Nosso país segue aquecido para a abertura de novos negócios. Em 2022, segundo o Governo Federal, foram mais de 3,8 milhões de empresas abertas. Mas será que todas elas conhecem o sistema de pagamento financeiro do país e como ele funciona? 

Para regulamentar as operações e contribuir para o controle financeiro de negócios de diferentes segmentos e portes, existe o Sistema de Pagamento Brasileiro (SPB). Ele determina regras e regulamenta processos ligados à liquidações e processamentos de operações.

Quer conhecer mais sobre o sistema de pagamentos brasileiro e entender por que ele beneficia seu negócio? Continue a leitura. 

O que é sistema de pagamento?

Sistema de pagamento é uma estrutura desenvolvida para operar como mediadora entre as empresas e instituições financeiras. Assim, é possível utilizar diferentes ferramentas (como boletos e cartão de crédito) para consolidar transações e receber pagamentos. 

E por falar em consolidação de transações… que tal baixar agora mesmo nossa planilha gratuita de controle de vendas no cartão? Insira os dados e não perca nenhum recebimento de vista!

Qual o sistema de pagamento brasileiro?

O Sistema de Pagamentos Brasileiro, conhecido como SPB, é a estrutura responsável pela viabilização da liquidação de operações e da transferência de recursos em operações comerciais. 

Ligado ao Banco Central do Brasil (BC), o SPB funciona como um grupo de instituições e entidades regulatórias que, de maneira integrada, possibilitam a realização de transações no país. 

Dessa forma, todas as operações financeiras realizadas entre pessoas físicas ou jurídicas são processadas com a mediação do SPB.

 Em resumo, entre os objetivos do sistema de pagamento financeiro do Brasil, estão: 

  • compensação e liquidação de transações;
  • gerenciamento de riscos;
  • conexão com instituições financeiras; 
  • prevenção de fraudes; 
  • transferência de fundos e outros ativos financeiros;
  • comunicação com entidades públicas e privadas; 
  • otimização das transações para reduzir o tempo de compensação.

Antes de seguir em frente, acesse gratuitamente a nossa planilha de planejamento financeiro anual!  

Qual a estrutura do sistema de pagamento financeiro do Brasil? 

De acordo com o portal do Banco Central do Brasil, o sistema de pagamento financeiro do Brasil compreende:

  • entidades;
  • sistemas;
  • procedimentos relacionados com a transferência de fundos e de outros ativos financeiros ou com o processamento, a compensação e a liquidação de pagamentos em qualquer de suas formas. 

Nesse sentido, fazem parte do SPB: 

  • sistemas de liquidação de transferências de fundos e de outras obrigações interbancárias, como a Centralizadora da Compensação de Cheques (Compe), a Cielo e a Redecard;
  • Sistema de Liquidação Diferida das Transferências Interbancárias de Ordens de Crédito (Siloc);
  • Sistema de Transferência de Fundos (Sitraf) e Sistema de Transferência de Reservas (STR);
  • sistemas de liquidação de transações com ativos financeiros, títulos, valores mobiliários, derivativos financeiros e moedas estrangeiras, que compreendem a C3, as câmaras de ativos, câmbio, derivativos e ações da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBovespa); 
  • Cetip S.A. – Mercados Organizados;
  • Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic);
  • instituições financeiras e seus clientes.

Agora você já conhece o funcionamento do sistema de pagamento financeiro do Brasil. É hora de entender como escolher o melhor mediador para gerenciar as suas movimentações na empresa. 

A seguir, você confere nossa seleção de dicas. 

Como escolher o melhor sistema de pagamento para sua empresa? 

Realizar o controle de transações financeiras de forma manual pode até funcionar quando a empresa faz vendas em pequena escala ou tem uma equipe enxuta para gerenciá-las. 

A partir do momento em que sua companhia ganha escala ou planeja ampliar o universo de atuação e vendas, é preciso ir além e buscar automatização.

As planilhas e blocos de notas, nesse caso, funcionam como aliados na organização dos dados que, oportunamente, são direcionados ao sistema.

Por isso mesmo, vale a pena incorporar planilhas completas como esta logo abaixo, disponibilizada gratuitamente para você. Faça o download e mantenha seu controle financeiro empresarial! 

Se, além da planilha, você busca uma forma de integrar operações, regulamentar as transações e assegurar a gestão das suas vendas, atente-se aos aspectos a seguir antes de escolher o sistema de pagamento. 

1- Tarifas

Antes de escolher seu sistema de pagamento financeiro, informe-se sobre as taxas praticadas pelas empresas fornecedoras. Lembre-se também de verificar se aquela com as menores taxas oferecerá uma boa gama de funcionalidades. Em alguns casos, essas variáveis são inversamente proporcionais. 

2- Integração de sistemas

A possibilidade de integrar programas e sistemas já utilizados à ferramenta de pagamento financeiro deve ser considerada antes da decisão final. 

Imagine contratar um serviço sem interface com seu e-commerce, por exemplo? Também é importante checar se há integração com a API da(s) plataforma(s) de pagamento utilizadas. 

3- Disponibilidade de recursos

Antes de bater o martelo e tomar sua decisão, busque informações sobre o portfólio de recursos oferecidos no sistema. 

Geração de relatórios, acesso a gráficos com as movimentações consolidadas e outros recursos, como e-mails de cobrança, são diferenciais que tornam a rotina de gestão financeira mais fluida e as equipes de vendas mais produtivas. 

4- Segurança

Com bons sistemas de pagamento, você tem um adicional controle antifraude, que, além de manter a integridade da operação, protege os clientes de golpes. 

Verifique se o potencial fornecedor tem selos de segurança e certificados que atestem seu compromisso com a proteção de dados e a lisura das transações realizadas pelo sistema.

Quais as vantagens de trabalhar com o sistema de pagamento financeiro? 

Agora, você já sabe como escolher o melhor sistema de pagamento financeiro para sua empresa. Ao tomar sua decisão, saiba que você terá acesso a diversos benefícios, tais como: 

  1. gastos reduzidos em relação a operações realizadas diretamente com instituições bancárias; 
  2. cobranças práticas e automatizadas, levando à redução da inadimplência
  3. pagamento simplificado; 
  4. gestão financeira eficaz; 
  5. maior integração da gestão de custos com a frente de caixa;
  6. recebimentos mais ágeis; 
  7. dados seguros e protegidos; 
  8. mais controle sobre o fluxo de caixa

Awise: seu sistema de controle de vendas, completo e gratuito! 

É hora de começar a trabalhar com um bom sistema de pagamento financeiro. E a dica é o Awise.

Nosso software é 100% gratuito, completo e simples.

Basta fazer o lançamento da venda e o sistema cuida de todo o resto: atualização automática de estoque, fluxo de caixa e relatórios.

Use o Awise para controlar as vendas e transforme sua gestão de pagamentos!