Neste artigo a gente responde o que é ponta de estoque mas, além disso, aqui você também vai descobrir como fazer a sua ponta de estoque e como vender a ponta de estoque da sua empresa. 

Por isso, fique ligado, não só nas informações que coletamos para você a respeito desse assunto mas, também nas dicas que criamos para ajudar você nesse processo que pode ajudar você a aumentar os lucros da sua empresa a um custo muito baixo.

Antes de entender o que é ponta de estoque, você deve saber que aqui no blog a gente já separou diversas outras informações sobre o controle de estoque que você deve fazer no seu negócio. Como o foco do nosso blog é ajudar o pequeno empresário a aumentar os seus lucros e fazer a sua empresa crescer, as dicas principais sempre passam pelo estoque, afinal, não existe gestão mais importante para quem trabalha com a venda de produtos. 

Como você deve saber, todo o sucesso de uma empresa começa pelo controle de estoque, por isso, recomendamos que você leia, também, os seguintes artigos:

Agora, você já tem todas as informações que precisa a respeito do seu controle de estoque e, também, já sabe como essa gestão implica no sucesso do seu negócio. Por isso, vamos agora entender o que é ponta de estoque.

O que é ponta de estoque

Ponta de estoque é aquele grupo de produtos que não foram completamente vendidos no período certo e acabou sobrando. São aquelas mercadorias que não tiveram a saída esperada na estação ou período certo e sobraram em seus estoques. 

A ponta de estoque também pode ser um conjunto de mercadorias que os seus fornecedores não conseguiram vender e que, portanto, podem vender abaixo do preço para você. 

Esta estratégia, de comprar produtos de ponta de estoque dos fornecedores e fazer uma grande promoção, tem sido cada vez mais adotada, tanto por pequenas quanto pelas grandes empresas, como você vai ver, mais adiante, neste artigo.

O que são produtos de ponta de estoque

Os produtos de ponta de estoque nada mais são do que as mercadorias que não tiveram giro no seu estoque. São aqueles produtos que tiveram entrada mas não tiveram a saída desejada e acabaram sobrando.

Como você já deve ter lido aqui no blog, produtos parados nos seus estoques sempre representam prejuízo. Não somente porque você não obteve o lucro esperado por não ter vendido as mercadorias que comprou. Mas, também porque, a armazenagem de qualquer produto acarreta custos, seja de energia elétrica, seja o valor que você paga para manter seu estoque limpo, seja, também, o aluguel que você paga por este espaço se você não tem local próprio para estoque.

  • Aqui, temos uma planilha que pode ajudar você nisso:

O que é ponta de estoque: como vender ponta de estoque

Levando tudo isso em conta, o próximo passo, então, é saber como vender sua ponta de estoque.

Como vender sua ponta de estoque

Talvez, saber como vender a ponta de estoque da sua empresa seja a questão principal deste artigo. Até porque, de nada adianta saber toda a teoria sem saber como tirar proveito de todos estes produtos que, além de não terem trazido o lucro esperado, ainda podem representar despesas para o seu negócio.

Por isso, separamos algumas dicas de como vender a ponta de estoque da sua empresa sem precisar grandes investimentos. Afinal, você já fez um grande investimento quando adquiriu estes produtos. Vamos às dicas:

Como vender a ponta de estoque da sua empresa: as melhores dicas

Antes de tudo, você vai ter que ter um estoque bem gerenciado. Inclusive, esta é a primeira dica:

1. Organize seu estoque

A gestão do seu estoque e a sua importância sempre vão ser teclas que vamos bater aqui no blog. Isso porque, não existe uma empresa que resista muito tempo com suas portas abertas sem fazer esta gestão com eficiência.

Se você tem interesse em vender a sua ponta de estoque, nada mais lógico que, antes de tudo, ter em ordem o estoque de onde vão sair estas mercadorias.

E não apenas isso. Se você não tiver os seus estoques muito bem controlados, você nem vai saber que existem produtos que estão sem giro em suas estantes e em seu armazém.

Por isso, a gente ensinou aqui, como fazer o controle de estoque da sua empresa. Além disso, no botão abaixo, você pode baixar, gratuitamente, a planilha de controle de estoque que criamos especialmente para você fazer esta gestão com eficiência sem precisar pagar nada:

Planilhas de controle grátis para baixar: controle de estoque

2. Controle seu estoque mínimo e máximo

Como saber que é a hora de fazer uma queima de estoques? Além de fazer a gestão do seu estoque com eficiência, você tem que saber quais são os máximos e mínimos do seu estoque. A respeito do estoque mínimo e estoque máximo e a sua gestão, a gente ensinou tudinho, aqui.

Com o estoque mínimo você vai saber exatamente quando as suas mercadorias estão em um ponto crítico e já é hora de pedir uma nova remessa delas a seus fornecedores se forem mercadorias que têm boa saída. 

Já com o estoque máximo, o inverso é aplicado: você vai saber calcular, de acordo com as suas saídas, qual é o estoque máximo que você deve ter de cada produto.

A gente, inclusive, separou uma planilha gratuita para você controlar o seu estoque máximo e seu estoque mínimo sem pagar nada. Para baixar a tabela, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas para Varejo: estoque mínimo e máximo

3. Crie uma curva ABC

Quais são os produtos mais importantes do seu estoque? Não somente em termos financeiros mas, também, quais são os produtos que seus clientes mais compram e quais os seus impactos na economia da empresa.

Existe uma técnica que ajuda você a saber de tudo isso. Esta técnica se chama Curva ABC. Com ela você vai saber, em uma escala 80/20 quais são os produtos e mercadorias que são vitais para o seu negócio.

Com estes dados em mãos, vai ficar muito mais fácil determinar quais são os produtos que devem ir para a ponta de estoque e quais podem ficar mais um pouco nas suas prateleiras.

Você pode descobrir tudo sobre a Curva ABC e como criar uma para gerir o seu estoque, neste artigo aqui. Além disso, a gente separou um modelo de Curva ABC gratuito para você baixar e usar no seu negócio. Para baixar esta tabela, basta clicar na imagem abaixo:

o que é ponta de estoque: como vender ponta de estoque

4. Faça uma queima de estoque

A gente também sempre fala, aqui no blog, sobre a importância de se fazer queimas de estoque periódicas na sua empresa, para não perder o dinheiro que o seu negócio investe em mercadorias. 

Para resumir, uma queima de estoque é feita sempre que você perceber que há produtos que estão congelados nas prateleiras e que tem poucas chances de serem vendidos. Além disso, uma queima de estoques é importante quando uma estação está passando e você não conseguiu vender todos os produtos correspondentes a ela. 

Se você tem somente o objetivo de criar promoções para atrair consumidores para a sua loja, uma queima de estoques também é útil. Você pode aproveitar as mercadorias que estão com pouco giro, criar uma super promoção, lucrar com estes produtos e, de quebra, ainda chamar mais gente para ver os produtos que você tem disponíveis nas suas estantes. 

Além disso, quando o assunto é ponta de estoque, você nunca vai perder dinheiro se comprar barato de seus fornecedores e criar promoções para vender estes produtos. Ou seja, uma queima de estoques é importante tanto quando é para vender as sobras do seu negócio quanto quando você quer criar um outlet com produtos comprados da ponta de estoque de seus fornecedores. 

Você pode aprender a fazer queima de estoques e saber tudo sobre o assunto, nos artigos abaixo:

5. Saiba botar preço nos seus produtos

Um dos grandes desafios para qualquer empresário é definir os preços das suas mercadorias. Isso porque, esta tarefa não é tão simples quanto parece à primeira vista.

Existem muitos fatores envolvidos na hora de se precificar algum produto. Seja o valor que você pagou pelo conjunto de mercadorias a botar preço, seja o lucro que você quer ter com cada um deles, os cálculos não são tão simplórios quanto parecem ser. 

Por isso, na hora de você vender a sua ponta de estoque, você tem que planejar e pensar bastante sobre como fazer esta precificação.

Quero dizer: talvez você não precise pensar tanto, porque a gente criou uma planilha de cálculo de preço de produtos gratuita para ajudar você nessa tarefa. Assim, você simplifica esta questão sem gastar nada. Para baixar a planilha de precificação de produtos, basta clicar na imagem abaixo.

o que é ponta de estoque: como vender ponta de estoque

Além dessa planilha, a gente criou uma tabela específica para ajudar você a criar preços para os produtos que vai colocar em promoção. Mais uma vez, a sua vida fica simplificada de maneira gratuita. Para baixar a planilha de preço para promoção, basta clicar na imagem abaixo:

o que é ponta de estoque: como vender ponta de estoque

6. Automatize a sua gestão

Você acha muito complicado gerenciar cada área do seu negócio com uma planilha diferente? Não acredita que planilhas sejam seguras para gerenciar algo tão importante quanto o seu negócio? Você está certo!

A gente tem a solução para isso! 

Um sistema de gestão de empresas como o QuantoSobra pode resolver todas estas questões em minutos. Isso porque, com o nosso sistema, você centraliza toda a sua gestão em um só lugar. Além de automatizar todo o gerenciamento do seu negócio, o QuantoSobra ainda cuida dos seus estoques, faz a gestão do fluxo de caixa, gera etiquetas, cuida do seu crediário, faz a emissão de carnês, cuida do estoque mínimo e máximo, faz a gestão do seu cadastro de clientes e fornecedores e muito mais.

O melhor de tudo? Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente e comprovar: seu negócio está muito mais seguro, eficiente, controlado e automatizado com o QuantoSobra.

Planilhas para mini mercado: trial