O controle de vendas é uma gestão essencial em qualquer empresa varejista. Não somente isso, é a gestão que tem mais impacto nos resultados finais de cada período, afinal, uma empresa do tipo depende das suas vendas para manter suas portas abertas.

Ou seja, controlar as vendas do seu negócio é controlar a principal fonte de lucro que ele tem e, portanto, é controlar o aspecto principal e a finalidade da empresa. Junto com o controle de estoque, o controle de vendas forma a cadeia de entradas e saídas de mercadorias da sua empresa e, como todos sabemos: mercadoria é dinheiro investido.

Quando fazemos o controle de vendas estamos, muito mais do que aplicando a organização de um setor mas, principalmente, cuidando da saúde financeira do negócio a curto e a longo prazo.

Por isso, neste artigo você vai entender:

 

Vamos lá então?

O que é controle de vendas?

Controle de vendas é o processo de gerenciar, administrar, supervisionar, vistoriar as vendas de mercadorias de uma empresa. É a partir do controle de vendas que vai ser possível obter dados, números e índices importantes na hora de fazer a gestão completa do negócio. Além disso, esses índices têm impacto profundo na saúde financeira da empresa, uma vez que as vendas são a principal fonte de renda do empreendimento.

Qual a importância do controle de vendas?

Como dissemos acima, a principal fonte de renda de uma empresa, principalmente do varejo, são as vendas. Ou seja, controlar as vendas do negócio representa controlar as finanças da empresa em sua origem. 

Como uma empresa funciona de maneira interligada, um setor influencia e impacta os outros, como mostra a visão sistêmica do negócio. Dessa forma, controlar as vendas de maneira eficiente vai melhorar a forma que você faz o controle de fluxo de caixa, o controle de estoque, o controle de contas a pagar e receber e, assim por diante.

Agora, vamos ao que interessa:

Como fazer o controle de vendas do seu negócio?

O controle de vendas pode ser feito por meio de planilhas Excel, sistemas de gestão de empresas criados para isso, ou mesmo, um caderninho. No caso do caderninho, o risco é bastante grande, uma vez que controles manuais do tipo costumam ser precários para qualquer tipo de gestão.

Já uma planilha Excel para controle de vendas pode ajudar bastante caso a sua empresa seja pequena mas tenha um bom fluxo de vendas. Planilhas do tipo costumam ser úteis por semi-automatizarem o processo de controle e por poderem ser levadas para qualquer lugar, seja via pendrive seja enviadas por e-mail.

Controle de vendas: como fazer

Já os sistemas de gestão de empresas, como o QuantoSobra, são desenvolvidos justamente para fazer esse controle de vendas sem a ajuda humana, ou seja: essa gestão é feita de maneira automática pelo sistema, que interliga as informações das suas vendas com o controle de estoque. Isso permite que, a cada venda feita, aconteça a baixa automática da mercadoria vendida, nos estoques. 

Além disso, sistemas do tipo interligam todos os setores da empresa, gerenciando cada parte separadamente e, depois, cruzando todos os dados para que o empresário tenha uma visão geral completa do funcionamento e dos resultados do negócio em tempo real.

testar quantosobra grátis

Uma vez que você tenha escolhido a ferramenta que vai usar para fazer o controle de vendas, é hora de botar mãos à obra:

As melhores dicas na hora de fazer o controle de vendas

1. Tenha um controle de estoque eficiente

O controle de vendas é parte integrante do controle de estoques. Como dissemos acima, um controle complementa o outro, uma vez que o controle de estoques cuida das entradas de mercadorias e o controle de vendas cuida da gestão dos produtos que estão saindo. Quando controlamos o almoxarifado com competência, o impacto no controle de vendas é sentido de forma imediata. Isso porque, as mercadorias que saem são indicativos do momento em que novas mercadorias precisam ser adquiridas junto a seus fornecedores.

Inclusive, a planilha grátis de controle de estoque é o material mais baixado aqui no blog:

Planilha controle de estoque

2. Controle toda saída de mercadoria

Complementando o dito acima, você deve ter uma ferramenta para fazer o acompanhamento de todas as mercadorias que são vendidas na sua empresa. Com isso, além de facilitar a vida de quem controla o seu estoque você percebe tendências de consumo de seus clientes a cada período e recebe métricas que serão importantes para a próxima dica:

3. Controle as métricas de cada período

O número de vendas feitas por dia, por semana ou por mês são indicativos que podem ser usados para você avaliar os períodos do ano em que a sua empresa mais vende. Isso pode ajudar você a aperfeiçoar os processos de venda, criando estratégias como a queima de estoques, nos momentos em que isso se fizer necessário. Além disso, com estes dados em mãos você pode fazer um planejamento de compras bastante antecipado, facilitando a sua vida e a de seus fornecedores, como vamos ver abaixo:

4. Faça um planejamento de compras periódico

Antecedência é tudo quando se trata de economia em custos. Quanto melhor for o seu controle de vendas, maior vai ser a antecedência com que você vai poder planejar novas compras para o seu estoque. Com isso, você economiza os custos com fornecedores, compra produtos com desconto, consegue antecipar tendências de comportamento do consumidor, entre outras vantagens. 

5. Faça o controle dos custos

Já o controle de custos, além de ser feito de maneira geral, para todos os setores da empresa, deve ser feito também, de maneira separada, no seu setor de vendas. Isso porque, os custos que você tem para vender um produto não se resumem somente a quanto você pagou pela mercadoria vendida: para vender uma mercadoria você tem os custos de seus fornecedores, os custos de armazenagem, os custos de energia elétrica, os custos com funcionários e todos os outros custos. Por isso, um controle de custos eficiente impacta diretamente na qualidade dos seus resultados.

Baixe a planilha de controle de vendas grátis

Uma ferramenta desenvolvida para automatizar o seu processo de controle de vendas, a planilha gratuita do QuantoSobra vai agilizar suas atividades. Com ela você vai conseguir analisar suas vendas de um ponto de vista superior, uma vez que, além de controlar as saídas de mercadorias você também vai controlar os valores recebidos por elas. Além disso, com a nossa planilha de controle de vendas, você vai ter em mãos uma ferramenta segura, sem riscos de erros de cálculos, uma vez que ela faz suas operações através de fórmulas matemáticas automáticas.

Veja como a planilha funciona:

Não deixe de baixar a planilha de controle de vendas. Para fazer o download gratuito, basta clicar no botão abaixo:

Controle de vendas: dicas de como fazer