Pensar em como atender clientes em lojas de roupas é algo que pode deixar muita gente, desde vendedores até pequenos empresários, nervosos. Afinal, as vendas nesse tipo de negócio dependem de um bom contato com o público e nem sempre é fácil conseguir isso.

Até porque, as pessoas são diferentes umas das outras. No entanto, é possível adotar algumas técnicas que aumentam as chances de sucesso e você poderá conferir as 9 melhores dicas de como vender bem em lojas de roupas no artigo a seguir. Confira!

9 dicas úteis de como fazer atendimento em loja de roupa

Quem trabalha em contato com o público sabe que nem sempre é fácil agradar a todos. Porém, é essencial estabelecer bons hábitos para aprender como atender clientes em lojas de roupas da melhor maneira possível e assim, conseguir concretizar muitas vendas.

Para descobrir como fazer isso, fica de olho nas 9 dicas a seguir!

1. Faça uma boa primeira impressão

Uma dúvida recorrente entre quem trabalha com vendas é qual a melhor forma de abordar o cliente em loja de roupa. A verdade é que é importante fazer um bom primeiro contato, afinal, todo mundo já ouviu a frase “a primeira impressão é a que fica”, não é mesmo?

Por isso, assim que o consumidor entrar na sua loja, cumprimente-o e mostre-se solícito. É válido até mesmo treinar com amigos ou até mesmo sozinho, na frente do espelho. O essencial é que o cliente veja, logo de cara, que você está disposto a ajudá-lo.

2. Passe segurança para o cliente

Outra dica para fazer atendimento ao cliente em loja de roupas é passar segurança para ele. Ao pensar em como abordar um cliente pela primeira vez, sempre tente transparecer que você sabe do que está falando e mantenha uma linguagem corporal aberta e sincera.

Logo, nada de ficar com os braços cruzados ou uma postura curvada, pois isso pode transparecer insegurança. Também faça contato visual, fale de maneira clara, mas não muito alto, e procure sempre saber o que ele está procurando, assim, você poderá oferecer um atendimento personalizado.

3. Preste atenção ao que diz

O que dizer quando o cliente entra na loja é outro ponto a ser pensado com antecedência, valendo até mesmo a pena criar um pequeno roteiro do que falar. Isso ajuda a evitar que você esqueça algo importante ou até mesmo fale algo que não deveria sem querer.

Sendo assim, na hora de decidir o que dizer na hora de atender alguém, tenha em mente que algumas dessas frases para abordar um cliente na loja são:

  • posso te ajudar?;
  • o que você procura hoje?;
  • tem alguma preferência de cor ou corte?;
  • quer experimentar para ver como fica?

Todas essas questões são ótimas para um primeiro contato e podem te fazer vender mais, além de aumentarem o contato com o consumidor. Ao mesmo tempo, evite perguntar se:

  • ele achou o produto muito caro;
  • se vai comprar;
  • o que ele quer, de maneira direta e sem uma conversa prévia.

4. Sorria sempre

Uma dica para quem procura como vender bem em lojas de roupas é ser agradável. Por isso, sempre atenda os seus clientes com um grande sorriso no rosto e seja simpático e aberto à conversas.

Isso traz uma sensação de acolhimento e pode conquistar e fidelizar aquele consumidor que, talvez, estivesse ali apenas para “dar uma olhada”. Contudo, é bom evitar piadinhas e muitas gírias. Portanto, mantenha um nível educado de formalidade.

5. Tente entender a dor do seu cliente

Uma maneira de atender clientes em lojas de roupas e em qualquer outro negócio é se conectar com a dor deles. Isso é, tentar ao máximo entender o que ele está passando, para assim conseguir oferecer uma solução personalizada.

Sendo assim, não tenha medo de fazer perguntas. Ao mesmo tempo, observe com cuidado a pessoa, para verificar se ela é o tipo mais falante e gostará de conversar ou se é mais tímida e quer apenas encontrar um item e finalizar o processo rapidamente. Isso é algo que leva ao próximo tópico.

>> Veja também: Técnicas de vendas: conheça as melhores dicas para vender mais

6. Respeite o espaço do cliente

É normal ficar ansioso para fazer uma venda. Isso, no entanto, pode fazer com que você fique “em cima” do seu cliente, deixando-o sufocado e até mesmo desconfortável. Logo, se alguém falar que não precisa de ajuda no momento, respeite o espaço e deixe claro que estará por perto para ajudar no que for preciso.

7. Conheça os produtos da sua loja

Algo que pode atrapalhar qualquer processo de atendimento de clientes em uma loja de roupas é se deparar com um vendedor que não entende do assunto. Afinal, ele precisa estar preparado para responder às dúvidas dos consumidores.

Logo, se você for um gestor, invista em um bom treinamento para a sua equipe, para evitar constrangimentos. Caso seja vendedor, procure saber sobre as peças vendidas na loja, quais os tecidos, quais são as novidades e até mesmo as últimas tendências. Isso poderá ser muito útil.

8. Saiba conversar com seu cliente

Saber manter uma conversa é outro ponto essencial para aprender a vender bem em lojas de roupas. Isso inclui, entender que cada pessoa se comunica de maneira diferente e você, como trabalha com o público, precisa se adaptar a cada uma delas.

Por esse motivo, tente adaptar sua linguagem à pessoa que está na sua frente. Ela é mais extrovertida ou mais tímida? Quer uma conversa casual ou prefere falar apenas o básico para resolver os seus problemas?

Tudo servirá para criar um tipo de modelo, que poderá ser aplicado nas mais diversas situações, e te auxiliarão na hora de iniciar qualquer interação.

9. Sempre ofereça uma solução

Uma das dicas de como fazer atendimento em loja de roupas é tentar entender a dor do cliente e essa é complementar a ela, que é oferecer soluções. Imagine que todos os seus clientes chegam em sua loja com um problema e o seu trabalho é garantir que ele seja resolvido da melhor maneira possível.

Por isso, busque o máximo de informações possíveis e ofereça diversas possibilidades de resolução, para que ele tenha poder de escolha e, acima de tudo, seja sincero. Mas sem ser rude.

Roteiros de atendimento ao cliente em lojas físicas: o que são e para que servem?

Anotou todas as dicas de como atender clientes em lojas de roupas? Sim, são vários pontos e nem sempre é fácil lembrar de tudo. Por isso, é bastante útil criar uma espécie de roteiro de atendimento, é um tipo de guia, que lista os passos que vão desde o contato inicial, até o fechamento do negócio.

Eles servem como exemplos de como atender um cliente ideal e podem ser adaptados e personalizados de acordo com o que cada situação exigir. Na verdade existem dois tipos de scripts, o primeiro é o roteiro, que detalha com precisão as palavras e o que deve ser feito, e o guia, que apresenta pontos, mas deixa os detalhes em aberto.

Dito isso, para construir um script de atendimento, você pode anotar os seguintes passos:

  • conheça bem o público-alvo do negócio, para entender o que ele deseja receber;
  • escolha o que deve ser dito, pode ser o seu nome e perguntar o que o cliente está procurando ou se ele está atrás de algo específico, por exemplo;
  • demonstre que está preparado para ajudá-lo a resolver o problema;
  • ofereça soluções e dê espaço para que o cliente decida por conta própria.

Com esses tópicos em mente, você consegue montar diversos roteiros de atendimento para lojas físicas e adaptá-los com facilidade para cada situação no seu dia a dia. Legal, não é?

>> Veja também: Planilhas para loja de roupas: vários modelos grátis para baixar

O que não fazer ao abordar um cliente?

Da mesma forma que existe a maneira correta de como atender clientes em uma loja de roupas, há várias coisas que devem ser evitadas para não acabar perdendo a venda.

A primeira de todas é mentir sobre os benefícios de algum produto, pois isso acaba com a confiança que ele tem com o estabelecimento.

Usar uma linguagem excessivamente informal ou elogiar de maneira exagerada e com pouco contexto também é algo da lista do que não fazer de maneira nenhuma, pois parece que você está bajulando apenas para fazer a venda e não está sendo sincero.

Por último, nunca ignore os pedidos e desejos do cliente. Pode parecer duro, mas no momento da venda não importa o que você acha e sim que o consumidor saia da loja satisfeito.

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