Neste artigo você vai entender:

 

Gerente é o profissional responsável pelo funcionamento correto de uma empresa e, como tal, tem a responsabilidade de representar o dono do negócio quando se trata de defender os interesses da organização. Entre esses interesses, estão, é claro, o cumprimento de metas, a especialização dos contratados, a efetividade dos planejamentos estratégicos e muito mais. 

Como você vai entender neste artigo, além de desempenhar muitas outras funções de extrema importância, um gerente ainda pode ocupar este cargo em áreas diferentes, de acordo com a sua própria competência e as necessidades da empresa.

Além disso, justamente por ser o profissional que tem mais responsabilidade dentro do negócio, também é o colaborador que recebe mais cobranças, afinal, ele é responsável por grande parte dos resultados, sejam eles efetivos, sejam em termos de lucros. 

Esta responsabilidade – e portanto – as cobranças, aumentam consideravelmente na medida em que a própria empresa vai aumentando. Com o crescimento do negócio, novos funcionários vão sendo contratados e gerenciados e, com isso, a demanda de trabalho do gerente aumenta. 

Além de todas as outras incumbências e responsabilidades. Vamos entender mais a fundo:

O que é um gerente

O gerente é o profissional responsável por garantir que o funcionamento da empresa aconteça como deve acontecer. Em palavras simples, ele é o colaborador que vai cuidar para que a organização do negócio seja efetiva, para que as equipes funcionem como devem, para que as estratégias internas sejam cumpridas, para que as metas sejam atingidas e assim por diante…

Embora seja contratado com um colaborador tradicional, as atribuições de um gerente são de chefia, uma vez que é ele quem vai cobrar para que todas as tarefas sejam cumpridas pelos funcionários, premiando a efetividade e punindo os erros. 

Além disso, também é responsabilidade do gerente a contratação de novos colaboradores e o bom funcionamento da equipe que já faz parte do quadro da empresa.

Entretanto, o fato de possuir o poder de cobrança e delegação de tarefas não impede o gerente de ter as suas próprias funções. Na verdade, como o nome indica, ele vai ser responsável, também, por gerenciar os setores da empresa que estão sob a sua competência, sempre cumprindo os interesses principais da empresa.

O cumprimento dos valores da empresa por parte dos colaboradores também é responsabilidade do gerente que, além disso, deve cuidar para que a visão e a missão do negócio também sejam seguidos.

Qual a importância do gerente

O gerente é um representante dos donos do negócio e como tal, está dentro da empresa para que os interesses dos sócios sejam executados e cumpridos. É, inclusive, em função disso, que o gerente assume um cargo que possui poderes de cobrança e delegação.

Ou seja, se a gente simplificar, a importância de um gerente é a mesma do dono da empresa em termos de função, uma vez que ele é a representação dessa chefia. 

Além disso, as funções de gerência exigem bastante desse profissional, já que nesse processo entram, também, a análise de métricas, o desenvolvimento de estratégias, estudo dos resultados e acompanhamento das atividades executadas pelos colaboradores.

gerente no varejo: quais as funções

Quais são as funções de um gerente?

O gerente executa, principalmente, funções que envolvem gestão. Como as suas atividades estão ligadas à efetividade e ao cumprimento de metas, tudo o que envolve a qualidade, eficiência, resultados positivos e a administração correta do negócio, passam pela responsabilidade da gerência.

Ou seja, é o gerente quem vai garantir, mesmo indiretamente, que:

  • Os colaboradores mais competentes sejam contratados;
  • Que estes colaboradores recebam a remuneração justa, incluindo comissão;
  • Que a equipe esteja bem treinada e preparada para a demanda de trabalho;
  • Que cada colaborador seja alocado por setor, de acordo com sua competência;
  • Que a equipe seja bem gerenciada e motivada;
  • Que colaboradores sejam premiados ou cobrados de acordo com suas performances, etc…

Além disso, as funções do gerente se estendem a outras áreas, onde ele deve garantir resultados positivos e efetivos. Em termos de estrutura empresarial, é o gerente, por exemplo que vai garantir:

  • Que o ambiente interno e externos da empresa estejam bem organizados e limpos;
  • Que os funcionários executem suas funções no tempo certo e no setor correto;
  • Que o fluxo de clientes seja o correto em cada setor;
  • Que o atendimento tenha qualidade;
  • Que a qualidade do atendimento seja padrão;
  • Que o estoque esteja bem gerenciado;
  • Que os horários sejam cumpridos;
  • Que as metas sejam atingidas, independente do setor;
  • Que os planos de ação tragam resultados positivo;
  • Que os resultados se mantenham em crescimento, etc…

Evidentemente, as funções do gerente não param por aí. Também é o gerente que deve garantir que:

  • O fechamento do caixa seja feito da maneira e frequência correta;
  • Que as promoções e queimas de estoque sejam lucrativas;
  • Que o marketing da empresa tenha o direcionamento correto;
  • Que a inadimplência seja controlada;
  • Que o financeiro da empresa esteja bem gerenciado e, muito mais…

É claro que, na maioria dos casos, um gerente não faz tudo isso sozinho. Lembra que lá em cima dissemos que o gerente também tem a função de contratar novos colaboradores e delegar tarefas?

É isso que o gerente faz para garantir a eficiência e funcionamento de todos os setores: contrata colaboradores competentes em cada área e garante que eles façam o melhor trabalho.

Quais as funções de um gerente

Quais são os tipos de gerente que existem?

Existem diversos tipos de gerentes. Onde existe função ou área para ser gerenciada, deve existir um gerente. Por isso, existem profissionais capacitados para exercer a gerência em diversas áreas. Abaixo, vamos citar somente os principais tipos de gerentes:

1. Gerente comercial:

Tudo o que se refere ao setor comercial da empresa é administrado pelo gerente comercial. O profissional que está nesse cargo fica incumbido de cuidar da efetividade dos profissionais de venda, garantindo seu treinamento, organização, alocação, setorização, etc…

Como não poderia deixar de ser, é o gerente comercial que é responsável pela gestão dessas equipes, premiando, punindo, comissionando, e direcionando comportamentos.

2. Gerente financeiro

Como não podia deixar de ser, a parte financeira de um negócio também precisa ser gerenciada. É aí que entra o gerente financeiro. Este profissional é responsável por garantir que as contas de empresa estejam em dia, tanto as contas a pagar quanto as contas a receber devem estar equilibradas, assim como o fluxo de caixa, fechamento de caixa e relatórios periódicos. 

3. Gerente administrativo

A parte administrativa de uma empresa costuma ser a mais burocrática, uma vez que envolve fluxo de informações, demonstrativos financeiros, rotinas de escritórios e muito mais. Além disso, a administração de todos os outros setores também passa pela gerência do gerente administrativo. Afinal, é da administração geral do negócio que estamos falando.

Cabe ao gerente administrativo, reunir as informações sobre o desempenho de todas as outras áreas do negócio, para analisar os resultados e apresentar eles à chefia. 

4. Gerente de vendas

O gerente de vendas, diferente do gerente comercial, vai cuidar da gestão do atendimento mais próximo ao cliente. Enquanto o gerente comercial cuida para que a área toda esteja funcionando corretamente, é o gerente de vendas que vai cuidar e gerenciar as equipes que estão atendendo os clientes. O controle dos estoques, do fluxo de entradas e saídas de produtos e os números do setor de venda, também são de responsabilidade desse profissional.

5. Gerente de recursos humanos

O gerente de recursos humanos também vai cuidar da gestão de pessoas. Nesse caso, no sentido mais humano da área. É o gerente de recursos humanos, por exemplo, que vai cuidar para que a empresa corresponda aos anseios de bem estar no trabalho que os colaboradores têm. Também é o gerente de recursos humanos que vai organizar os processos de seleção e recrutamento de novos colaboradores sob a orientação do gerente administrativo ou de acordo com as necessidades do negócio.

Como não poderia deixar de ser, fica por conta deste gerente, também, as entrevistas dos candidatos e, até mesmo, o treinamento deles, caso sejam contratados.

6. Gerente de marketing

O gerente de marketing, geralmente, existe em empresas maiores, que possuem um setor de comunicação por preferirem não terceirizar este serviço. É o gerente de marketing que vai cuidar, não só da comunicação da empresa mas, também, da produção de propagandas, vinhetas, anúncios e redes sociais. Ou seja, passa pelo crivo do gerente de marketing, toda a parte comunicativa do negócio.

Enfim, estes são somente alguns dos tipos de gerentes que existem. Como dissemos ao longo do artigo, onde existe uma área que deve ser administrada, há a possibilidade de se necessitar de um gerente. 

Esse profissional polivalente, empresta a sua competência para o sucesso da empresa e traz seu conhecimento e experiência para os valores do negócio. Por isso, independente do tipo de empresa, o gerente é parte essencial, tanto para a organização e administração, quanto para o sucesso da iniciativa como um todo.