça do bem-estar dos funcionários

Por último e não menos importante, essa estratégia de gestão de pessoas deve receber uma atenção especial. Afinal de contas, o bem-estar de quem se esforça pela sua loja é importante, certo?

Procure oferecer um ambiente de trabalho agradável para os seus funcionários. Faça com que eles tenham vontade de estar na sua loja todos os dias.

É importante exigir resultados da sua equipe, porém, tente não exceder alguns limites. O cansaço dos funcionários e o clima tenso podem prejudicar a produtividade do time, e isso é algo que você não quer.

Procure também estar sempre disposto a ouvir seus colaboradores. A gestão de pessoas, como o próprio nome já diz, trata-se de pessoas, portanto, é muito importante que você saiba ouvir o feedback da sua equipe.

Dê espaço para que time possa discutir soluções e apresentar propostas sem medo. Ou seja, exerça um papel de líder, não de tirano.

É importante também que a saúde dos funcionários seja levada a sério. Se um membro do time não está se sentindo bem, não o obrigue a dar o melhor de si neste dia. Dê à sua equipe flexibilidade e liberdade para cuidarem de si.

Portanto, não esqueça: o bem-estar dos funcionários da sua loja é de extrema importância. Não deixe de lado aqueles que ajudam você a fazer da sua empresa o que ela é.

Esteja pronto para aplicar as estratégias de gestão de pessoas

Neste artigo listamos apenas cinco das inúmeras estratégias de gestão de pessoas que você pode aplicar na sua loja.

É importante que você siga o que foi dito no início deste texto: saiba o que você quer para a sua empresa e sua equipe.

Procure estar sempre atento às novas informações sobre o assunto, busque retorno dos seus colaboradores para ver se as estratégias aplicadas por você estão funcionando e corra sempre atrás dos melhores resultados.