Fazer a geração de boleto é uma atividade essencial para qualquer empresa. Além de ser a segunda forma de pagamento mais utilizada no Brasil, ela é considerada bastante segura.

Assim, oferecer essa opção tem o potencial de atrair mais clientes para o seu negócio e estimular o aumento das vendas.

E não se trata apenas de facilidade na hora de pagar, viu? Permitir pagamento via boleto abre portas para milhões de brasileiros que não utilizam outras alternativas, como Pix ou cartão de crédito.

A melhor parte é que gerar um boleto é uma tarefa fácil e rápida. Em especial, isso acontece por causa do crescimento das fintechs, possibilitando que o processo seja feito com apenas alguns cliques na tela do celular.

E aí, quer descobrir como gerar um boleto de cobrança sem sair de casa? Então, continue lendo para conhecer 5 opções de plataformas!

Primeiramente, o que é um boleto?

Antes de saber como realizar a geração de boletos, é importante descobrir o que é isso. De maneira simplificada, um boleto bancário é um título de cobrança.

Isso significa que ele é um documento que permite que valores sejam cobrados por um emissor ou beneficiário.

Estes títulos podem ser quitados fisicamente em qualquer instituição, lotéricas e até mesmo pelos aplicativos de bancos.

Inclusive, tal facilidade faz com que esse seja um método de pagamento bastante popular entre os brasileiros.

Eles costumam ter um formato padrão, definido pela Federação Brasileira de Bancos, a Febraban. Por isso, todos possuem informações essenciais, para evitar que os valores sejam enviados para a conta errada ou que sejam pagos em atraso.

Quais são os principais tipos de boleto?

Normalmente, os boletos possuem pouca variação entre si, uma vez que são controlados por um padrão, justamente para garantir a regularidade das transações.

Atualmente, existe apenas um tipo desse documento, o boleto registrado.

Melhor dizendo, ele está ligado a uma instituição financeira. Essa fica responsável por fazer a mediação do pagamento entre as partes envolvidas, como uma forma de evitar fraudes.

Até 2017, existia outro tipo, o boleto sem registro, que foi banido pelo Banco Central e pela Febraban. Isso aconteceu porque ele não possuía nenhum tipo de aprovação legal. Portanto, era mais sujeito aos golpes.

Como funciona a geração de um boleto?

Daqui em diante, vamos entender como funciona a geração de um boleto. Para ficar bem claro, confira o exemplo a seguir.

Imagine que a empresa está de um lado de um rio, e o cliente do outro. No meio, ligando os dois, há uma ponte, que são as instituições financeiras. Essas, por sua vez, fazem com que o dinheiro que saiu de um lado, chegue no outro.

Simplificando, ele funciona como um meio para receber um pagamento. Fácil, não é?

Dito isso, ao emitir um boleto, você precisa ter uma conta em banco, que processará a movimentação para que você tenha acesso ao dinheiro.

O melhor de tudo é que o tempo entre a quitação do documento e o momento em que o valor cai na conta é, geralmente, de 2 a 3 dias úteis.

O que é um boleto gerado?

Você pode se questionar, também, sobre o que é um boleto gerado. Mas, calma, que não tem nenhum mistério. Esse é simplesmente um documento que foi emitido e, posteriormente, enviado para a pessoa que está sendo cobrada. Deu para entender?

Quais as vantagens de aceitar pagamento via boleto?

Para estar há tantos anos no mercado e ainda ser um dos favoritos dos brasileiros, devem existir algumas vantagens em utilizar o boleto bancário, não é mesmo?

Pois a verdade é que, sim, existem diversos pontos positivos em utilizar esse título, incluindo:

1. É barato

Fazer a geração de boletos na sua empresa é mais barato do que usar cartão de crédito, por exemplo.

É por isso que você vê muitas lojas oferecendo descontos aos clientes que optarem por essa via de pagamento. A propósito, esse incentivo facilita o processo de fidelização.

2. Todo mundo tem acesso

Esse é um dos motivos da popularidade dos boletos bancários. Em um país tão desigual economicamente, nem todas as pessoas têm acesso ao cartão de crédito ou à conta corrente em bancos.

Levando isso em consideração, quando você passa a aceitar pagamentos via boleto, abre a possibilidade de compra para muitos clientes que, de outra forma, não poderiam adquirir seus produtos.

3. É seguro

Depois da implementação do boleto registrado, os pagamentos via boleto ficaram mais seguros, tanto contra fraudes, quanto contra inadimplência.

E essa segurança é sentida não só pelo empresário, mas também pelo cliente, tendo em vista que o brasileiro conhece e confia, há anos, no sistema de pagamento por boleto.

4. As pessoas confiam

Como citamos no item acima, as pessoas confiam nos boletos bancários, sobretudo as que não sentem  confiança para comprar usando o cartão de crédito.

Isso pesa ainda mais quando se trata de compras via internet, como você vê abaixo.

5. Mais segurança na internet

Por mais que o mundo tenha entrado na era digital, algumas pessoas ainda se sentem inseguras na hora das compras online. O medo mais comum é o de inserir os dados do cartão de crédito e acabar sendo vítima de fraudes ou roubo de informações.

Em função disso, muitas acabam escolhendo pagar por boleto bancário. O principal motivo é que essa alternativa de pagamento costuma reduzir o número de golpes, desde que usada com sabedoria.

Como gerar um boleto de cobrança? 5 opções de plataformas

Após ver os benefícios, ficou com vontade de oferecer essa modalidade aos seus clientes? Então, veja a seguir quais são as plataformas para gerar boleto online e como usar cada uma.

1. Awise

Uma das maneiras mais simples de emitir um boleto atualmente é pelo Awise. Esse é um sistema de gerenciamento gratuito para empresas, que possui diversas outras funcionalidades para fazer seu negócio decolar.

No Awise, o método de geração de boleto é o seguinte:

  • faça o cadastro no sistema e abra uma conta PJ na Cora;
  • vá para a opção “configuração de pagamentos”;
  • clique em “recebimentos” e marque a opção “boleto”;
  • preencha as informações da venda, da empresa e da conta para receber;
  • clique em “salvar”.

Um diferencial do Awise é que é possível emitir um boleto parcelado. Isto é, divido de forma que seu cliente possa pagar o valor em diversas vezes. Após ser quitado, o sistema realizará a baixa automaticamente. Legal, não é mesmo?

2. PicPay

Saiba que também dá para gerar boleto de cobrança com código de barras pelo PicPay. A plataforma é aceita em todo o Brasil e possibilita que você receba dinheiro derivado de diversas outras formas de pagamento.

Para emitir um boleto, em primeiro lugar, deve-se acessar o site da empresa ou fazer o download do aplicativo. Em seguida:

  • acesse sua carteira;
  • selecione a opção de “adição”;
  • clique em “boleto bancário”;
  • informe o valor do boleto bancário e toque em “gerar boleto”.

Feito isso, ele já ficará disponível na plataforma e, também, será enviado para o seu e-mail, bastando encaminhá-lo ao seu cliente.

3. Banco do Brasil

Você pode realizar a geração de boleto pelo Banco do Brasil, que é a maior instituição do tipo do país. Esse método, no entanto, possui regras menos flexíveis. Logo, é indispensável ter uma conta do tipo BB Cobrança e um aplicativo para finalizar a solicitação.

Após logar em sua conta, o passo a passo para gerar um boleto é:

  • clicar em “menu cliente”;
  • informar os dados completos do seu cliente;
  • tocar em “avançar”;
  • ir para o menu “títulos” e marcar a opção “incluir”;
  • preencher os dados do boleto, como data de pagamento e valor;
  • escolher o cliente cadastrado correspondente;
  • ir para a aba “remessas” e escolher o boleto que deseja registrar;
  • clicar em “gerar” e gravar os dados do boleto de cobrança;
  • ir para o site do Banco do Brasil e entrar no campo de “gerenciador de remessas”;
  • fazer o login e adicionar o boleto que foi salvo anteriormente;
  • clicar em enviar.

Caso tenha restado alguma dúvida, assista a este vídeo que detalha passo a passo do processo.

4. PagSeguro

O PagSeguro é outra plataforma brasileira na qual você pode emitir um boleto de maneira simples e rápida. Para utilizá-la, é preciso:

  • instalar o aplicativo PagBank no celular;
  • tocar na opção “vendas” no menu;
  • selecionar o campo “cobrança via boleto” e pedir para “criar nova cobrança via boleto”;
  • informar todos os dados da venda e do comprador;
  • selecionar a opção “gerar boleto” e pronto.

Após isso, é possível compartilhar o boleto ou apenas o código de barras e aguardar o pagamento dele. A geração do documento é sem custos, porém, o sistema cobra uma taxa de R$ 3,99 por cada pagamento recebido.

5. Mercado Pago

Para utilizar o Mercado Pago na geração de boletos, basta acessar o site e fazer o login na sua conta. Em seguida:

  • clique em “link de pagamento”;
  • escolha a opção “criar novo”;
  • preencha todas as informações sobre a venda;
  • toque em “mais opções” e selecione o meio de pagamento como “boleto”;
  • para finalizar, clique em gerar e compartilhar.

Como receber pagamento via boleto?

Você aprendeu como fazer a geração de boleto pela internet, mas sabe como receber o pagamento por ele? Bem, para isso, é necessário apenas ter uma conta na plataforma utilizada e, em alguns casos, o aplicativo instalado no celular.

Uma dica é optar por uma conta CNPJ (empresarial), que possui diversos benefícios para o negócio, como descontos progressivos e taxas simplificadas.

MEI precisa pagar tarifa na geração de boleto?

Você aprendeu como emitir um boleto de cobrança, mas eles são grátis? A resposta para essa dúvida é: depende.

As instituições financeiras possuem autonomia para definir se cobrarão alguma taxa, seja na hora da criação ou no momento em que o dinheiro cai na conta.

O mesmo vale para quem é microempreendedor individual (MEI), já que pode ou não existir tarifa para emitir boleto sendo MEI.

Normalmente, as instituições oferecem valores menores ou até um número gratuito para empresas que se encaixam nessa categoria. Por isso, é muito importante pesquisar bem antes de escolher qual plataforma utilizar.

Tem dúvidas sobre o pagamento de imposto para MEI? Então, confira no vídeo abaixo quais tributos essa categoria paga!

É possível emitir boleto MEI sem o CPF ou CNPJ do cliente?

Não, para emitir um boleto de cobrança, é necessário ter as informações do CPF ou CNPJ do seu cliente. Esses dados dão legalidade para o título e ajudam a diminuir os riscos de inadimplência ou fraudes no pagamento.

>>>> Veja mais: como cobrar um cliente inadimplente? 10 dicas para diminuir a inadimplência

Otimize a geração de boletos e alavanque seu negócio

Gostou de aprender como gerar um boleto de cobrança e está preparado para adotar essa opção de pagamento? Agora, aproveite para conferir todas as funcionalidades do Awise para seu negócio.

Como já falamos, esse é um sistema de gestão de empresas que, além de fazer a geração de boletos, permite que você:

  • controle o estoque;
  • crie etiquetas personalizadas;
  • faça a precificação completa dos produtos;
  • personalize o PDV (ponto de venda);
  • controle o caixa;
  • emita notas fiscais;
  • e muito mais.

O melhor de tudo é que o Awise é grátis, para sempre. Faça um teste hoje mesmo e veja na prática o que ele pode fazer pela sua empresa!