Pensar em como fazer controle de restaurante é algo que pode tirar o sono de muitos empreendedores do setor alimentício. E isso nem é exclusivo dos iniciantes, viu? Até mesmo gestores experientes podem ter dúvidas e ficar perdidos.

Afinal, a manutenção de um estabelecimento depende de muitas atividades. Porém, não precisa ficar desesperado, pois estamos aqui para te ajudar. No artigo a seguir, você verá:

  • a importância do controle de restaurante;
  • dicas de como fazer;
  • erros mais comuns;
  • indicação de um sistema de controle de estoque de restaurante gratuito.

Continue lendo para conferir tudo e aprender como alavancar seu negócio!

Antes de tudo, o que significa controle de restaurante?

O controle de restaurante é o gerenciamento de diversas áreas-chave do empreendimento, desde a contabilidade até o estoque de insumos perecíveis e a interação com os clientes.

Para ficar mais claro, vejamos o seguinte exemplo. Imagine que o restaurante é um barco. Para que ele não afunde — ou vá à falência — é preciso que um capitão esteja no leme e ainda diga para a sua tripulação o que cada um deve fazer para manter a embarcação no rumo certo.

Um restaurante funciona do mesmo jeito. É imprescindível estabelecer regras e procedimentos, para ter sucesso na empreitada e se manter vivo em um mundo que é extremamente competitivo. Deu para entender?

Agora que você já sabe como funciona o gerenciamento de um restaurante, vamos conferir quais os benefícios disso para o estabelecimento.

Qual a importância do controle para um restaurante? 5 benefícios disso

Manter um bom controle do seu restaurante é essencial para que ele tenha sucesso e não caia nas estatísticas das empresas que fecham. A seguir, nós separamos 5 benefícios dessa ação para você. Confira!

1. Melhora o atendimento ao público

Restaurantes são uma modalidade de negócio que depende diretamente de um bom atendimento ao público para sobreviver.

Afinal, eles estão em contato constante com os clientes, que avaliam não apenas a qualidade da comida, mas também a maneira como são tratados. Até porque, quem nunca deixou de frequentar um lugar porque foi mal atendido, não é mesmo?

Nesse sentido, manter um bom controle cria procedimentos para contato com os consumidores. Assim, você consegue servi-los melhor e tem mais chance de fidelizá-los.

>>>> Não deixe de ler: atendimento ao cliente — o que é e quais as melhores técnicas

2. Evita erros e prejuízos

Um pequeno erro pode causar um prejuízo enorme, especialmente quando falamos de restaurantes, que lidam com produtos perecíveis. E uma boa gestão ajuda a reduzir a incidência disso.

Isso ocorre porque as estratégias de controle de restaurante cria procedimentos e normas que devem ser seguidas por todos os colaboradores. Criando um ambiente de trabalho mais fluido.

3. Reduz os riscos

Vale destacar ainda que uma boa gestão de restaurante é mais do que essencial para que o estabelecimento sobreviva em tempos de crises, como a que ocorreu durante a pandemia de Covid-19.

Para você ter uma pequena ideia, apenas em 2020, cerca de 30% dos empreendimentos do tipo fecharam, segundo dados da Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes).

Um bom controle de restaurante garante que você terá informações para lidar com problemas e pode até mesmo antecipar crises. Isso porque estará atento às mudanças do mercado.

4. Orienta a tomada de decisões

Suponhamos que você queira colocar um prato novo no seu cardápio. Isso não pode ser feito levianamente. É necessário estudar o público e o orçamento para ver se essa ação é viável ou não, atualizar o cardápio, ter disponíveis os ingredientes etc.

E é aí que entra o controle de restaurante. Ao colocar em prática todas as dicas que traremos no decorrer deste artigo, você obterá essas informações e poderá planejar com mais segurança todos os investimentos futuros.

5. Otimiza os processos

Para finalizar, temos a otimização dos processos, pois o controle de restaurante serve como um guia do que deve ser feito. Imagine que você tentou uma determinada ação, que não deu os resultados esperados.

Sem uma boa administração, está fadado a repetir isso no futuro, pois não tem controle do que já foi ou não executado.

Desse modo, ao investir em ações de gerenciamento, você poupa tempo, uma vez que aprimora seu plano de gestão, pois já sabe o que poderá dar certo. Logo, não “dá murro em ponta de faca” ao repetir os mesmos erros.

Como fazer o controle de um restaurante? 9 dicas de ouro

Após ver os benefícios, chegou o momento de colocar “a mão na massa” e aprender como fazer o controle de um restaurante. Para isso, continue lendo para ver as 9 dicas que te ajudarão a ter um empreendimento de sucesso!

1. Monte um plano de negócios

Sabe um barco sem leme? Ele fica sem direção, apenas seguindo as correntes, que podem levá-lo para qualquer lugar, nem sempre bom. Uma empresa sem um bom planejamento é exatamente assim.

Por isso, a primeira dica para um controle de restaurante eficiente é montar um plano de negócios. Isso é um tipo de relatório que mostra todos os dados relevantes para o funcionamento de um negócio, tais como: previsão de receitas, planos de marketing, etc.

2. Organize o estoque

A organização de estoque de restaurante é outra parte crucial do controle desse tipo de estabelecimento. Lembre-se que você lida com alimentos que, se não forem armazenados corretamente podem estragar, causando prejuízos e problemas com os clientes, até mesmo de saúde.

Por esse motivo, cuide do setor com uma mão firme. Crie procedimentos para o manuseio dos insumos e deixe todos os colaboradores a par do que deve ser feito e evitado. Assim, você também reduz os riscos de ficar sem um ingrediente importante na hora do rush.

Temos um vídeo no nosso canal do YouTube com 5 dicas matadoras de como organizar seu estoque corretamente. Não deixe de assistir para aprender!

Além disso, o QuantoSobra disponibilizou uma planilha gratuita de controle de estoque. É só baixar e começar a usar!

3. Conheça as regras dos órgãos de fiscalização

Não dá para fazer o controle de um restaurante sem conhecer todas as regras dos órgãos de fiscalização, como a vigilância sanitária. Sendo assim, antes mesmo de abrir empreendimento do ramo, tire um tempo para ler tudo que puder sobre o assunto.

Com isso, você diminui as chances de sofrer alguma multa ou até mesmo fechar, caso faça algo que coloque a saúde dos clientes em risco ou cometa outra infração grave.

4. Invista nos colaboradores

Formar uma boa equipe está incluída na lista de dicas de como fazer o controle de um restaurante. Porque, convenhamos, é impossível manter esse estabelecimento por conta própria.

É necessário ter garçons, cozinheiros, auxiliares de cozinha, gerente e a lista só cresce. Devido a isso, não apenas tome cuidado ao contratar novos colaboradores, como também invista em treinamentos frequentes para eles.

Fazendo isso, você retém os melhores talentos, ajuda-os a desenvolver habilidades que serão úteis para o funcionamento do restaurante e melhora o serviço oferecido aos clientes.

5. Estabeleça um padrão de qualidade

Todo restaurante deve ter um controle rígido do padrão de qualidade. Em outros termos, acompanhar a realização de todas as atividades para garantir a excelência nos serviços e no atendimento ao público.

Sem isso, pode acontecer do seu restaurante oferecer um serviço de qualidade inconstante. Ou seja, que varia de dia para a dia ou de acordo com qual colaborador esteja no momento, o que é inadmissível.

6. Acompanhe o fluxo de caixa

A sexta dica é acompanhar o fluxo de caixa diariamente. Isto é, monitorar o que entra (vendas) e o que sai (despesas) do estabelecimento, sempre ao final do expediente.

Isso serve para verificar o movimento e o rendimento dos serviços. Com isso, pode-se pensar em estratégias para aumentar o faturamento, como aumentar a equipe nos horários de maior movimentação ou a produção de pratos que vendem mais, por exemplo.

É vital ter em mãos as ferramentas certas para acompanhar o fluxo de caixa. Por isso, preparamos uma planilha completa para você fazer isso. Basta clicar e baixar gratuitamente. 

Por que usar planilhas na minha empresa

7. Invista em marketing

A frase “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez tanto sentido em um mundo conectado com a internet. Portanto, não se esqueça de estar presente nas redes sociais e apresentar seus serviços para o público-alvo.

Crie um Instagram e alimente-o com vídeos e fotos dos pratos e do estabelecimento. Responder seus clientes no WhatsApp e montar um cardápio online, caso trabalhe com delivery, são apenas alguns exemplos de ações do gênero.

8. Controle as vendas

Além de cuidar do fluxo de caixa, controle suas vendas. Melhor dizendo, todos os pratos que são vendidos. A gestão de vendas é útil para acompanhar o faturamento diário, descobrir o que dá mais rendimento e o que não é tão bom assim de vender e até mesmo quais os horários de pico.

Pensando em facilitar sua vida, o QuantoSobra criou uma planilha de controle de vendas. Aproveite e faça o download gratuito!

Planilhas de controle gratis para baixar

9. Faça a contabilidade

Para finalizar, não descuide da contabilidade do seu restaurante. O que queremos dizer é que você deve acompanhar todos os custos — fixos e variáveis —, investimentos e os lucros.

Esse processo serve para que você tenha um maior controle financeiro e não fique perdido no final do mês, sem saber quais contas precisam ser pagas ou até mesmo se terá dinheiro para arcar com todas elas.

E como é feita a contabilidade de um restaurante?

Agora, você pode se perguntar: “como é feita a contabilidade de um restaurante”? Fique calmo, que isso não é nenhum “bicho de sete cabeças”. Na verdade, é um processo até simples, mas que demanda bastante atenção.

Dito isso, para fazer a contabilidade, você precisa registrar todos os custos (salários, aluguel, reposição do estoque etc.) e ter um livro de caixa. Aqui, ficam registradas as movimentações financeiras do empreendimento.

Caso não se sinta preparado ou ache que não terá tempo para se dedicar a essa etapa, contrate um bom contador. Esse é, com certeza, um investimento que só trará benefícios no futuro.

Monitorar as contas é parte fundamental da contabilidade do restaurante. No vídeo a seguir, te mostramos um passo a passo de como criar um plano de contas. Assista!

Erros comuns que prejudicam a organização de um restaurante: os 4 mais comuns

Com tanto para ser feito, é normal que haja alguns tropeços durante o percurso de fazer o controle de um restaurante. No entanto, alguns erros podem ser fatais e acabar com todo seu trabalho. Por isso, é bom fazer de tudo para evitá-los.

Logo abaixo, nós separamos quais são os 4 mais comuns para que você fique atento para não cometê-los na sua gestão.

1. Não estudar os fornecedores

Um dos erros mais comuns do controle de restaurante é não estudar os fornecedores antes de fechar um contrato. Tenha em mente que existem muitas pessoas que entregam o mesmo tipo de serviço.

Portanto, você deve checar cada um disponível com cuidado. Procure opiniões de outros clientes, compare os preços e a qualidade do serviço. Só assim, você fará uma escolha consciente.

Além disso, tente não ter apenas um contato para cada serviço. Monte uma lista, porque, caso um não esteja disponível quando você precisar, terá uma reserva para não ficar sem insumos.

>>>> Aproveite e leia: como captar novos fornecedores para o seu negócio?

2. Ignorar o público-alvo

Não cometa o erro de abrir um restaurante sem antes definir quem deseja atingir. Conhecer as características do seu público-alvo ajuda a precificar os serviços, escolher a melhor localização para o restaurante e até mesmo quais pratos preparar.

>>>> Veja mais: precificação de produtos — veja como fazer!

3. Esquecer de calcular a produção

Deixar de calcular a produção, que é quanto seu restaurante consegue produzir e atender, pode causar sérios problemas no futuro. E isso é bem fácil de fazer, basta usar a fórmula:

capacidade física (quantas pessoas cabem no estabelecimento) X tempo total do serviço (quanto tempo você passa aberto) / tempo do ciclo de serviço (quanto tempo cada cliente passa em média no local)

O resultado desse cálculo é o número total de consumidores que o restaurante suporta atender.

4. Manter o cardápio desatualizado

Não atualizar o cardápio traz incômodo para os clientes. Imagine chegar em um restaurante, olhar as opções e escolher um prato, só para ter o garçom dizendo que eles não fazem mais aquilo. Chato, não é?

Desse modo, sempre renove seus cardápios, até mesmo para que eles estejam sempre limpos. Inclusive, a organização do estoque de restaurante depende disso, pois os insumos comprados seguem o que é servido.

Ainda há mais coisas que devem ser evitadas para ter uma gestão de empresas eficiente. Aperte o PLAY no vídeo abaixo para ver quais são os 10 principais erros da administração de negócios.

Conte com um software que agiliza a gestão de restaurantes

E aí, gostou de ver nossas dicas de controle de restaurante? Mas, antes de colocar tudo em prática, saiba que investir em um bom software de gestão facilita e muito esse processo.

Um ótimo exemplo de sistema de controle de estoque de restaurante gratuito é o Awise. Com ele, você:

  • controla o estoque, o caixa e as vendas;
  • personaliza o PDV (ponto de venda);
  • emite relatórios de desempenho;
  • gerencia o setor financeiro;
  • emite documentos fiscais;
  • e muito mais.

Sabe qual é a melhor parte? O Awise é gratuito, para sempre. Faça sua inscrição e confira na prática o que ele pode fazer pelo seu restaurante!