Fachada de Loja: Dicas de como montar uma espetacular

Saber como montar uma fachada de loja que chame a atenção do seu público alvo parece uma tarefa complicada, mas, com a ajuda do profissional certo e com uma lista de ideias em mãos, você pode aumentar as vendas de sua loja apenas focando no visual.

Todos sabemos que o sentido que mais chama a atenção dos consumidores é a visão, que pode tornar um ambiente atrativo e funcionar como um auxiliar perfeito para a propaganda de seu negócio.

Em um mundo tão lotado de anúncios e designs lindos, onde algumas cidades grandes tem tantas fachadas, outdoors e luminosos espalhados, chamar atenção do cliente é algo cada vez mais difícil, por isso, saber fazer uma fachada de loja que atraia os olhares daqueles que te interessam realmente pode ser uma vantagem competitiva.

Em alguns casos, existe uma padronização e não será possível chamar muita atenção a fachada de loja, como nesta rua em São Paulo, SP:

fachada loja SP

Fachada de loja: inspirações

Criar uma fachada de loja de roupas, assim como na maioria dos casos, é um investimento certo quando se trata de decidir a melhor maneira de se expor os produtos. Chamar a atenção de quem passa na rua por meio da fachada é uma forma de propaganda de investimento único: você gasta apenas uma vez para a criação daquela identidade visual, e tem aquele design atrativo exposto por muito tempo na fachada de sua loja.

Vale lembrar que o fluxo de pessoas dentro da sua loja está diretamente ligado ao número de pessoas que se sente atraído pelo externo do seu negócio, por isso, vale de tudo na hora de investir neste aspecto, desde que tudo esteja dentro da lei.

Gastar um pouco, também, com uma vitrine de loja linda deve ser uma das suas preocupações, já que uma vitrine criativa para lojas é um aspecto que complementa a identidade visual que você já desenvolveu para a fachada da loja.

Veja aqui alguns exemplos de fachadas de loja que podem te inspirar (clique para ver a galeria completa):

fachada lojas - pinterest

Como você pode ver nas fotos, são muitos detalhes a serem pensados e possibilidades para serem trabalhadas. O ideal é nunca esquecer de verificar o que é legal, o que diz a lei. Muitas fachadas invadem espaços que não podem e estão em desacordo com o plano diretor do município. É importante sempre estar ciente do que pode ser feito ou não.

Criar fachadas comerciais pensando como o seu cliente

Veja o que está sendo feito no entorno da sua loja, assim, você poderá pensar em algo diferente e que ao mesmo tempo combine e fique bonito, para não deixar a rua com um tom desagradável.

Seja empático, pense como o seu cliente. Pare na frente das lojas e perceba como os clientes olham para as lojas e fachadas, observe o que eles estão procurando, para onde estão olhando e o que realmente chama atenção e faz com que eles fiquem olhando enquanto estão andando. Com certeza boas ideias irão surgir.

Mas, tome muito cuidado com muitas informações: a poluição visual pode atrapalhar muito a fachada da sua loja. Não coloque muitos elementos gráficos como ícones e imagens misturadas. É muito bom ter o telefone ou o seu site em alguns ramos, mas cuide para não poluir a fachada comercial com informação inútil.

Combine sua fachada de loja com a identidade visual da sua empresa. Não esqueça de harmonizar a sua fachada com a vitrine de loja que você planejou anteriormente, além da sua marca e dos produtos que você vende.

Se a loja precisa ser mais conhecida, é muito bacana, já na fachada, tentar passar uma mensagem com o que a empresa vende. Nunca esquecendo, claro, de fazer uma fachada bonita.

Você já viu acima algumas fotos de fachadas diferentes, mas, procure na internet por inspiração e busque fazer algo diferente. Não fique fazendo a mesma coisa de sempre. Veja, por exemplo, esta loja que achei na internet enquanto pesquisava imagens para utilizar neste artigo:

fachada de loja criativa

Genial, né? Qualquer um sabe o que esta loja vende!

Fique de olho em mais alguns exemplos bacanas que podem te ajudar a pensar fora da caixa:

fachadas lojas

fachadas board pinterest lojas

Profissional de fachada de loja: o melhor investimento

É muito importante também que você contrate um profissional. Optar por um designer especializado para fazer as artes de sua empresa e um arquiteto para projetar uma linda fachada (e os dois trabalharem juntos) é uma ótima escolha.

Muitas coisas que você não vai pensar na hora de montar sua fachada eles irão, além de colocar sua a experiência acumulada de anos projetando coisas pensando no público alvo.

Use a fachada para valorizar o imóvel

Lembre-se de aproveitar as características do imóvel onde você está localizado.

Você não precisa modificar toda fachada ou fazer uma fachada 100% nova em um imóvel que nem é seu. Muitas vezes com pouco trabalho você consegue construir uma linda fachada de loja e economizar alguns reais graças ao que você já tem a disposição.

Se sua loja está localizada em um prédio histórico, é possível aproveitar elementos arquitetônicos antigos. Talvez com uma simples restauração você tenha uma fachada de loja que chame tanta atenção quanto uma moderna e 100% nova.

E a sua loja, como está a fachada dela?

Ao estilo da Vero Moda?

fachada de loja

Ou ao estilo desta loja?

fachada de loja feia

Pense bem, sua fachada e sua vitrine são as portas de entrada da sua loja. E a primeira impressão é a que fica!

Para resumir essas informações, vale a pena conferir este vídeo incrível da KK Ribeiro falando sobre o assunto:

91 / 233

2 Comments

  1. Lethícia 17 de julho de 2017 at 10:44

    As fachadas ficaram incríveis! Super importante se comunicar bem com o público.

  2. André 6 de julho de 2018 at 19:18

    Show de conteúdo.
    Ótimas referências.

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend