As vitrines de Carnaval e o impacto para as Lojas

Ter uma vitrine de Carnaval na sua loja é fundamental se você deseja aproveitar esse período do ano para aumentar as suas vendas. A vitrine é, muitas vezes, o primeiro contato de um cliente em potencial com o seu negócio. Por isso é importante explorar o simbolismo e os elementos do Carnaval já na vitrine para atrair novos consumidores para o seu negócio.

Todo mundo quer uma fantasia nova, uma decoração para o evento entre amigos ou uma roupa confortável para encarar o calor brasileiro no ritmo dos bloquinhos. O marketing para varejo precisa acompanhar toda esta movimentação desta época.

Não chega a ser um volume grandioso como o Natal no varejo, mas Mesmo com a crise que tem assolado o país e o período de pandemia, segundo dados registrados no final de março de 2022, os figurinos tiveram um aumento de 63% nas vendas no varejo, seguido por um aumento de 43% na semana seguinte. As vendas de artigos para festas começaram a crescer em abril, atingindo o pico dez dias antes do Carnaval, com um crescimento de 69%.

Isso porque, a força do Carnaval é muito forte. Uma grande prova disso é que para uma parcela significativa da população o ano só começa, de fato, depois do Carnaval. E a sua loja precisa estar preparada para o primeiro grande evento do ano, certo?!

Então nada mais justo e inteligente que existir um investindo em extra para atrair essas pessoas. E para você construir uma vitrine de Carnaval para loja não é tão complexo ou caro como parece. É um investimento que deve fazer parte do plano do empresário do varejo, de forma a atrair para o seu negócio estes novos clientes.

 

banner para baixar o ebook de vitrine de carnaval para loja

Vitrines de loja não são só para bonito no Carnaval

Quando você é varejista e tem a sua própria loja ou boutique, uma das principais métricas de vendas para você são as “vendas por metro quadrado”, que é a receita média que um negócio de varejo gera para cada metro quadrado de espaço destinado a vendas na sua loja.

Por isso, montar uma vitrine de loja com alta taxa de conversão, ou seja, um número alto de pessoas que para para visualizar a sua vitrine entra na loja e, mais ainda, faz uma compra após ver a sua vitrine, é altamente importante! Algo que agora é chamado de visual merchandising.

vitrine de carnaval para loja barato e facil

Reprodução/Pinterest

Planejando sua vitrine carnavalesca

Na fase de planejamento você vai definir:

Qual o público que você quer atingir com a vitrine da sua loja.

Neste momento não podemos ser ecléticos, temos que mirar no nosso público-alvo. Pensar nas pessoas que de fato consomem o que vendemos.

Conhecer profundamente o seu cliente irá lhe ajudar muito na hora de montar uma vitrine de loja. Saber a faixa etária do seu público alvo, bem como nível de educação, poder de compra, bem como o estilo de vida dele. Por exemplo, se você tem como público alvo senhoras mais idosas e de classe média, não combina muito bem fazer uma vitrine com temática adolescente.

Qual o orçamento destinado à decoração da vitrine de carnaval.

Assim você evita gastar de mais – ou de menos – e consegue medir o quanto esse investimento trouxe de resultado (clientes) para sua loja.

Que produtos você quer expor no carnaval da sua loja.

A dica é que você exponha itens que são de boa qualidade, têm bom visual, mas têm pouca saída.

Qual a linha a seguir.

De que maneira a decoração da vitrine interna vai combinar com o que é exposto no ambiente interno da loja. Afinal, seus clientes não podem ver algo na vitrine que é muito diferente do que vão encontrar na sua loja.

Qual o tema da decoração da vitrine da sua loja.

Fazer um esboço da sua vitrine e listar os materiais que você vai usar vai te economizar muito tempo e dinheiro na hora de executar.

vitrine de carnaval para loja simples e barata

Reprodução/Pinterest

Como decorar a vitrine da minha loja para o Carnaval?

É possível que você esteja pensando “mas eu não sou criativo (a), artístico, elegante, como vou fazer uma vitrine com uma taxa de conversão tão alta?”. O espaço de sua loja deve ser muito bem aproveitado, ele deve ser bom o suficiente para atrair os clientes e convencê-los a pagar pelos produtos da sua loja.

Algumas pessoas têm um senso de estética apurado naturalmente, mas lembre-se que isto é também uma ciência, o que significa que é um método testado e comprovado que tem sido estudado com resultados que demonstram a sua eficácia, resultados estes que você pode replicar e recriar em sua própria loja.

 

>> Veja mais referências de decoração de vitrines de carnaval para loja baixando o nosso e-book gratuito.

 

Sua loja vai ter a melhor vitrine de Carnaval da cidade

Quer saber por onde começar a decorar a sua vitrine para o Carnaval? Então baixe já o e-Book Vitrine de Carnaval para Loja do QuantoSobra. É gratuito e compila essas e outras dicas para você criar uma vitrine de carnaval vendedora na sua loja. Veja imagens e exemplos de decoração de vitrine para carnaval em um material fácil de ler.

É de graça e você recebe direito no seu e-mail. Basta clicar na imagem abaixo, preencher com seu e-mail e esperar que enviamos direto para sua caixa de entrada.

O que você vai encontrar no e-Book GRATUITO de Vitrine de Carnaval para Loja do QuantoSobra:

  1. O Carnaval no Varejo
  2. Vitrines não são só para bonito
  3. Mas eu não sou Criativo. E agora?
  4. Comece tendo o seu público-alvo em mente
  5. Planejando sua vitrine
    1. Público-alvo
    2. Orçamento
    3. Produtos
    4. Linha
    5. Tema
  6. Lembre-se que seus clientes tem 5 sentidos, não somente 1
    1. Visão
    2. Audição
    3. Toque
    4. Cheiro
    5. Paladar
  7. A regra de três
  8. Deixe a luz ditar a sensação da sua vitrine
  9. Lembrete: o foco é no seu produto
  10. Conjunto: para sair da caixa (de vidro)
  11. Como decorar uma loja para o Carnaval gastando pouco?
    1. Invista em adesivos criativos
    2. Abuse das Cores
    3. Use adereços e acessórios carnavalescos
    4. Monte a sua vitrine de carnaval com base no conceito definido
  12. Teste, pratique e aprenda.

 

banner para baixar o ebook de vitrine de carnaval para loja

Quatro estilos de decoração de vitrine de Carnaval para Loja

Quer exemplos práticos do que fazer?
Então se liga nessas referências de diferentes estilos para te inspirar a fazer a melhor vitrine de Carnaval da sua cidade.

Estilo Chique

banner para baixar o ebook de vitrine de carnaval para loja

Reprodução/Pinterest

Vitrine chique aquarela carnaval para loja

Reprodução/Pinterest

decoracao de vitrine chique para o carnaval com splashes d tinta colorida

Reprodução/Pinterest

 

Reproduza a qualidade e sofisticação do seu produto também na sua vitrine. Vale desde optar por cores, texturas e materiais que remetem ao seu produto final até replicar luzes e espaços da sua loja. Se o seu produto pedir uma vitrine mais clara, use as cores para iluminar o espaço. Se o seu produto pedir um ar meia luz, use as cores em tons mais escuros, que possam compor a cena.

 

Minimalista

vitrine de loja de roupas carnaval decoracao com boias de piscina nas cores do verão

Reprodução/Pinterest

vitrine de loja decorada para o carnaval

Reprodução/DecorFácil

vitrine de ótica decorada para o carnaval

Reprodução/Pinterest

Você pode pegar um ou dois elementos de Carnaval e trazer para a sua vitrine. A ideia aqui é deixar o seu produto no centro e usar os 4 pilares que falamos ao longo deste e-Book para ajudar a chamar a atenção do seu cliente.

Você pode colocar as cores no seu produto e trabalhar o ambiente em branco ou preto. Você pode deixar o espaço em uma ou duas cores e trazer produtos em tons mais neutros. Também é possível casar cor do produto com o os elementos da decoração ou, ainda, usar um único item de que remeta a data e compor a cena com seus produtos.

Dá para fazer muito com poucos elementos!

 

Criativo

vitrine luzes coloridas carnaval

Reprodução/Pinterest

vitrine de carnaval irreverente para lojas

Reprodução/Pinterest

vitrine com piscina de bolinhas para o carnaval

Reprodução/Pinterest

Se o perfil do seu negócio e/ou dos seus clientes pede por intervenções mais ousadas e criativas, essas referências podem te ajudar. Você pode explorar a liberdade criativa da data e “fantasiar” a sua vitrine inteira de alguma temática relacionada.

Vale explorar pedaços de manequins, poses diferentes, testar intervenções e brincar bastante com luzes, cores, elementos e texturas na sua vitrine. Claro, lembrando sempre de respeitar a identidade da sua loja e de pensar no seu público-alvo.

 

Simples

vitrine de loja com adesivos de adereços de carnaval coloridos colados no vidro

Reprodução/Pinterest

fitas coloridas para decoração de vitrine para loja no carnaval

Reprodução/Pinterest

vitrine loja infantil decorada para o carnaval

Reprodução/Pinterest

Fitas, adesivos, bandeiras, máscaras e até mesmo aquele guarda-chuva colorido são elementos de custo relativamente baixo e que, com um pouco de esforço, já conseguem deixar a vitrine da sua loja pronta para o Carnaval. Nada de desperdício: você pode até mesmo utilizar adereços de outras datas comemorativas para compor uma vitrine de carnaval única e que vai trazer mais clientes para dentro da sua loja.

Veja dezenas de imagens de referência para sua vitrine de Carnaval no nosso e-book gratuito de Vitrine de Carnaval para Loja. É só clicar e preencher o formulário que enviamos o e-book de graça para o seu e-mail 🙂

 

banner maior para baixar o ebook de vitrine de carnaval para loja

Se você está com dúvidas sobre como colocar o preço certo nos produtos que quer vender nesse Carnaval, vou deixar esse vídeo do nosso Canal no Youtube que pode te ajudar a precificar seus produtos com muito mais agilidade e facilidade 🙂 É só dar play, assistir e depois nos contar lá nos comentários se o conteúdo foi útil para você.