Focar seus colaboradores no trabalho em equipe garante que eles estejam com sua energia direcionada a um objetivo comum. Além de ser a rota mais curta para o sucesso comercial de uma empresa, isso afasta do seu negócio, os comportamentos competitivos que tanto atrapalham a gestão de pessoas de qualquer empreendimento.

O trabalho em equipe também ajuda na elaboração e no cumprimento de metas, uma vez que cada membro da equipe vai poder contar com os outros na hora de organizar tarefas, sempre pensando no conjunto.

Essa ordem, além de ser primordial e essencial caso a loja faça o pagamento de comissões, também agiliza as tarefas do dia a dia dentro da empresa. Isso poupa tempo, dinheiro e torna os colaboradores mais felizes dentro do ambiente de trabalho.

Para chegar a resultados nessa área, entretanto, além de saber boas técnicas de gestão de pessoas, o gestor também deve saber respeitar as individualidades, afinal, cada pessoa é única e deve ser respeitada dessa forma.

Ele deve entender, também, que trabalho em equipe não é trabalho em grupo, afinal toda equipe é um grupo, mas nem todo grupo é uma equipa.

Isso porque, um grupo é apenas um conjunto de pessoas. Já equipe é um conjunto de pessoas que, além de ter um objetivo em comum, trabalha com esforços reunidos, que se complementam, até alcançar a meta determinada. Vamos entender um pouco mais:

O que é trabalho em equipe

Trabalho em equipe é um esforço conjunto em prol de um objetivo. E quando um grupo de pessoas une suas capacidades, talentos e percepções individuais em busca de atingir determinado resultado.

Uma grande vantagem do trabalho em equipe é justamente essa união de individualidades, uma vez que ela estimula a troca dos conhecimentos que cada um possui, evoluindo os conhecimentos de todo o conjunto.

Além disso, as experiências dos trabalhos executados em equipe sempre se tornam mais gratificantes para quem está no grupo, uma vez que, além de aprender com as diferenças dos colegas, o participante ainda vai levar toda aquela carga de conhecimentos para a sua própria vida pessoal.

Trabalho em equipe nas empresas

É claro que o resultado de tudo isso também afeta a empresa onde esta equipe atua. Aquela conjunto de conhecimentos e experiência em determinado assunto fica ali dentro da empresa, que tem a sua equipe evoluindo aos poucos, tanto na solução de problemas e alcance de metas, quanto na criação de novas propostas para o próprio negócio.

Sempre quando o gestor pede a colaboração da sua equipe para criar e executar um planejamento estratégico, o conhecimento usado e desenvolvido para executar esse tipo de plano de ação permanece no grupo e vai poder ser acessado sempre, para outras soluções.

Como estimular o trabalho em equipe na sua empresa

Como dissemos acima, trabalho em grupo não é trabalho em equipe. Para estimular o trabalho em equipe na sua empresa você deve estimular, em primeiro lugar, vínculos entre os seus colaboradores.

Isso não quer dizer que eles devem se tornar amigos íntimos para que a estratégia funcione mas, além de reunir em um grupo as pessoas que tenham talentos diferentes e complementares, o ideal é que o gestor reúna em uma mesma equipe, pessoas que tenham personalidades parecidas e gostos afins.

Isso porque, afinidade é algo que não pode ser criado, manipulado, sugerido ou criado. Baseados nessa ideia, a gente separou uma série de dicas de como estimular o trabalho em equipe em uma empresa. Vamos lá:

  • Reúna pessoas afins

Isso mesmo! A gente acabou de citar isso. Reúna em sua equipe pessoas que se parecem, apesar de terem talentos diferentes. Isso se aplica, não só ao momento de formar um grupo de trabalho mas, também, na hora de fazer a seleção e o recrutamento de novos talentos para sua empresa. É nesse momento, na verdade, que deve começar a sua estratégia de criar equipes que saibam trabalhar unidas.

Analise a personalidade dos candidatos. Procure talento mas procure, também, uma personalidade que se encaixe na missão, visão e valores da sua empresa e se adapte ao temperamento e personalidade do restante da sua equipe que já trabalha com você.

 

Quer saber todas as dicas para fazer a gestão perfeita da sua loja? A gente preparou um material super completo para ajudar você nisso. E o melhor: ele é completamento gratuito! Para baixar o material, basta clicar na imagem abaixo.

Trabalho em equipe

  • Invista em um ambiente descontraído

Não há como seus colaboradores descobrirem suas afinidades se o ambiente de trabalho é sério e sisudo, não é mesmo? Por isso, você deve transformar o ambiente de trabalho no local mais agradável possível.

Vamos concordar em algo? Nada mais ultrapassado do que um lugar cheio de regras rígidas, chefia zangada e inacessível, pressão e metas impossíveis que causam tensão.

O novo século trouxe, também, uma nova visão da chefia e também do modelo de liderança e gestão. Hoje em dia os profissionais não ficam mais em uma empresa em que não se sentem confortáveis.

Há cada vez mais profissionais capacitados na rua e eles não estão procurando somente salário. Estão procurando ambiente e carreira. Boas relações profissionais e um local onde eles vão gostar de estar.

Por isso, o empresário deve se dar conta de que colaboradores infelizes só geram prejuízos para a empresa e para a própria imagem dela.

Ter um ambiente descontraído também traz benefícios para o trabalho em equipe. A tensão e o desconforto unem as pessoas somente de maneira temporária. O que cria laços são os bons momentos e as risadas. Por isso, de nada adianta pregar a união entre seus colaboradores se você tem uma empresa que reflete os valores do século passado.

  • Comunicação e empatia

Esse é mais um item a ser observado na hora de contratar seus vendedores, ou qualquer que seja o profissional que você precisa. Observe, já durante a seleção, se o profissional se comunica bem, se sabe comunicar quando há algum problema e se sabe elogiar quando há sucesso.

Esses atributos já mostram que há muitas chances de ele saber participar do trabalho em equipe, uma vez que isso é feito, principalmente, de uma boa relação interpessoal.

Veja também, se o candidato é um ser humano empático, que sabe se colocar no lugar do outro. Essa é mais uma qualidade indispensável para o trabalho em equipe.

  • Estimule a cooperação

Aqui mais uma dica super importante. Muitas empresas trabalham com o sistema de comissões e acabam estimulando uma grande competitividade entre os colaboradores. Não que a estratégia de pagar comissões esteja errada. Muito pelo contrário, ela estimula os colaboradores a darem sempre o seu melhor e a se sentirem gratos quando são gratificados.

Entretanto, o gestor deve traçar uma estratégia que estimule os colaboradores a atuarem de uma maneira colaborativa, também nesse quesito. Criar uma rotatividade justa nas vendas ou nas tarefas, de modo que todos sejam igualmente gratificados e tenham iguais quantidades de tarefas.

  • Invista no talento dos colaboradores

Invista no desenvolvimento profissional dos seus colaboradores e permita que eles apliquem o que aprenderam nos cursos e aperfeiçoamentos que a empresa proporcionou para eles.

Além de ser uma forma de a sua empresa recuperar o investimento feito no desenvolvimento daquele funcionário, ainda é uma maneira de deixar ele satisfeito com seu emprego, uma vez que aqueles funcionários que desejam se aperfeiçoar também gostam de ter espaço para aplicar as técnicas e experiências trazidas de fora. Pode ser uma boa ideia, pedir para que esse colaborador compartilhe com seus colegas o conhecimento que ele adquiriu lá fora, seja em forma de uma palestra, seja em forma de uma conversa informal.

Ferramentas para trabalho em equipe

Existem diversas ferramentas gratuitas que podem facilitar e agilizar o trabalho em equipe entre você e seus colaboradores. A gente separou algumas. Dá uma olhadinha:

O Trello é uma das ferramentas de trabalho em equipe mais utilizadas no mundo. Seja pela facilidade de uso seja pela sua interface intuitiva, o Trello permite que uma equipe de qualquer tamanho, trabalhe em conjunto em um projeto ou mesmo, em vários deles.

Sua estrutura permite a criação de quadros, onde você pode criar cartões que definem cada tarefa. Na medida que as tarefas forem sendo executadas, esses card podem ser movimentados para novas posições, indicando a situação que esta tarefa está.

A plataforma, que é usada por várias das maiores empresas do mundo para agilizar e organizar suas produções é gratuita e em Português. Ela possui apenas, módulos pagos, para usuários que querem uma experiência mais avançada e com funções mais específicas.

O Trello é tão útil e simples de usar que é a ferramenta que nós, aqui do QuantoSobra usamos para organizar as nossas tarefas do dia a dia e para que as atividades que devem ser desempenhadas em equipe sejam executadas com o máximo de excelência possível.

O Slack é uma ferramenta de comunicação extremamente útil para o trabalho em equipe. Ele é um serviço de mensagens que funciona em seu navegador e permite que você crie grupos para cada equipe da sua empresa de modo que cada uma delas tenha o seu canal de comunicação separado dos outros. É possível, também, que os usuários integrem outros grupos dentro Slack da empresa e que troquem mensagens diretas com todos os outros colaboradores da empresa.

O Slack também é gratuito e também faz parte do dia a dia aqui do QuantoSobra. Com ele as conversas são ágeis e imediatas, além de ser uma plataforma que também permite a troca de arquivos de mídia entre os grupos e usuários.

Outra ferramenta gratuita excelente para o trabalho em equipe. O Google Drive não é somente um espaço de armazenamento de arquivos em nuvem. Ele ainda permite que sejam criados documentos de textos, planilhas, apresentações de slides e tudo o que uma suíte de aplicativos para escritório permite.

Além disso, todos esses documentos podem ser editados, comentados e alterados por todos os membros da equipe que tenham essa permissão.

Por oferecer tudo isso gratuitamente o Google Drive praticamente dispensa a necessidade de softwares de escritório pagos.

 

Gostou das nossas dicas? Além delas a gente separou também um vídeo que fala um pouco mais sobre o assunto. Dá uma olhadinha.