Entre as muitas atribuições de um empresário, uma de suas prioridades deve ser o pleno entendimento de alguns conceitos e suas aplicabilidades. Saber o que é um planejamento orçamentário empresarial é uma delas. Afinal, essa é uma das ferramentas mais importantes para a saúde financeira de qualquer empreendimento que tenha como principal objetivo gerar lucros.

Porém, para que isso aconteça é necessário planejar previamente todas as ações e não apenas dar um tiro no escuro, na esperança de dar certo, pois isso é uma garantia de perda de dinheiro ou de lucrar abaixo do esperado.

Dito isto, neste artigo você verá não apenas o que é, mas também qual é a função do planejamento orçamentário, conferirá os tipos disponíveis e aprenderá como fazer um com um passo a passo bem simples. Confira!

O que é planejamento orçamentário empresarial?

Um planejamento orçamentário é um plano que projeta a saúde financeira de um negócio dentro de um período (geralmente de 1 ano). Trata-se de um documento que prevê as receitas, despesas, custos e investimentos  e que tem como base dados concretos, simulações e análise do histórico financeiro da organização.

Para entender melhor, ele pode ser definido como um planejamento estratégico focado em números, já que, por meio dele, é possível ter uma perspectiva mais clara das ações que precisam ser tomadas para atingir as metas desejadas  e fazer seu negócio crescer.

Dito isso, alguns elementos essenciais de um bom planejamento orçamentário são:

  • orçamento mensal, que é essencial para o controle das entradas e saídas de dinheiro da empresa;
  • orçamento anual, que apresenta os recursos financeiros que poderão ser utilizados no decorrer do ano para manter o negócio funcionando;
  • fluxo de caixa, um dos instrumentos básicos para fazer o planejamento e o controle financeiro da empresa, que permite que se projete o saldo disponível para que sempre haja capital de giro.

Para que ele serve?

Agora que você já sabe o que é, é necessário entender bem qual é a função do planejamento orçamentário. Bem, de maneira simplificada, ele serve para possibilitar o entendimento da situação econômica do negócio.

Com ele , é possível ter uma diretriz sobre os passos corretos, no sentido financeiro. Por esse motivo, ele deve ser feito pelo menos anualmente e revisado com frequência, para acompanhar quaisquer mudanças.

Por conta disso, o planejamento orçamentário é considerado  uma das melhores ferramentas para ajudar no processo de tomada de decisões de uma empresa.

Qual a importância do planejamento orçamentário empresarial?

Não é necessário apenas saber o que é planejamento orçamentário empresarial, mas também entender que, se não houver uma gestão adequada do orçamento, a sua empresa ficará sem direção. Isso pode fazer com que qualquer solução adotada seja aceita sem questionamentos e sem possuir as informações corretas para analisar os resultados obtidos.

Por exemplo, você quer investir na área do estoque, mas não fez o planejamento orçamentário. Nesse caso, será difícil descobrir de onde virá o dinheiro, se esse investimento dará retornos para a empresa ou ainda se o retorno foi dentro do esperado.

O resultado é que seu negócio não terá um padrão e você poderá não saber a situação da saúde econômica dele.

Além do mais, existem diversas vantagens de fazer um planejamento orçamentário. Algumas delas são:

  • fazer uma melhor gestão dos recursos;
  • definir metas e objetivos claros;
  • ter embasamento para a tomada de decisões estratégicas;
  • ter maior controle sobre os custos e despesas;
  • manter a empresa com saldo positivo;
  • melhorar a gestão de RH;
  • auxiliar o planejamento de vendas;
  • ajudar na projeção do fluxo de caixa a médio e longo prazo;
  • definir melhor os preços de venda.

Quais são os tipos de planejamento orçamentário para empresas?

Deu para entender o que é um planejamento orçamentário empresarial e como fazê-lo? Agora você precisa saber que existe mais de um tipo e a escolha do ideal para o seu negócio dependerá bastante dos objetivos da empresa.

Cada um deles possui um método de execução próprio, que varia de acordo com as metas e com os dados disponíveis.

Sendo assim, alguns dos tipos de planejamento orçamentário para empresas são:

  • estático: não sofre alterações durante o período de execução, isto é, todas as ações são definidas e precisam ser realizadas;
  • flexível: também chamado de variável, nesse tipo é possível fazer atualizações e alterações no planejamento, caso seja necessário;
  • matricial: no qual todos os dados de despesas, custos e receitas são divididos pelos departamentos da empresa e depois analisados em conjunto;
  • contínuo: no qual são revisões frequentementes no planejamento orçamentário, que podem ser mensais ou semestrais;
  • incremental: utiliza como base os dados dos orçamentos dos anos anteriores para traçar a melhor estratégia de ação;
  • base zero: não leva em consideração informações dos orçamentos anteriores, nem bases históricas ou índices de reajustes, por isso, pode ser mais demorado.

Como é feito o planejamento orçamentário?

Você viu o que é e agora aprenderá quais são as etapas do planejamento orçamentário. Todos os passos devem ser seguidos à risca para garantir a integridade das informações e a eficiência de trabalho.

Caso a sua empresa nunca tenha implantado um planejamento orçamentário, certifique-se de, antes de qualquer coisa, seguir os seguintes passos:

  • convocar todos os responsáveis para definir as prioridades e executar as atividades;
  • listar o que precisa ser feito para melhorar o desempenho financeiro da empresa;
  • realizar uma pesquisa de mercado para cada produto ou serviço vendido.

Tendo isso em mãos, as etapas para elaborar um planejamento orçamentário são:

  • elaborar um plano de RH para a empresa;
  • começar a medir os índices financeiros;
  • levar os erros em conta;
  • saber qual é o porte (tamanho) da empresa;
  • verificar em qual estágio de maturidade o negócio se encontra;
  • revisar tudo o que foi feito.

1. Elaborar um plano de RH para a empresa

No primeiro passo para elaborar um planejamento orçamentário empresarial, é necessário responder a algumas perguntas, tais como:

  • o que deve ser feito para capacitar os meus colaboradores?;
  • com quais recursos eu posso e terei que contar nos próximos meses?;
  • precisarei contratar novos funcionários em um determinado período de tempo?;
  • o que fazer para reter os melhores talentos?;
  • o quanto isso me custará?.

Após obter todas essas respostas, você poderá seguir para o próximo passo.

2. Medir os índices financeiros

Os índices, ou indicadores financeiros, servem para mensurar dados sobre as finanças da organização em uma situação específica. Eles, basicamente, informam o lucro de uma determinada ação que foi realizada pela empresa.

Alguns exemplos desses indicadores são: regime de competência, fluxo de caixa, margem de contribuição e índice de liquidez. Com isso em mãos, fica mais fácil fazer a projeção necessária para montar o planejamento orçamentário empresarial.

3. Considerar os erros

É comum que surjam alguns erros até, pelo menos, a terceira tentativa do planejamento orçamentário. Mas isso nem sempre é um sinal de fracasso. Muito pelo contrário, por servir como exemplo para melhorar o processo.

Portanto, não esqueça de anotar tudo e sempre pensar em como pode fazer melhor da próxima vez.

4. Saber qual é o porte da empresa

Antes de colocar a mão na massa e iniciar o planejamento orçamentário é preciso saber qual é o porte, ou tamanho da sua empresa. Isso é, se ela é de micro, pequeno, médio ou grande porte.

Outro ponto importante é analisar o faturamento do negócio e o número de colaboradores existentes.

5. Ver qual o estágio de maturidade do negócio

Definir a maturidade de sua  empresa é essencial para saber quais foram as experiências e conhecimentos adquiridos ao longo do tempo.

Dito isto, o nível de maturidade de um negócio deve ser medido pela capacidade de converter o conhecimento em soluções práticas que possam ser aplicadas na gestão do negócio.

Os quatro principais níveis da curva de maturidade de uma empresa são qualificados como startups, empresas emergentes, empresas em expansão e empresas maduras.

6. Revisar o planejamento orçamentário

Por fim, após todo o processo de criação do plano, é preciso revisar tudo antes de aplicá-lo. Isso porque os pontos devem ser observados para saber se estão realmente de acordo com a situação da empresa.

Lembre-se também, de que quanto mais pensadas forem as ações, maiores serão as chances do planejamento orçamentário ser bem sucedido.

>> Para te ajudar ainda mais na criação do planejamento orçamentário da sua empresa, confira: Planilhas orçamentárias: vários modelos grátis para baixar

Erros mais comuns ao elaborar um planejamento orçamentário

Errar é humano e ninguém está livre de cometer um engano. Porém, existem alguns erros comuns na hora de fazer um planejamento orçamentário empresarial que podem ser evitados.

Um dos mais comuns é supervalorizar as contas a receber e desconsiderar as contas a pagar. Quando isso é feito, pode acontecer da empresa acumular gastos que sejam maiores que a sua receita, o que pode gerar prejuízo e, muitas vezes, levar à falência.

Outro equívoco bem comum é fazer o planejamento orçamentário no início de cada ano fiscal e não revisá-lo. Isso porque é preciso acompanhar as mudanças e, se necessário, fazer correções.

Além do mais, o plano deve ser um espelho para as ações executadas. Pense nele como uma ferramenta que precisa estar presente no cotidiano da empresa, precisando sempre ser atualizado para se manter relevante para o negócio.

Tenha mais praticidade para gerenciar sua empresa

Agora que já sabe o que é planejamento orçamentário empresarial, pensa em elaborar um para o seu negócio? Então saiba que aderir a um bom sistema de gestão, como o Awise, pode ser de grande ajuda nessa tarefa.

Com ele você consegue acessar relatórios de despesas e receitas, fazer o controle do fluxo financeiro e de vendas, do fluxo de caixa e até mesmo do estoque e muito mais. Ou seja, tudo para que a sua empresa possa crescer cada vez mais.

Sabe o que é melhor? Essas funcionalidades estão disponíveis na versão gratuita do sistema. Clique e comece a usar agora mesmo o sistema de gestão Awise e potencialize seus resultados!