Missão, visão e valores são conceitos que sempre chegam aos ouvidos de qualquer empresário que queira definir os caminhos futuros do seu negócio e de que maneira ele será visto por seus clientes e parceiros.

Estas definições são passos importantes na hora da construção do planejamento estratégico de uma empresa e, por isso, devem ser entendidos da maneira correta, para que tragam os resultados e a visibilidade esperada durante toda a jornada do negócio.

Este planejamento estratégico, junto a outras estratégias como o plano de negócios, plano de marketing e o planejamento orçamentário, são os pilares da boa gestão de um negócio, uma vez que é a partir deles que todo o controle das áreas importantes da empresa – as que garantem a sua sobrevivência – é feito e mantido.

A definição da missão, visão e valores da sua empresa é um dos vários passos dentro da jornada de fazer o planejamento estratégico, como mostramos aqui e, embora existam muitos outros passos, nesse artigo falaremos sobre esses conceitos de maneira mais profunda e detalhada, para que você acerte na hora de fazer essas definições para a sua empresa.

Como os termos são abstratos, ou seja, não são claros quando escutamos eles pela primeira vez, falaremos um pouco sobre cada um deles. Assim, você saberá a diferença entre cada termo e o que eles significam exatamente.

 

Quer saber as melhores dicas de gestão para sua loja ou empresa? A gente preparou um guia bem completo sobre o assunto. E o melhor de tudo? Ele é gratuito. Basta clicar na imagem abaixo para baixar:

Missão, visão e valores de uma empresa

Muito mais do que simples conceitos, estes termos, depois de definidos pelo empresário e seus sócios, servem como direcionadores das ações futuras da empresa, uma vez que cada um destes termos mostra uma direção a ser seguida em cada área da empresa, ou mesmo, a direção que o negócio como um todo deve seguir.

Como dissemos, os termos fazem parte do planejamento estratégico da empresa e, como tal, são princípios que vão nortear e servir de guias para as decisões que a empresa vai tomar diante de cada acontecimento, estação, situação e planejamento.

Além disso, a missão, visão e valores de uma empresa serão a identidade dela. Serão, não só a maneira como a empresa é vista pelos clientes e parceiros mas, também, como ela vai ver a si mesma e a visão que os seus funcionários terão dela.

Esta identidade é importante, tanto para os que vêem a empresa de fora quanto por quem está dentro dela, seja como colaborador seja como sócio, já que são a missão, visão e valores que dizem quem a empresa é e o seu papel na sociedade em que ela está inserida.

Vamos agora, explicar o que é cada um desses conceitos e como você pode definir estes itens de acordo com o que você planeja e sonha para a sua empresa:

O que é a missão de uma empresa

A missão de uma empresa é o motivo de ela existir. É o propósito pelo qual ela foi criada e pelo qual os seus sócios e funcionários se esforçam diariamente. Esse objetivo em comum que vocês buscam no dia a dia é a missão que a empresa tem na sociedade e no mundo.

Essa missão deve ser descrita de maneira concisa e certeira, sem rodeios. Veja alguns exemplos de missão de empresas:

  • Grupo Globo

Criar, produzir e distribuir conteúdos de qualidade que informem, divirtam, contribuam para a educação e permitam aos indivíduos e comunidades construir relações que tornem a vida melhor.

  • Coca-Cola Brasil

Refrescar o mundo em corpo, mente e espírito. Inspirar momentos de otimismo por meio de nossas marcas e ações.  Criar valor e fazer a diferença onde estivermos e em tudo o que fizermos.

  • Vale

Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

O que é visão de uma empresa

A visão de uma empresa é o local em que ela deseja chegar no futuro. É onde ela se vê daqui a determinado período de tempo. Essa visão de futuro deve ser definida de forma a ser conhecida por todos os sócios, gestores e funcionários para que eles saibam exatamente quais são os motivos de cada estratégia da empresa.

Para saber a visão da sua empresa, basta se perguntar onde você quer que ela esteja no futuro. O que você sonha para sua empresa? Veja alguns exemplos de visões de uma empresa:

  • Grupo Globo

Queremos ser o ambiente onde todos se encontram. E encontram informação, diversão e cultura, instrumentos essenciais para uma sociedade que busca a felicidade de todos e de cada um.

  • Coca-Cola Brasil

A visão da empresa está inserida no âmbito do plano de trabalho da Coca-Cola e descreve o que precisa de ser feito para alcançar a máxima sustentabilidade, qualidade e crescimento. Com isso, a Companhia pretende alcançar os seguintes objetivos adaptados a diferentes áreas:
Pessoas: ter um bom lugar para trabalhar para que os trabalhadores se sintam inspirados a dar o melhor de si.
Bebidas: oferecer uma variedade de produtos de qualidade que antecipem e satisfaçam os desejos e necessidades dos consumidores.
Parceiros: desenvolver uma rede de trabalho para criar valor mútuo e duradouro.
Planeta: ser um cidadão responsável que marque a diferença, ajudando a construir e apoiar comunidades sustentáveis.
Ganhos: maximizar o retorno para os acionistas mantendo presentes as responsabilidades gerais da Companhia.
Produtividade: ser uma organização eficaz e dinâmica.

  • Vale

Ser a empresa de recursos naturais global número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta.

 

Você quer baixar, gratuitamente, diversos materiais educativos como planilhas de gestão, cursos de gerenciamento por e-mail e e-books para empreendedores? É só passar na nossa página de Materiais para Download, clicando na imagem abaixo. São diversos materiais especialmente criados para ajudar você a gerir a sua empresa:

O que são os valores de uma empresa

Os valores de uma empresa podem ser definidos como um conjunto de regras que vai nortear as ações dos sócios, gestores e funcionários. É muito mais do que algo em que a empresa acredita, mas sim, um conjunto de crenças que se tornam ação dentro do negócio.

Esses valores internos devem ser seguidos por todos, por isso, é importantes que o empresário e seus sócios construam esse conjunto de diretrizes, junto com todos que fazem parte do negócio, desde o dono até os colaboradores.

Quando todos dentro da empresa seguirem estes valores, os resultados serão reconhecidos por todos, e a identidade da sua empresa vai ser conhecida justamente por estes resultados. Veja alguns exemplos de valores de empresas:

  • Grupo Globo

Paixão por comunicação, brasilidade, atitude otimista, talento e liderança, respeito à diversidade, qualidade e inovação, estética, crescer juntos. Aqui, você encontra estes valores de forma mais detalhada.

  • Coca-Cola Brasil

Os valores que guiam as ações e o comportamento da The Coca-Cola Company são:
Liderança: unir esforços para construir um futuro melhor.
Colaboração: potenciar o talento coletivo.
Integridade: agir com transparência.
Responsabilidade: ser responsável.
Paixão: estar comprometido com o coração e com a mente.
Diversidade: contar com uma vasta gama de marcas e ser tão inclusivo quanto elas.
Qualidade: procurar constantemente a excelência.

  • Vale

Os valores da Vale elencam as suas prioridades

  1. A vida em primeiro lugar.
  2. Valorizar quem faz a nossa empresa.
  3. Cuidar do nosso planeta.
  4. Agir de forma correta.
  5. Crescer e evoluir juntos.
  6. Fazer acontecer.

Simples, não é? A missão, visão e valores de uma empresa devem ser bem pensados e planejados, já que é a partir deles que a sua empresa vai ser conhecida. Cuide bem da reputação da sua empresa desde o início.

Como fizemos aqui no QuantoSobra

Aqui no QuantoSobra nós pegamos um caminho diferente. A gente não estabeleceu missão, visão e valores da mesma maneira que as outras empresas costumam fazer.

Aqui, nós nos inspiramos no Círculo Dourado, do escritor Simon Sinek para definir a nossa verdade como empresa de acordo com aquilo que acreditamos: entregar sempre o melhor, como profissionais e como seres humanos.

Essa crença, inclusive, está tão integrada na maneira como vemos o mundo que ela faz parte da cultura da nossa empresa.

O Círculo Dourado define o sucesso de uma empresa pelo impacto positivo que ela causa no mundo e explica que as pessoas não compram “o que” você faz, mas sim, o “porque” você faz.

O propósito de uma empresa deve ser muito maior do que simplesmente vender um produto ou prestar um serviço. Ele deve inspirar os seus potenciais clientes e, mais do que isso, deve levar em conta que os seus melhores e mais fiéis clientes são aqueles que acreditam na mesma coisa que a empresa acredita.

Simon diz que a melhor forma de encontrar o propósito da sua empresa é definir três fatores:

  • Porque
  • Como
  • O que

No Círculo Dourado a ordem destes fatores está totalmente inversa ao que a maioria das empresas costuma definir, uma vez que elas geralmente definem primeiro o que elas fazem. Por exemplo:

Uma loja de roupas que na hora de anunciar um produto, ou mesmo, a própria empresa, prefere focar no que está vendendo. Logo depois, ela explica como está vendendo, seja mostrando uma promoção, seja mostrando o método com que a empresa faz alguma coisa. Por último, é mostrado o porquê você deve comprar o produto ou contratar o serviço oferecido por essa empresa.

Simon pensa diferente. Na sua teoria do Círculo Dourado, ele diz que a ordem é inversa e que deve levar em conta as crenças internas da empresa e o motivo de ela existir. Na seguinte forma:

  • Porque

Qual é motivo da existência do seu negócio? Aqui, não estamos nos referindo a buscar lucros, mas sim, algo mais profundo. Porque a sua empresa vende o que vende? Porque presta o serviço que presta?

Quando você conseguir responder essas perguntas você vai estar mais próximo de encontrar o propósito da sua empresa.

Aqui no QuantoSobra, a gente acredita, de verdade, que pode transformar o mundo em um lugar melhor. E por a gente acreditar nisso, trabalhamos para que o nosso produto e os nossos serviços sejam um fator transformador da realidade, não só facilitando o dia a dia dos nossos clientes, mas levando em conta o efeito cascata: poupando tempo e dinheiro, o empresário pode usar o seu tempo com aquilo que é realmente importante para ele.

Essa qualidade de vida se reflete no dia a dia desse empresário que, com certeza vai se tornar um líder melhor, um pai de família melhor e mais carinhoso e, é claro, uma pessoa mais feliz. Consideramos que o nosso produto pode ser a primeira peça desse efeito dominó que vai resultar na felicidade e na qualidade de vida destas várias pessoas.

  • Como

Como a sua empresa está atuando para alcançar o seu propósito? Essas estratégias estão alinhadas com o Porquê de a sua empresa estar fazendo o que faz?

Como aqui no QuantoSobra a gente acredita que entregando o nosso melhor, tanto como profissionais quanto como seres humanos, movimentamos o mundo para que, lá no final da cadeia isso resulte na felicidade de várias pessoas, seguimos uma cultura com valores bem definidos e bastante presentes no nosso dia a dia.

A gente busca alcançar o nosso propósito:

  • Nos comprometendo com o melhor;
  • Amando o que fazemos;
  • Valorizando as pessoas e suas diferenças e;
  • Nos adaptando rapidamente a novas situações e realidades.

Como não poderia deixar de ser, esse conjunto de valores acaba resultando, também, na felicidade e na qualidade de vida dos colaboradores, já que eles já têm um conjunto de crenças alinhado com o propósito do QuantoSobra. Os colaboradores acreditam no mesmo que a empresa acredita, então, a satisfação no ambiente de trabalho é um resultado natural de agir em conjunto para alcançar o mesmo propósito.

  • O que

Agora sim, você pode falar sobre o que você faz. O que você vende? Que serviços oferece?

Aqui na empresa a gente levou em conta exatamente o que levou a gente a criar o QuantoSobra, lá no início, para definir esse item:

Como a nossa missão é “Ser a melhor ferramenta de trabalho para o dia a dia do pequeno varejo, oferecendo um atendimento comprometido e ágil para que nossos clientes economizem tempo e possam focar no que é realmente importante para eles”, desde o início os nossos esforços se direcionaram para isso.

Então, tudo o que oferecemos, desde o atendimento, ao desenvolvimento do nosso sistema, até as melhorias constantes que ele sofre, tem a ver com essa nossa crença de que: oferecendo sempre o melhor, podemos transformar o mundo em um lugar melhor para todos, pedacinho por pedacinho.

Legal, não é? Você pode acessar a nossa cultura empresarial completa, aqui.

 

Clicando na imagem abaixo você também pode testar, gratuitamente, o nosso sistema de gestão empresarial, que foi criado justamente com estes valores e é desenvolvido e melhorado com carinho por esta mesma equipe:

funcionalidades QuantoSobra para gestão de sua empresa

Além destas dicas, há ainda um último passo:

Como dissemos, criar a missão, visão e valores de uma empresa é bem simples. Porém, existe um detalhe que passa despercebido pela maioria dos empresários: a passagem do tempo e a necessidade de adaptação a cada período.

Por isso, além de ter estes conceitos definidos, o empresário e seus sócios devem estar atentos às mudanças de padrões de comportamento da sociedade, bem como, com a mudança das suas necessidades. Esta atenção vai garantir que a missão, visão e valores da empresa estejam ancorados no momento presente, atendendo tudo aquilo de mais atual na sociedade em que ela está inserida.

Então, o último passo na construção dessa identidade empresarial é garantir que ela esteja com os pés cravados ao chão, ao momento presente, gerando identificação com os consumidores, com a sociedade e, principalmente, com os colaboradores e com o que a empresa deseja para o seu futuro.

Se você gostou do assunto ou deseja saber um pouco mais sobre o tema, dá uma olhadinha no vídeo abaixo: