Recrutamento e seleção: dicas de como selecionar o melhor profissional para sua loja

O processo de recrutamento e seleção são imprescindíveis para que a sua empresa consiga preencher as suas vagas com os melhores profissionais disponíveis no mercado. Isso porque, algo que era muito longe da realidade há algum tempo atrás hoje é realidade: os especialistas consideram que o recurso mais importante de uma empresa é o humano.

Você como empresário com certeza já percebeu isso há bastante tempo. O sucesso da sua loja, ou o tipo de empresa que for, depende da dedicação e da capacidade de seus colaboradores. É a soma do conhecimento e das especialidades de cada um deles que leva a sua empresa para frente, traçando boas estratégias e atingindo metas com a boa execução de planos de ação bem planejados.

Sabendo do impacto que a contratação de cada indivíduo para o seu negócio, fica clara a importância de um bom processo de recrutamento e seleção. A sua empresa é muito mais do que a sua segunda casa.

Todos sabemos que um empresário trabalha bem mais do que as oito horas diárias tradicionais e, esse é mais um dos motivos do porque esse ambiente tem que ser o mais agradável possível.

Isso também passa pelo crivo de um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas, uma vez que é somente através desse processo que um novo funcionário entra pelas portas do seu negócio.

Por isso, como você vai ver nas próximas linhas, o foco do recrutamento e seleção é contratar não somente bons profissionais, mas também, boas pessoas. Vamos entender essa história:

O que é recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção é o processo em que a empresa atrai um grupo específico de profissionais para o preenchimento de uma vaga de emprego e seleciona, através de técnicas destinadas a isso, o melhor candidato para ocupar aquele cargo.

Essa explicação pode parecer um pouco confusa a princípio, por isso, vamos explicar o que significa cada um dessas palavras que compõem esse termo, tão conhecido pelos departamentos de Recursos Humanos.

O que é recrutamento

Recrutamento é basicamente o processo de atrair os profissionais certos para concorrer a uma vaga ou a um conjunto de vagas disponíveis na sua empresa. Esse processo abarca escolher os canais por onde essas vagas serão anunciadas, e a quem vão ser direcionadas.

O que é seleção

O processo de seleção é exatamente o que o nome indica. É quando a empresa usa técnicas específicas para selecionar, entre todos os candidatos, aquele que mais se adequa à vaga aberta, aquele que melhor vai desempenhar as funções exigidas pelo cargo.

Recrutamento e seleção de pessoas: quais são os benefícios

Lembra que lá em cima a gente falou que o processo de recrutamento e seleção de pessoas é muito mais do que contratar um bom profissional, mas sim sobre contratar um bom ser humano? Vamos entender um pouco mais sobre isso e sobre os benefícios que um processo do tipo pode trazer para a sua empresa:

  • Conhecer o seu colaborador

Não, não estamos dizendo que você vai conhecer perfeita e completamente o seu novo funcionário. Sabemos que isso é impossível. O que queremos dizer é que se você fizer um bom processo de recrutamento e seleção de pessoas, com o acompanhamento de profissionais da psicologia e especialistas em gestão de pessoas, são grandes as chances de você saber muito de seu colaborador, antes mesmo de ele entrar para a empresa.

Na verdade, esse é um dos principais objetivos do processo de recrutamento e seleção. Saber muito sobre cada candidato. Saber como eles agiriam em determinada situação, como agiram em outro tipo de situação em algum outro emprego, etc…

Quanto mais dados você conseguir sobre o seu candidato, melhor você vai ser capaz de analisar se ele se encaixa ou não no que a empresa espera de um funcionário.

  • Mais acertos na contratação

Como dissemos, o processo de recrutamento e seleção de pessoas vai permitir que você tenha em mãos muitos dados sobre as características pessoais e psicológicas de cada candidato à vaga aberta em sua empresa. Isso ajuda – e muito – na hora de escolher aquele profissional que possui todas as características exigidas pela vaga.

Esses dados também vão ajudar você a prever se aquele candidato tem chances de gostar de trabalhar no ambiente oferecido pela sua empresa ou se vai ser um colaborador de fácil desistência.

Essa previsibilidade não é só nessa área. Poder prever como vai ser o relacionamento desse profissional com seus colegas de setor também é essencial para o empresário, uma vez que é essa interação com os colegas que vai criar o ambiente interno da empresa.

  • Diminuir custos

Você deve estar se perguntando: como assim contratar um novo profissional vai ajudar a diminuir os custos da minha empresa?

A resposta é simples. Um funcionário novo sempre vem para agregar em termos de serviço. Vai ser mais mão de obra e, consequentemente, mais trabalho desempenhado.

Mas isso você já sabe. O que queremos dizer aqui neste item é que o processo de recrutamento e seleção de pessoas impacta o seu planejamento orçamentário justamente na previsibilidade que citamos há pouco.

Apesar de esse processo de selecionar os melhores profissionais do mercado ser um pouco dispendioso, a previsibilidade da personalidade desse candidato e também, a seu senso de comprometimento, vão ajudar o empresário a saber se deve contratar ele ou não.

Se ele não apontar características que indiquem que ele vai ficar estável na empresa, já pode não ser um bom candidato, uma vez que o processo de demissão de um funcionário é bastante custoso para a empresa.

Além disso, contratar um profissional capacitado para cada vaga ajuda na eficiência dos processos internos da empresa, já que ele vai cortar custos justamente por fazer bem as suas atividades e não necessitar de refação.

Recrutamento e seleção: como contratar o melhor profissional para sua empresa

Recrutamento e seleção de pessoas: como fazer

Existem profissionais específicos para a tarefa de recrutamento e seleção de pessoas. Esses profissionais, formados em Psicologia ou em cursos de Recursos Humanos elevam esse processo a um novo patamar, além de poupar o empresário dessa tarefa que, se somada aos demais afazeres de um dono de empresa, pode ser extenuante.

Apesar disso, quando se trata de micro ou pequena empresa, ou mesmo MEI ou optante pelo simples, geralmente o controle de gastos é bem rígido, e o empresário não tem muito dinheiro para investir em um profissional dedicado.

Por isso, selecionamos algumas dicas que podem ajudar o empresário e encontrar o melhor profissional para cada área que abra vaga em sua empresa. Vamos a elas:

  • Conheça a sua empresa:

Levando em conta a necessidade de bons profissionais e também, a necessidade de bons seres humanos para trabalharem em sua empresa, o primeiro passo antes de se abrir um processo de recrutamento e seleção é definir a missão, visão e valores da sua empresa. Isso porque, é a partir dessa definição, que contém as verdades do seu negócio,que você vai perceber se o candidato à vaga se alinha ou não com os ideais do seu negócio. Aqui no QuantoSobra, por exemplo, nossos colaboradores são selecionados por estarem alinhados com um conjunto de valores bem definido, como você pode ver aqui.

  • Escolha os canais certos

As pessoas são bem diferentes umas das outras. Por isso, cada uma com suas características e gostos, as pessoas se espalham por seus lugares favoritos e geralmente encontram pessoas que têm gostos parecidos por lá.

Isso mesmo: as pessoas parecidas se agrupam. Por isso, na hora de abrir um processo de recrutamento e seleção, tenha em mente já, desde o princípio, o tipo de pessoa que você quer na sua empresa.

Assim, sabendo para quem você quer falar, fica mais fácil escolher o canal onde você vai anunciar vaga.

Candidatos com nível superior, mestrado e doutorado, são encontrados muito mais facilmente no Linkedin. Por isso, se você quer contratar esse tipo de profissional, é quase inútil anunciar a suas vagas em um site de recrutamento, por exemplo.

Se você procura profissionais que se encaixem em nichos específicos, um bom local para encontrar eles podem ser os grupos do Facebook, afinal, muitos deles vão estar lá, trocando experiências com as pessoas que têm o gosto e talvez a mesma profissão que eles.

  • Converse com seus colaboradores

Essa é clássica. E é clássica porque funciona muito bem. Para entender melhor vamos usar novamente o que aprendemos ali em cima: as pessoas parecidas se agrupam.

Levando isso em conta, busque nos seus melhores colaboradores a indicação de um novo candidato para a vaga que abriu na sua empresa.

Isso porque, além de, com certeza o seu melhor colaborador ter alguém para indicar para a vaga, grandes são as chances de essa pessoa ser parecida com ele.

É claro que isso não é uma regra geral e nem deve ser tomado ao pé da letra. Mesmo com uma indicação do seu melhor funcionário, esse candidato deve passar, também, por um processo de seleção, a fim de averiguar se ele se encaixa mesmo no que a vaga e o ambiente da sua empresa exigem.

  • Mantenha o processo ágil

Como dissemos lá no começo do artigo: as pessoas são o recurso mais importante de uma empresa atualmente. Por isso, você sabe, está cada vez mais difícil achar alguém talentoso e dedicado. Isso porque, as outras empresas também estão procurando esses profissionais e a concorrência já começa na seleção.

São grandes as chances de um bom profissional já ter um nome formado no mercado e normalmente é bem difícil eles ficarem muito tempo desempregados.

Sempre haverá alguém que indique eles para alguma vaga, ou mesmo, alguma empresa que descubra o seu nome em uma pesquisa simples.

Por isso, esses profissionais não tem paciência nem tempo para um processo de recrutamento e seleção demorado e burocrático.

Então, a dica é: mantenha o seu processo baseado na simplicidade, com poucos passos, e sem burocracia e pedidos desnecessários na hora de enviar o currículo.

  • Não exija demais

Observe: não estamos dizendo que você deve se contentar com pouco. O que estamos dizendo aqui é que você não deve exigir do candidato mais do que a vaga pede.

Se você quer alguém para trabalhar com vendas de roupas, e na sua cidade não costuma receber turistas, de que adianta exigir que o candidato saiba falar outra língua? Exigir demais limita o seu número de candidatos e pode fazer você perder a chance de contratar em bom profissional, que não tem aquela habilidade que você exigiu e que nem vai precisar, no final das contas.

Que tal ao invés disso, contratar alguém que saiba executar bem a função exigida pela vaga, mas que tenha ambição, vontade de crescer, sede de conhecimento e proatividade?

Com certeza a sua empresa vai sair ganhando, e o profissional também se o seu negócio realmente oferecer essa possibilidade de expansão.

  • Conheça bem a vaga aberta

Parece estranho, mas muitos processos seletivos, na hora de contratar um novo profissional, não sabem exatamente o que ele vai desempenhar caso conquiste a vaga.

Por isso, antes de abrir uma nova vaga, você deve se sentar com os seus sócios e criar um planejamento estratégico tendo em mãos o plano de negócios da sua empresa.

Vocês devem se fazer perguntas como:

  • É realmente necessário contratar uma nova pessoa?
  • Uma melhor divisão de tarefas não diminuiria essa necessidade?
  • O que realmente esse novo profissional vai fazer? Quais vão ser suas tarefas?
  • O seu controle financeiro comporta uma nova contratação?

Além dessas perguntas, e as que mais forem pertinentes nessa hora, vocês devem estabelecer uma lista das tarefas que o futuro funcionário vai executar. Depois, devem analisar quais são os conhecimentos que vão ser necessários para que ele execute elas. Esses são os conhecimentos que devem ser exigidos no anúncio da vaga, nem mais, nem menos.

Nesse sentido, vale dizer que as vezes pode ser muito mais válido contratar alguém com pouco conhecimento mas muita vontade de vencer e crescer, do que um excelente profissional que prefere a comodidade.

 

Enfim, essas são apenas algumas dicas e você e seus sócios, que conhecem a sua empresa melhor do que ninguém, devem adaptar elas à sua realidade, usando as que se aplicam e descartando as que não se aplicam.

Vale também, dar uma olhada no vídeo que separamos para você, abaixo, que fala um pouco mais sobre recrutamento e seleção:

Tags In
209 / 233

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend