Contratar vendedores: 5 dicas matadoras para seleção

Saber como contratar vendedores novos para a equipe de uma empresa pode ser um processo bastante delicado. Isso porque, nem sempre um funcionário que é perfeito para uma empresa vai ser indicado para outra.

Cada pessoa tem suas características e cada empresa também tem um modo de funcionamento próprio e um e outro podem não combinar. Muitas vezes, o profissional concorrendo à vaga de vendedor é super competente mas, o seu teste de personalidade indica que ele tem certos padrões de comportamento que não combinam com a missão, visão e valores da sua empresa.

Em outros casos, os candidatos ainda não têm experiência nem competência comprovada mas, por possuírem valores que combinam com a empresa, acabam contratados, na confiança de que vão adquirir as competências necessárias com o tempo.

Estes são apenas alguns dos aspectos que tornam o processo de contratar vendedores em algo a ser feito com muito cuidado.

Também devemos levar em conta que este processo não se trata somente de se contratar vendedores mas, sim, de colocar para dentro do ambiente e do dia a dia da sua empresa, pessoas que você e sua equipe ainda não conhecem.

Por isso é tão importante um bom processo de recrutamento e seleção. Para que se saiba perfeitamente quem é a pessoa que está entrando para a equipe da loja e que vai passar a fazer parte do cotidiano do negócio.

Contratar vendedores: a importância de um planejamento estratégico

Como dissemos acima, o processo de se contratar vendedores é importante demais para se fazer sem uma metodologia por trás. Além do risco de se colocar uma pessoa desconhecida para dentro do ambiente do seu negócio, uma contratação equivocada pode refletir em prejuízos certeiros para o seu planejamento orçamentário

Todos sabemos que uma contratação tem os seus custos mas, não somente isso. Uma demissão também tem custos. Por isso, ter um planejamento na hora de fazer o recrutamento e seleção na hora de contratar vendedores novos para sua empresa pode evitar muitas dores de cabeça e muitos gastos. Aqui neste artigo, a gente deu dicas sobre como fazer um bom processo de recrutamento e seleção

Além disso, como acabamos de comentar, é obrigatório que você tenha um bom planejamento estratégico na hora de contratar vendedores para compor uma nova equipe. Por isso, a gente criou diversos artigos com planos de ação, que vão ajudar você na execução de qualquer processo que você desejar implementar em sua empresa.

Contratar vendedores: conheça as melhores dicas

Para ajudar nesse processo de contratar vendedores e transformar essa atividade em algo o menos burocrático possível, a gente separou algumas dicas que, com certeza, vão ajudar você a simplificar a contratação dos novos componentes da sua equipe:

  • 1. Saiba do que a sua empresa precisa

Antes de contratar vendedores novos para sua empresa você deve parar e se fazer uma pergunta: o que exatamente a sua empresa precisa?

Não basta somente saber que você precisa de novos colaboradores para a equipe de vendas. Você deve saber quais são as habilidades que esses novos funcionários devem dominar. Que tipo de técnicas devem conhecer e que nível de conhecimentos é necessário que eles possuam.

Isso porque, se você não deseja perder tempo depois da contratação, ensinando todos os passos para um contratado inexperiente, você já deve ter em mente, no momento da seleção, sobre as funções que você deseja que ele desempenhe com facilidade.

Também é preciso ter um pouco de pés no chão nesta hora. É inútil, por exemplo, exigir que o seu candidato fale inglês fluente se você não costuma ter clientes que falem esta língua e nem ferramentas de informática que estejam nesta linguagem. Ex:

  • O colaborador vai falar ao telefone ou se comunicar por e-mail? Exija que tenha um bom português falado e escrito. Não mais do que isso.
  • Ele vai precisar inserir dados em formulários do sistema de gestão de empresas que você usa em sua loja? Exija que tenha conhecimento básico em Excel ou, até menos do que isso, uma vez que ferramentas do tipo são super simples de usar e não exigem nenhum conhecimento prévio.
  • Seus vendedores vão trabalhar direto na linha de frente da loja, diretamente com as pessoas? Exija que tenha um bom cuidado com a aparência, boa postura e simpatia. Não é necessário nada além disso.

Nenhuma pessoa tem somente essas habilidades e qualidades, então, considere as demais habilidades que eles tiverem como um bônus que eles estão trazendo à empresa. Tudo o que vier além do solicitado e do necessário é lucro.

Recomendado para você: Comissionamento de vendas – como calcular a comissão de seus vendedores?

 

Você pode fazer o controle completo das comissões que você paga a seus vendedores através da nossa Planilha para Cálculo e Controle de Comissão. A planilha é gratuita e pode ser baixada clicando na imagem abaixo:

Contratar vendedores: conheça as melhores dicas

  • 2. Contratar vendedores com o perfil certo

Esta dica complementa a primeira. Antes de começar a selecionar candidatos para fazerem parte de sua equipe, você deve analisar o funcionamento da equipe que você já tem e tentar descobrir qual é o perfil ideal de pessoa para fazer parte dela.

Se a sua equipe é unida e trabalha bem em grupo, a última coisa que você pode fazer é contratar alguém egoísta e individualista para este grupo. Isso pode fazer com que a equipe perca essa união, gerando brigas e concorrências desnecessárias entre funcionários.

Por isso, busque por aquele perfil de pessoa que se encaixe na sua equipe e tenha mais chances de se adaptar com a sua forma de gerir pessoas

Você pode pedir que a sua equipe ajude você nesta tarefa de definir as qualidades que os novos colegas devem possuir. Eles podem indicar, inclusive, quais são as habilidades mais necessárias em um novo membro da equipe. Você deve se lembrar que existem detalhes que a sua equipe percebe e que você nem tem acesso, uma vez que vocês têm colocações e tarefas diferentes.

  • 3. Anuncie suas vagas no lugar certo

Quando você tem vagas abertas em sua empresa parece urgente que elas sejam preenchidas imediatamente. Cuidado com isso. Como estamos falando ao longo deste artigo inteiro, contratar vendedores bons para a sua empresa não é assim tão simples e não deve ser feito de maneira apressada.

O que essa dica salienta é que você deve saber onde anunciar as suas vagas. Quando você precisa de um médico você não vai até uma biblioteca procurar por ele, não é?

A mesma ideia serve para a contratar vendedores para o seu negócio. Você deve procurar por estes profissionais no lugar certo. E garantimos, eles não estão nos classificados dos jornais.

Se você quer contratar bons profissionais, deve partir da premissa de que bons profissionais não estão fora do mercado de trabalho. Geralmente, exatamente por serem competentes, eles já estão empregados.

Por isso, muitas vezes o melhor modo de encontrar a sua próxima equipe de vendas é procurar na concorrência. É claro que não estamos estimulando aqui a concorrência desleal. Você deve fazer tudo isso dentro dos limites da ética, anunciando suas vagas em sites especializados e recrutando e chamando para entrevistas aqueles que já estão em bons postos de trabalho mas estão insatisfeitos.

Para isso, a sua empresa deve ter uma boa política de salários e, principalmente, um bom ambiente de trabalho, que alie boa convivência com chances de crescimento profissional.

  • 4. Tenha uma boa estrutura de RH ou terceirize

Nenhum empresário gosta de terceirizar um serviço mas, caso ele não tenha determinada estrutura, talvez terceirizar seja uma alternativa melhor do que fazer investimentos pontuais em certas áreas.

Esse é o caso do RH. Se você não tem funcionários de RH contratados que tenham bagagem e experiência em contratações, talvez seja mais vantagem contratar uma empresa especializada nisso. Essas empresas fazem todo o processo de seleção para você, baseados na personalidade de candidato que você definir e nas tarefas que você citar que são importantes de serem desempenhadas.

 

Saiba tudo o que você precisa saber para ter toda a gestão da sua loja sob controle. Com o nosso guia definitivo, você vai conseguir colocar o seu negócio no caminho do sucesso! E o melhor de tudo? O nosso material é gratuito, basta clicar na imagem abaixo para baixar:

  • 5. Cara-a-cara

Caso você opte por não terceirizar a seleção, não esqueça da importância que uma entrevista cara-a-cara tem. Em uma entrevista pessoal, bem descontraída, você pode conhecer aspectos da personalidade do seu candidato que não estão no currículo.

Além disso, nessa entrevista você vai poder entender os pontos de vista desse candidato e discutir com ele as políticas da empresa de modo que ele mostre se concorda ou discorda.

Esse ponto é importante porque há fatores importantes para a empresa e que devem ser discutidos e concordados desde o início, por serem imprescindíveis, como boa apresentação, assiduidade, pontualidade, etc…

Além destas dicas existem muitas outras, que dependem da experiência do gestor e das necessidades de cada empresa. Por isso, além de aplicar o que indicamos aqui, você deve analisar estratégias que sirvam exatamente para a sua empresa, assim como, analisar quais são as necessidades que só o seu negócio tem.

Se você gostou do assunto, a gente separou o vídeo abaixo, com outras 5 dicas de como contratar vendedores, criado pelo Renan Sandrini para o canal dele no Youtube:

 

Conheça nossos materiais gratuitos para download. São várias planilhas de gestão, e-books com dicas de gestão de estoque, de caixa e cursos por e-mail. Confira:

238 / 318

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend