Se você gerencia um negócio digital, sabe que os pagamentos em boleto são uma modalidade bastante popular entre os consumidores. Nesse sentido, conhecer um bom programa para gerar boleto de pagamento pode te ajudar a poupar tempo e gerenciar seus dados financeiros com mais efetividade. 

De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), somente em pagamentos nessa modalidade, são arrecadados cerca de R$ 4 bilhões anuais no Brasil — o que reforça a importância de manter o meio de pagamento entre o leque de opções oferecidas ao consumidor. 

Caso esteja em busca de caminhos para simplificar a rotina, continue a leitura deste artigo. Vamos falar sobre as vantagens do programa para gerar boleto de pagamento e como fazê-lo na prática.

Como gerar um boleto para receber um pagamento?

Existem diferentes caminhos para gerar boletos de pagamento. A seguir, resumimos os principais: via instituições bancárias tradicionais, por meio de contas digitais e através de plataformas de gestão financeira.

1- Bancos tradicionais

A emissão de boletos por intermédio de instituições bancárias é uma das mais utilizadas modalidades de geração do documento.  

Neste caso, é preciso ter uma conta corrente em nome da empresa (conta PJ) aberta no banco em questão.  

Quando é necessário fazer a emissão, você sinaliza a demanda ao gerente e abre um contrato de permissão para a geração dos boletos. 

2- Bancos digitais

O processo de emissão de boletos em contas digitais é mais simples do que o realizado em instituições financeiras tradicionais.

Em casos como este, basta acessar o aplicativo e solicitar a emissão do boleto no valor desejado. O processo costuma ser instantâneo e o procedimento é simples. 

3- Plataformas de gestão financeira

Por fim, também é possível emitir boletos utilizando plataformas de gestão financeira. Nestes casos, basta verificar se a função está habilitada em contrato e se há restrições quanto ao número de documentos emitidos ou o valor máximo das operações. 

Quando há regulamentação prévia da funcionalidade nas plataformas, a emissão ocorre de forma simples e rápida.  

Saiba mais sobre a geração de boletos em nosso artigo completo sobre o assunto! 

Simplifique a gestão com um programa para gerar boleto de pagamento

Ainda que haja vários caminhos para a emissão, ter acesso a um programa para gerar boleto de pagamento pode simplificar o fluxo da sua empresa. 

Isso porque, em uma plataforma unificada, você economiza em duas variáveis de peso para a gestão: tempo e dinheiro.

A primeira variável é o tempo. Com um programa para gerar boleto de pagamento, o processo de arquivamento da remessa que será validada pelo banco é mais ágil do que seria se toda a transação fosse realizada diretamente com a instituição.  

A segunda é o dinheiro. Quando se faz o processo de criação de boletos diretamente com as instituições, são cobradas taxas referentes à emissão e compensação de cada boleto. Além disso, caso seja necessário fazer alguma alteração no documento, há a incidência de tributos extras. 

Por outro lado, quando se utiliza um sistema de emissão de boletos, as taxas tendem a ser menores ou cobradas de forma integral previamente, no momento em que o plano é adquirido. 

Por que é recomendável ter um programa para gerar boleto de pagamento? 

Além de poupar tempo e dinheiro, usar um programa para gerar boleto de pagamento oferece outros benefícios à rotina de gestão do negócio.  

A seguir, listamos alguns deles. 

1- Processo de cobrança mais fluído 

Empresas que usam programas de emissão de boletos com códigos de barras conseguem gerenciar seus fluxos de contas a receber com mais fluidez

Por sinal, o método de pagamento possibilita recursos como a conciliação de pagamentos (que reduzem a incidência de inconsistências nos registros financeiros) e o faturamento recorrente (com a emissão mensal automática de boletos).

Dica extra: aproveite para baixar agora nossa planilha GRATUITA para Controle de Contas a Pagar e Receber

2- Atendimento ao cliente mais ágil

Outro ponto de destaque do programa de emissão de boletos de pagamento é a agilidade no atendimento ao cliente

Se a sua empresa busca fidelizar consumidores, levando-os a novas compras, precisa assegurar que todas as necessidades identificadas na jornada de compra sejam atendidas. E isso inclui o momento do fechamento da transação.  

Se o consumidor optar por efetuar o pagamento via boleto, a empresa deve disponibilizar o documento de maneira rápida. 

3- Maior volume de vendas

Com um processo de compras fluído e um atendimento eficiente, o terceiro benefício vem como uma consequência. 

Afinal, a empresa consegue otimizar o tempo dedicado a tarefas operacionais (como a emissão e a gestão de boletos) e pode se dedicar a estratégias voltadas à captação, aquisição e fidelização de clientes, aumentando o volume de vendas do negócio. 

Vá além da geração de boletos: tecnologia para integrar processos e facilitar a gestão empresarial 

Agora que você já conhece as potencialidades e os benefícios do uso de um programa para gerar boleto de pagamento, é hora de ampliar ainda mais seu olhar. 

Já imaginou integrar a gestão financeira aos demais setores da sua loja? 

Com o, isso é possível.  

Nossa ferramenta é de graça e ajuda você a ter o controle de tudo, sem tirar o foco do que mais importa: vender.

Além de contribuir para organizar todo o negócio e aumentar suas vendas, o Awise ainda disponibiliza recursos que te ajudam a monitorar todos os resultados e acelerar o crescimento da sua loja.

Use o sistema de emissão de nota fiscal para lançar documentos, realizar cancelamentos, controlar devoluções e mais. Otimize sua gestão e fique em dia com suas obrigações fiscais e tributárias!