Um bom planejamento estratégico pode levar uma empresa a aumentar os seus resultados e a organizar seus processos internos, de forma a utilizar melhor os seus recursos em prol de um determinado objetivo.

Todos os empresários, independente da área a que pertençam, sabem que sem planejamento não se vai muito longe. Assim como na vida pessoal, uma empresa também tem um ponto onde quer chegar e também existem passos para chegar a este ponto.

Para saber os passos desta jornada que vai levar a este objetivo, o empresário e seus sócios devem utilizar as metodologias do planejamento estratégico, que vão ajudar a ter mais clareza para definir determinadas metas e, também, como atingir estas metas.

O planejamento estratégico vai permitir que você possa ter uma visão de curto, médio e longo prazo dos resultados da sua empresa, já que você tará planos traçados para chegar a estes resultados.

Esse planejamento tem diversas etapas e, embora não seja difícil de fazer, ele demanda tempo e atenção, uma vez que é a partir deste documento que a empresa vai decidir como nortear as suas ações. Antes de falar sobre estas etapas, vamos entender melhor o que é o planejamento estratégico.

Planejamento estratégico: o que é

Planejamento estratégico é um conjunto de estratégias que ajudam uma empresa a traçar rotas e caminhos que a levem a determinado objetivo. É por meio deste planejamento que o empresário saberá, por exemplo, onde a empresa deve alocar os seus recursos, além de que metas deverá atingir e quais são as ações que devem ser tomadas para que estas metas sejam atingidas.

Este conjunto de práticas ajudam a organizar o funcionamento interno da empresa, uma vez que a partir dele, o empresário e também, seus funcionários, terão uma rota para seguir e passos definidos para isso. Além disso, com a execução de um bom planejamento estratégico há mais certeza e segurança nos resultados já que existe todo um estudo prévio a respeito de cada ação.

Planejamento estratégico: como fazer

Como dissemos, há uma série de passos que, se bem executados, têm grande chance de levar a empresa aos resultados esperados. O primeiro passo é definir a quem a empresa deve impactar com as suas ações e com a sua presença no mercado.

  • Parceiros estratégicos

Nesta primeira etapa o empresário e seus sócios devem analisar e definir com são as pessoas ou entidades que estarão envolvidas nos resultados da empresa, independente de quem sejam. Vamos explicar melhor quem podem ser estes envolvidos:

Clientes: São o principal ponto de interesse da sua empresa, já que são eles que garantirão a compra das suas mercadorias ou produtos. Portanto, a empresa deve conhecer muito bem os interesses e gostos destes clientes, já que eles têm influência e são influenciados diretamente pelos resultados do seu negócio.

Sócios: Seus sócios investiram na empresa, não? Então eles também devem ser incluídos neste grupo de “partes interessadas”, uma vez que o seu investimento causou um resultado na empresa e também receberá dividendos dos lucros do negócio.

Fornecedores: Também devem ser considerados parceiros estratégicos, já que é das matérias-primas que a sua empresa chegará ao seu produto final.

Funcionários: Muitos empresários esquecem de colocar os funcionários nesta categoria, mas basta ter em foco que sem o serviço deles não existiria empresa, que fica fácil de entender o porquê de eles serem considerados parceiros estratégicos.

  • Identidade

Já falamos muito aqui no blog sobre a importância da identidade de uma empresa, não só a identidade visual, mas também a “personalidade” que ela terá para você, seus sócios, fornecedores e clientes. É nesta etapa que você definirá:

Missão: qual é a missão da sua empresa? Qual é razão de ela existir?

Visão: onde a sua empresa deseja chegar e como ela se vê no futuro?

Valores: no que a sua empresa acredita? Quais são as motivações de ela fazer o trabalho que faz? Você pode saber mais sobre como chegar a estas respostas, neste artigo.

  • Pontos fracos e pontos fortes

Aqui, você e seus sócios devem fazer uma análise sincera e válida sobre os aspectos da empresa. O nome dessa técnica é Análise SWOT, que é a sigla em inglês para Strengths, Weakness, Opportunities e Threats, ou Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, em português.

A execução consiste em analisar exatamente esses atributos na sua empresa, na seguinte forma:

Forças:

  • Produtos com boa recepção do público
  • Rede de fornecedores com produtos variados
  • Localização central

Fraquezas:

  • Alta rotatividade de produtos mas pouco lucro
  • Funcionários sem treinamento adequado
  • Clientes não retornam

Oportunidades:

  • Ser a única empresa que atua no seu segmento
  • Poder se posicionar como pioneira no seu segmento

Ameaças:

  • O surgimento de outra empresa do mesmo segmento na mesma rua
  • Alta taxa de inadimplência
  • A crise econômica pela qual o país está passando

Quanto mais detalhadas forem as suas informações, mais fácil será para você montar as estratégias a serem tomadas pela empresa.

Leia um artigo completo aqui, sobre como criar uma Análise SWOT perfeita.

Execução do planejamento estratégico

Com todos os dados acima em mãos, chegou a hora de você sentar com os seus sócios para traçarem as metas que desejam que a empresa alcance e quais as estratégias que serão adotadas para que este objetivo seja alcançado.

As ações devem ser tomadas visando todas as áreas da empresa, como Recursos Humanos, Financeiro, Processos Internos, entre outros. Isso porque, vale lembrar, que todas as áreas do seu negócio estão interligadas e uma depende dos resultados das outras para funcionarem com perfeição.

Para ajudar na hora de estabelecer essas metas, existe uma técnica que se chama SMART, que é a sigla em inglês para Specific, Measurable, Achievable, Relevant e Time-based, ou, em tradução livre para o português: Específico, Mensurável, Atingível, Relevante e Temporizável.

Em outras palavras, a sigla quer dizer que as suas metas devem ter todas estas características para que você tenha uma boa chance de atingi-las:

  • Específico

A meta deve ser clara e objetiva, de modo a ser entendida por qualquer pessoa.

  • Mensurável

Como você poderá saber se determinada estratégia está funcionando se não puder medir os seus resultados? Uma boa meta deve ser mensurável.

  • Atingível

Embora pareça tentador, de nada adianta traçar uma meta ambiciosa sem ter chances reais de atingi-la. Por isso, estabeleça metas realistas, que possam ser atingidas.

  • Relevante

Atingir esta meta é importante para a empresa? Ela vai trazer resultados palpáveis? Tenha certeza de que vale a pena traçar esta meta.

  • Temporizável

É necessário estabelecer um prazo para que as estratégias em execução alcancem a meta traçada de forma que não se perca tempo e dinheiro, e também para que os encarregados das tarefas não percam o foco delas.

Mãos à obra

Agora que você já tem as estratégias e metas estabelecidas, é hora de arregaçar as mangas e colocar tudo em execução. Escolha os sócios e funcionários que vão executar cada tarefa e tenha certeza de que eles estão cientes de cada detalhe dela e de que resultados elas devem trazer.

Além disso, durante a execução destas tarefas e atenção deve ser redobrada, para que, além de elas serem executadas perfeitamente, você ainda consiga analisar o que está funcionando e o que não está.

É durante a viagem que você descobre o melhor caminho e, neste caso, é durante os processos que você estabeleceu que você vai descobrir o que funciona e o que não funciona para a sua empresa.

Uma vez que você tenha estas informações em mãos, fica ainda mais fácil para você, futuramente, traçar novas metas, ou, quem sabe, metas mais ambiciosas.

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Se você ainda ficou com alguma dúvida ou, deseja saber mais sobre o assunto, é só dar uma olhadinha no vídeo abaixo: