Independente da situação econômica pela qual passe o país, a pergunta da maioria dos vendedores e de seus gestores costuma ser a mesma: como bater suas metas de vendas no varejo?

Parece não haver resposta pronta para esta questão, uma vez que diversos fatores influem nas perspectivas de vendas o ano inteiro. Entretanto, existem diversas práticas que podem ajudar você a aumentar seus números.

São essas práticas que trazemos, em forma de dicas, neste artigo. Seguindo as dicas trazidas aqui, por certo você vai conseguir traçar estratégias cada vez mais eficientes para fazer suas vendas aumentarem e as metas serem atingidas com menos esforço e menos investimento de tempo. 

Vamos, então, ao conteúdo que você vai encontrar neste artigo:

 

Além dos assuntos citados acima que vamos tratar nesse artigo, aqui tem um vídeo para lhe auxiliar:

 

Como bater suas metas de vendas no varejo

Uma coisa é certa: para bater suas metas de vendas no varejo você precisa aumentar o número de produtos vendidos. Sim, eu sei, parece uma resposta óbvia, Entretanto, muitos costumam pensar em estratégias complicadas e acabam não se atentando ao fato de que estamos falando de números.

Ora, se basta aumentar o número de vendas, então, o primeiro passo é criar estratégias para vender mais em menos tempo, não é? É o que vamos ver a seguir:

1. Faça um planejamento estratégico

Antes de tudo, o planejamento estratégico. Sempre ele! De nada adianta sair criando técnicas na cabeça e sair aplicando elas sem uma estratégia que analise as práticas e resultados. Por isso, o primeiro passo é criar uma estratégia de aumento de vendas, junto com um plano de ação que vai determinar como estas estratégias vão ser aplicadas.

2. Conheça o seu público

Na hora de vender, é preciso saber como vender. Esta é uma das estratégias principais quando se pensa em como bater suas metas de vendas no varejo. E a principal noção que é necessária para isso é conhecer o seu público. Faça um estudo, um plano de marketing, para analisar exatamente quais são os gostos do seu cliente. Assim, fica mais fácil direcionar suas vendas de acordo com a personalidade do comprador. Isso aumenta suas chances de vender um produto que vai deixar o seu cliente satisfeito.

3. Conheça os produtos que vendem mais

Na mesma linha da dica anterior, para bater as metas de vendas no varejo, precisamos saber quais são os produtos que interessam mais ao nosso público. Isso é, os produtos que mais vendem no seu negócio. Você pode saber quais são esses produtos analisando o seu giro de estoque. Com esses dados em mãos, esses devem ser os primeiros produtos na sua vitrine e os primeiros produtos oferecidos aos clientes quando eles entrarem na loja.

4. Estude os horários com mais vendas

Existem momentos em que você vende mais produtos. Seja na hora do intervalo de trabalho do seu público, seja no horário em que eles saem do trabalho. Ao analisar qual é esse momento, você pode direcionar mais atendentes para atuar de acordo com o aumento dessa demanda. também é possível traçar estratégias para oferecer ofertas mais irresistíveis nesse horário. A vantagem é você quem define, contanto que você aproveite esse momento em que há, na sua loja, mais pessoas interessadas em comprar seus produtos.

5. Venda mais de um produto por cliente

Mais uma dica que parece óbvia mas que não poderia faltar nesse tutorial de como bater suas metas no varejo: se você quer vender mais, ofereça mais produtos para o cliente que já está efetuando uma compra. Você pode oferecer produtos que combinem com a mercadoria que ele já está adquirindo, peças parecidas, ou mesmo, oferecer um desconto em uma nova peça, caso ele compre. Assim, você não gasta tempo conquistando mais um cliente para fazer outra venda. Você poupa tempo e dinheiro e, ainda, bate suas metas.

6. Divulgue dados sobre o produto antes da venda

Sabemos que a propaganda é a alma do negócio. Entretanto, quando anunciamos nossos produtos, colocamos poucos dados sobre ele nos anúncios. Qual a consequência? Ter que explicar as características de cada produto anunciado para cada cliente que entra na loja. se você decide divulgar seus produtos com mais dados sobre ele, você poupa esse tempo de explicação, diminuindo o tempo de atendimento e poupando, também, o tempo do cliente.

7. Tenha um processo de encantamento

Todos os especialistas nos processos de fidelização de clientes concordam em uma coisa: as pessoas compram experiências e não mercadorias. Por isso, a melhor estratégia de vendas que existe é encantar o seu cliente, desde antes de ele entrar na sua loja até o momento em que ele sai pela porta. Esse processo de encantamento vai fazer ele levar os produtos nos quais está interessado e sempre lembrar de voltar na sua loja quando precisar de algo.

8. Tenha metas diárias

A melhor maneira de executar uma atividade é dividir ela em pequenas partes. O mesmo acontece quando estamos falando de metas. Se você olhar para suas metas de maneira mensal, ela sempre vai parecer grande demais para ser alcançada. Por isso, estabeleça metas diárias que, ao serem somadas no final do mês, ultrapassem a meta original. Assim, com uma meta mais realista e menor em sua mente, fica mais fácil criar estratégias para atingir elas diariamente.

9. Faça um controle de tempo

A divisão de tempo na hora de atingir metas é um fator determinante. inclusive, por isso, acima demos tantas dicas que poupam tempo do vendedor. Quanto menos tempo for necessário para que você efetue uma venda a um cliente, mais tempo vai sobrar para você fazer uma nova venda para o cliente seguinte. Organize o seu tempo de maneira que o cliente fique satisfeito com a rapidez do atendimento e de maneira que você venda mais em menos tempo.

10. Ofereça descontos por indicação

Existem várias formas de se criar programas de fidelidade. Um deles, pode ajudar, substancialmente nas suas vendas: oferecer descontos para os clientes que levarem mais de uma mercadoria ou, oferecer descontos para clientes que indicarem um amigo para fazer compras em sua loja. Funciona de maneira simples: se a pessoa indicada por seu cliente se tornar compradora da sua loja, na próxima compra, o cliente que indicou o amigo, recebe um bom desconto em uma nova compra, ou até mesmo um brinde pela indicação.

Dica bônus para gestores:

Caso você seja um gestor ou queira saber mais uma das nossas dicas para gerentes, segue abaixo mais uma estratégia que pode ajudar os seus vendedores a aumentar suas vendas e bater suas metas no varejo:

11. Ofereça uma boa comissão a seus vendedores

Todos sabemos que um bom sistema de comissionamento ajuda a alavancar as vendas. O estímulo financeiro sempre é muito forte e acaba se tornando um bom negócio, tanto para a empresa quanto para o vendedor. Mas, não basta somente comissionar. É necessário oferecer uma boa comissão. Afinal, são as vantagens que você oferece para a sua equipe que vão representar o diferencial entre você e a empresa concorrente.

Para ajudar você nisso, a gente criou uma planilha de cálculo de comissão grátis. Com ela, você vai conseguir calcular comissões de maneira justa e vantajosa, seja para a empresa seja para a sua equipe.

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Como bater suas metas de vendas no varejo