A quarentena causada pelo Coronavírus alterou a maneira com que trabalhamos. Não só o modo com que vendemos mas, também, a maneira com que lidamos com os nossos colaboradores dificilmente vão voltar a ser os mesmos.

Isso porque, uma ruptura no modelo como a que acaba de acontecer após o surgimento da pandemia, altera permanentemente os modelos de vida, tanto das pessoas físicas quanto das empresas que dependem delas para sobreviver.

Pensando em tudo isso, a gente já ensinou por aqui vários passo a passo para que você consiga levar o seu negócio físico para a internet, afinal, é na internet que estão todos os clientes que, no momento, não podem estar nas ruas. 

Você pode ter acesso e estes tutoriais:

Aqui: Como vender pelo Instagram

Aqui: Como vender e atender pelo WhatsApp

Aqui: Como enviar seus produtos pelos Correios

E aqui: E-commerce: porque investir nesta estratégia durante e depois da pandemia de Coronavírus

Além disso, a gente já deus dicas de como o empresário pode vender mais apesar desta crise, aqui e aqui.

Como dissemos acima, todos os seus potenciais clientes, que antes estavam pelas ruas, agora estão na internet. Mas, não basta somente aprender a vender online para garantir o sucesso da sua estratégia.

É preciso garantir que a sua equipe, que também está na internet agora, também seja bem gerenciada. Isso porque, assim como os seus clientes estão impedidos de trafegar pelas ruas, os seus colaboradores também estão tendo que trabalhar de casa, através do home office.

Para equipes que estão atuando dentro da loja, de maneira presencial, a gente já deu várias dicas de gestão de equipes, aqui. Já para equipes que estão operando em trabalho remoto, as dicas vão ser apresentadas neste artigo que você está lendo.

Formação de equipes: que ferramentas usar para gerenciar seus colaboradores

A comunicação é o principal fator na hora de gerenciar qualquer equipe ou projeto. Isso é ainda mais verdade quando se trata de fazer esta gestão à distância, pela internet.

Por isso, a escolha de ferramentas que facilitem e melhorem a comunicação é o primeiro passo para uma boa gestão de colaboradores pela internet. A gente fez uma seleção com as melhores:

Slack

O Slack é uma plataforma online onde você pode criar grupos de conversa para você e seus colaboradores. É possível criar chats específicas para cada assunto ou para cada equipe. Através do Slack você consegue manter as equipes do seu negócio interligadas, sem que você nem seus colaboradores fiquem de fora de nada que está sendo executado dentro da empresa.

Você lembra do MSN? Aquele mensageiro da Microsoft que vinha em todos os computadores que tinham o Windows alguns anos atrás? Então, o Slack é bem parecido, embora mais leve e bonito. Nele, você também recebe notificações a cada conversa iniciada e pode definir lembretes com hora marcada, só para você ou para toda a equipe. É possível, também, baixar a versão em aplicativo do Slack, se você está mais adaptado a este tipo de facilidade.

Zoho

Zoho é um pacote de aplicativos online que pode facilitar a comunicação interna de sua empresa, além da sua produtividade também. Com ele você pode criar vários endereços de e-mail para seus colaboradores e fazer toda a gestão de comunicação por ali mesmo. Aleḿ disso, o Zoho traz ainda mais ferramentas como planilhas, documentos de texto e muito mais.

 

Além da comunicação, outro fator importante é a gestão de projetos. De nada adianta manter uma boa base comunicativa com seus colaboradores se na hora de executar um plano de ação todos ficam perdidos. Por isso, vamos mostrar boas alternativas de aplicativos para a gestão de projetos:

Trello

O Trello é uma plataforma que permite que você crie áreas de trabalho completas. Nestas áreas, você pode criar cartões de tarefas e deslocar estes cartões de acordo com os passos já executados destas tarefas. É uma das melhores formas de saber qual o status da execução de cada atividade planejada e, ainda, traz para seus colaboradores o controle do que cada um está fazendo a cada momento.

ClickUp

Uma versão evoluída do Trello, o ClickUp  é ainda mais abrangente na cobertura e acompanhamento das tarefas e de seus andamentos. Com e ferramenta você tem uma visão completa de todas as tarefas que estão sendo executadas, quem é o responsável por cada uma delas e qual é o estágio que elas estão.

Google Suite

O Google é, talvez, a empresa que oferece o melhor conjunto de ferramentas para a gestão de trabalhos e projetos à distância, uma vez que ele tem várias ferramentas pensadas justamente para isso. Assinando o Google Suite, você tem acesso a plataformas para a criação de e-mails corporativos, planilhas, documentos de texto, vídeo chamadas, e muito mais. As ferramentas trazem facilidade, tanto para o empresário quanto para seus colaboradores.

Através da internet é possível encontrar diversas outras plataformas com esta proposta de facilitar a formação de equipes e gestão de colaboradores à distância.

Você já está usando alguma na sua empresa? Qual a que melhor se adapta a sua realidade?

Compartilhe com a gente nos comentários abaixo.