Entenda as vantagens de usar cupom fiscal eletrônico em seu comércio

Antes de trazer mais algumas vantagens de usar cupom fiscal eletrônico, é importante diferenciar o cupom fiscal da nota fiscal. Para fins de recolhimento de tributos, ambos têm a mesma função. A nota fiscal eletrônica é um documento digital, emitido e armazenado eletronicamente, que tem como objetivo a documentação, para fins fiscais, de operações de circulação de mercadorias, ou de prestação de serviços. O cupom fiscal tem esta mesma função legal.

O uso de cupons fiscais eletrônicos tem algumas vantagens, principalmente em relação à documentação por escrito das vendas e das prestações de serviços em sua empresa. Sua praticidade pode surpreender até mesmo os comerciantes mais tradicionais. Entenda o porquê:

Desnecessário imprimir e armazenar versões físicas

Ao manter um sistema eletrônico de emissão de cupons fiscais, sua empresa economiza (e muito) com a impressão e com o armazenamento de documentos fiscais impressos. Todos esses cupons podem ser enviados por e-mail e armazenados eletronicamente em sua empresa. Assim, há redução significativa dos gastos com a compra de papel e com a impressão de documentos, mas também com a manutenção de arquivos, com o aluguel de espaços, etc.

Integração de sistemas de gestão financeira

O cupom fiscal eletrônico permite maior integração de sistemas de gestão financeira em sua empresa. Como a emissão é feita de forma eletrônica, é possível integrar e comunicar as informações desses sistemas. Na medida em que a emissão dos cupons fiscais está diretamente relacionada ao controle de fluxo de caixa, por exemplo, é possível antecipar previsões de recebíveis, controlar pagamentos, verificar o status de entregas, entre outras funcionalidades.

Maior segurança às declarações fiscais

O cupom fiscal eletrônico pode ser uma boa opção, mais segura que sua versão impressa. Uma das vantagens de usar cupom fiscal eletrônico é que ele reduz as chances de erros humanos em seu preenchimento, bem como permite maior segurança no armazenamento de informações sobre as vendas e prestações de serviço de sua empresa.

Redução de custos e agilidade na comunicação

Além de reduzir custos de impressão e armazenagem desses documentos, a utilização do cupom fiscal eletrônico reduz custos administrativos em sua empresa. Como ele permite maior comunicação entre setores (financeiro, contábil e comercial), de forma digital, há redução de trabalho entre os profissionais de sua empresa. Pensando no lado comercial de sua empresa, clientes e parceiros comerciais serão rapidamente comunicados sobre a movimentação de produtos, já que o cupom fiscal eletrônico pode ser enviado por e-mail, instantaneamente. O cliente saberá exatamente quais e quantos produtos estão em trânsito, por exemplo.

O que achou dessas vantagens de usar cupom fiscal eletrônico? Ainda ficou com alguma dúvida? Deixe aqui seu comentário e continue seguindo a gente no blog!

29 / 295

2 Comments

  1. LORENO SCHAVETOCK 27 de fevereiro de 2017 at 16:00

    quanto custa para ter um sistema de NFe .e oo que é necessário para te-lo

    1. Stéfano Willig 1 de março de 2017 at 11:44

      Olá Loreno! TUdo bem?

      A partir de 89 reais mensais você emite NF-e no QuantoSobra, peça um teste gratuito aqui: https://www.quantosobra.com.br/teste-gratuito-lp/

      Abraço!

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend