Você já parou para pensar como analisar o fluxo de caixa pode impactar os resultados da sua empresa? Pois saiba que fazer uma boa gestão financeira é indispensável para toda a saúde do negócio.

É isso que garante que haverá capital de giro e que a sua empresa será capaz de arcar com seus compromissos. É importante lembrar ainda que a falta de dinheiro também impede o crescimento da organização.

É justamente por isso que o fluxo de caixa é tão importante, uma vez que ele permite o acompanhamento da movimentação financeira que está acontecendo atualmente dentro da empresa.

Por exemplo: quanto de capital está entrando no caixa? Quanto está saindo? Essas são apenas algumas das perguntas que podem ser respondidas ao analisar o fluxo de caixa.

Dito isso, o passo a passo para analisar a situação do caixa de uma empresa é:

  • conferir o saldo inicial;
  • verificar todas as receitas e despesas da empresa;
  • separar todos os dados em diferentes categorias;
  • anotar todas as entradas e saídas que aconteceram no período a ser analisado;
  • fazer uma projeção do fluxo de entrada de caixa para os próximos meses;
  • manter a lista  atualizada de acordo com as novas entradas e saídas.

Quer ver a explicação para cada um desses passos? Então continue lendo para também conferir por que analisar o fluxo de caixa e quais as vantagens disso para o seu negócio!

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é, basicamente, o acompanhamento de todo o capital que entra e sai da sua empresa em um certo período.

Por isso, acompanhar o fluxo de caixa permite que você avalie, por exemplo, se há mais saídas do que entradas financeiras. Ou seja, se a sua empresa gastou mais do que recebeu durante a faixa de tempo que foi analisada.

Fazer isso também permite que você  identifique com o que o capital da empresa foi gasto, possibilita uma avaliação mais ampla sobre os custos que podem ser cortados sem que isso prejudique o andamento do negócio.

Portanto, é indicado que o controle de caixa  seja feito todos os dias, com a anotação, em planilha, software ou caderno, de cada custo ou receita. Esse tipo de processo garantirá a veracidade das informações e a segurança do que está sendo compartilhado.

Já o fechamento do caixa, que também faz parte da análise de fluxo de caixa, é uma prática que pode ser realizada diariamente. Com ela, você será capaz de verificar se o que foi anotado realmente corresponde à realidade.

Ou seja, o fechamento permite que você identifique falhas na atualização do caixa e possa corrigi-las. Especialmente em acompanhamentos manuais do fluxo de caixa, erros como a falta de atualização da planilha sobre um valor que foi retirado do caixa, ainda são comuns.

Por isso, o fechamento é uma oportunidade de avaliar se as informações estão alinhadas e se há algo que precise de correção.

Mas, por que fazer diariamente? Bem, porque é mais fácil lembrar do que aconteceu hoje e do que pode ter causado o erro, do que fazer isso em relação a semana toda. Isso torna mais fácil as correções necessárias.

No vídeo a seguir você pode aprender sobre o que é fluxo de caixa e também capital de giro. Aperte o play e confira!

O que é demonstração do fluxo de caixa?

Ainda sobre o conceito de fluxo de caixa, é interessante destacar o que é Demonstração do Fluxo de Caixa, que é um termo também conhecido pela sigla DFC e é um relatório de fluxo de caixa.

Aqui, estamos falando basicamente de uma ferramenta contábil que é utilizada como relatório financeiro e usa como base as informações do Balanço Patrimonial e do Demonstrativo de Resultado do Exercício, ou simplesmente, DRE.

São consideradas para a construção da DFC as atividades operacionais, de investimento e também de financiamento de uma empresa.

Ainda é importante saber que a Demonstração do Fluxo de Caixa lista todas as entradas e saídas financeiras do caixa, que engloba o caixa físico da loja e as contas bancárias, e equivalentes, como investimentos de baixo risco e liquidez imediata.

Geralmente a DFC é feita anualmente pelas empresas, com exceção daqueles empreendimentos que possuem capital aberto e, portanto, precisam divulgar os dados obtidos por essa ferramenta a cada trimestre.

Essa necessidade de criação da declaração torna ainda importante fazer um acompanhamento eficiente do fluxo de caixa por parte da parte.

Caso você ainda não faça esse tipo de gestão, indicamos que faça o download gratuito da Planilha de Fluxo de Caixa que criamos para te ajudar a acompanhar a sua movimentação financeira diária.

Entre os recursos que você poderá aproveitar dessa planilha está o acompanhamento de:

  • recebimentos concluídos;
  • contas a pagar;
  • contas pagas;
  • recebimentos futuros;
  • controle de movimentação diário e muito mais.

Como analisar um fluxo de caixa?

Entendido o que é e como a sua empresa pode e deve usá-lo, seguimos para aprender como analisar a situação de caixa de uma empresa de maneira eficiente e, assim, obter os melhores resultados.

O primeiro passo é entender que você poderá precisar de uma boa ferramenta de gestão para fazer o acompanhamento de todas as informações. Esse recurso, como já citamos, pode ser um caderno, uma planilha ou até mesmo um software de gestão.

O software é a opção que mais indicamos, porque torna o processo em algo muito mais simples e rápido. Além de evitar que você tenha que retrabalhar em algum ponto e ainda permite o acesso a diferentes indicadores financeiros que contribuirão para a estratégia de negócios da empresa.

Com esse tipo de ferramenta, você terá acesso direto a informações, o que nos leva ao tópico seguinte, que é o que analisar em um fluxo de caixa, que são os seguintes pontos:

  • conferir o saldo inicial;
  • verificar receitas e despesas;
  • separar todos os dados por categorias;
  • anotar todas as entradas e saídas que aconteceram no período a ser analisado;
  • fazer uma projeção do fluxo de entrada de caixa;
  • atualizar essa lista.

Dito isto, confira a seguir uma explicação para cada um dos elementos do passo a passo!

1. Conferir o saldo inicial

O primeiro passo para analisar o fluxo de caixa de uma empresa é descobrir o quanto de dinheiro está em caixa. Ou seja, o que tem disponível para o seu negócio no momento. Sim, isso pode parecer um trabalho meio complicado, mas não é tão difícil e não pode, de nenhuma maneira, ser pulado.

Com esse dado em mãos, demarque um período de tempo no qual a análise de fluxo de caixa será feito. Pode ser um mês, por exemplo, mas não esqueça de estipular os prazos para você não acabar se perdendo e tendo que começar tudo do zero ou pior, desistindo.

2. Verificar as receitas e despesas

Terminada a primeira etapa, outro passo importante para analisar o fluxo de caixa de qualquer negócio é anotar todas as despesas e receitas da empresa. Isso é, aluguel, gastos com contas de luz, água e internet, compra de matéria-prima, pagamento de funcionários, etc.

Tudo deve vir junto com as datas em que os pagamentos vencem, ou seja, o limite para que eles sejam concretizados. Isso serve para trazer uma organização e permitir a identificação das futuras movimentações no fluxo de caixa.

3. Categorizar todos os dados

Anotou todas as despesas? Então agora se prepare para separá-las em diferentes categorias. Isso é importante para que você ou o seu gestor consiga encontrar mais facilmente as informações e não ficar perdido no meio de tantos números.

Vale destacar que não há uma ordem correta para essa divisão. Logo, você pode fazê-la de acordo com o que faz mais sentido para a sua empresa, podendo ser por setor ou por relevância para a manutenção da empresa, por exemplo.

4. Anotar as entradas e saídas

Assim que você começar a planejar em como analisar o fluxo de caixa, lembre-se que deve anotar tudo que entra e sai do seu negócio. Por exemplo, a quantidade de vendas do dia, uma dúvida inesperada causada pela quebra de algum equipamento e até mesmo aquele valor que será pago no crediário.

Caso esses dados não sejam registrados, ficará bem mais difícil descobrir de onde saiu aquele dinheiro que parece estar faltando ao fazer o relatório de caixa mais a frente. Portanto, não se esqueça deste passo.

5. Fazer uma projeção do fluxo de caixa

Em seguida, faça uma projeção das entradas e saídas do fluxo de caixa. Para isso, use como base os dados dos meses anteriores, para obter uma estimativa de como serão os próximos meses na parte financeira do negócio.

6. Atualizar todos os dados

Por fim, não pense que uma vez feita, a análise de fluxo de caixa está totalmente pronta. Ela precisa ser atualizada com frequência, para acompanhar as mudanças nos fluxos de entrada e saída e até mesmo para permanecer em dia com os gastos inesperados.

Ou seja, o passo a passo para analisar o fluxo de caixa é:

  1. Conferir o saldo inicial
  2. Verificar as receitas e despesas
  3. Categorizar todos os dados
  4. Anotar as entradas e saídas
  5. Fazer a projeção do fluxo de caixa
  6. Atualizar todos os dados

Como fazer análise vertical do fluxo de caixa?

Agora que você sabe como analisar o fluxo de caixa, é preciso saber qual você fará na sua empresa. Por isso, vamos explicar como funciona um exemplo de análise de fluxo de caixa do tipo vertical.

Em primeiro lugar, é preciso saber que esse tipo de análise avalia os números totais entre receitas e despesas, dentro de um único período.

Entre as informações que podem ser retiradas dessa análise está a capacidade de verificar o percentual de representatividade de cada setor da empresa ou a participação de cada unidade.

Por exemplo, é uma boa análise a ser feita em casos de empresas com filiais ou em negócios com loja física e outra virtual.

Ao analisar o fluxo de caixa verticalmente o objetivo é avaliar os resultados separadamente e a influência de cada um deles no cálculo final.

Como fazer análise horizontal do fluxo de caixa?

Outro exemplo de análise de fluxo de caixa é a horizontal, que compara os resultados da empresa ao longo de diferentes períodos.

Isso permite uma análise de comparação que contribui para uma avaliação sobre o crescimento ou retração do negócio. Também permite identificar problemas ou oportunidades.

Como o objetivo das empresas é crescer, é interessante que os indicadores de fluxo de caixa demonstrem isso, ou seja, que o período atual se demonstre mais positivo do que os anteriores.

O que é indicador de fluxo de caixa?

Um indicador financeiro é um tipo de índice que permite que você acompanhe a situação financeira do seu negócio. No caso do indicador de fluxo de caixa, ele pode ajudar a evitar gastos desnecessários, a não acumular contas e até mesmo a tomar a melhor decisão em relação a um investimento ou a própria gestão.

Dito isto, alguns dos indicadores de caixa são:

Por que analisar o fluxo de caixa da empresa?

Ao analisar o fluxo de caixa com frequência, você consegue ter informações mais precisas sobre os seguintes pontos importantes para a manutenção da sua empresa:

  • receitas e despesas;
  • sazonalidade;
  • previsibilidade e saldo acumulado.

Receitas e Despesas

O fluxo de caixa é a principal fonte de informação para a análise sobre as receitas e despesas da empresa.

É possível identificar se a sua empresa está ganhando mais dinheiro do que gastando, e isso é fundamental para o sucesso do negócio a curto, médio e longo prazo.

Para isso, basta subtrair as receitas das despesas e verificar se o resultado é positivo ou negativo.

Sazonalidade

Alguns períodos do ano são financeiramente mais interessantes do que outros. Ao fazer análise do fluxo de caixa é possível verificar isso e se preparar para tempos de alta e de baixa.

Previsibilidade e saldo acumulado

Ao acompanhar diária ou semanalmente o fluxo de caixa da empresa é possível fazer uma previsão para os próximos períodos identificando se o caixa irá fechar no negativo ou positivo.

Por exemplo, se você faz um acompanhamento semanal é possível, em grande parte das situações, prever se o mês irá terminar com saldo positivo ou negativo.

A informação ajuda, por exemplo, a criar estratégias para mudar o jogo e reverter situações desfavoráveis.

Como avaliar uma empresa pelo fluxo de caixa?

Se essa ferramenta tem tantas vantagens, como analisar uma empresa pelo fluxo de caixa dela?

Bem, como citamos acima, a partir da análise do fluxo de caixa é possível descobrir o quanto que a empresa tem disponível, e assim, é dá para ter uma noção bem precisa de como está a situação dela no mercado. Logo, se você planeja adquirir algum negócio, esse é um dos pontos que precisam ser observados com bastante cuidado.

Além do mais, ao realizar a projeção para os meses seguintes, há uma grande possibilidade de você já saber, ou ter um palpite bem certeiro, logo de cara de como serão os meses seguintes para o negócio. 

Ou seja, descobrir se ele será ou não um investimento lucrativo, de acordo com os acontecimentos dos meses anteriores. Legal, não é?

Ferramenta para a gestão do fluxo de caixa

Agora que você já sabe como analisar o fluxo de caixa, está pronto para colocar a mão na massa? Então que tal conferir uma ferramenta de gestão de empresas para te ajudar nessa tarefa?

Com o Awise você consegue ter o controle de caixa da sua empresa de maneira prática e rápida. Além do mais, com ele você ainda tem acesso ao controle de entregas, faz o balanço de estoque e até mesmo a relatórios sobre o desempenho do seu negócio.

Sabe o que é melhor? Você pode começar a usar o Awise hoje mesmo, de maneira 100% gratuita. Para isso, basta clicar aqui e alavancar os lucros da sua empresa!