Contratar um banco digital para empresas está se tornando bastante comum para os pequenos empresários, especialmente para quem é MEI. Isso porque, com a tendência de o mundo caminhar cada vez mais para o digital, o setor financeiro não teria como  ficar para trás.

Entretanto, apesar de a contratação de um banco digital para empresas estar sendo a escolha de muitos empresários, sempre é necessário se analisar muito bem se esta contratação vale realmente a pena. Quando consideramos que o MEI é um empreendedor individual e, por isso mesmo, geralmente empreende sozinho, entendemos que cada centavo e cada economia de tempo contam.

Quando o orçamento é limitado e o tempo também, independente da ferramenta que decidimos contratar, ela sempre deve representar economia nestes dois aspectos. Não há tempo a perder. Gastos inúteis não são permitidos.

Em função de tudo isso, estamos trazendo este artigo, onde você vai entender:

 

Vamos lá, então? Antes de tudo, é claro, vamos entender os conceitos básicos do que é cada coisa:

O que é um banco digital?

Um banco digital é um banco que funciona somente pela internet, sem uma agência física. A conta é aberta pela internet e as transações também acontecem somente online.

Para abrir uma conta digital e para usar as suas funções, é necessário ter o aplicativo do banco escolhido, instalado no celular.

Cada vez mais pessoas aderem a contas digitais para organizar suas finanças, gerenciar o seu dinheiro e para trocar a burocracia dos bancos tradicionais pela facilidade de fazer tudo com apenas alguns toques na tela do celular. 

Como hoje em dia, praticamente tudo acontece pela internet, as instituições financeiras que criaram os bancos digitais estão somente seguindo a grande tendência mundial: transferir tudo para o digital.

Banco digital para empresas: conta para CNPJ vale a pena para MEI?

O que é um banco digital para empresas

Um banco digital para empresas segue o mesmo conceito de um banco digital tradicional. O diferencial são as taxas e os tipos de serviços oferecidos. Quando você contrata um banco digital para CNPJ você tem acesso a serviços que geralmente não são oferecidos em contas para CPFs. Além disso, as taxas são diferenciadas e os benefícios são direcionados às necessidades dos empresários e dos seus negócios.

Quais os benefícios de uma conta digital para empresas?

Uma conta digital para empresas oferece diversas vantagens frente aos bancos tradicionais. Você pode, por exemplo, emitir boletos para receber pagamentos de seus clientes, como ensinamos aqui. Também é possível, em alguns bancos digitais, criar links de pagamento para receber por suas vendas online.

Claro que, muitos desses serviços são cobrados ou possuem limites de uso por cada mês, entretanto, sempre há a possibilidade de se contratar mais vantagens com taxas pensadas para quem tem CNPJ.

Além disso, as taxas que acabamos de citar são muito mais baixas que as taxas e juros cobrados pelos bancos tradicionais. Uma vez que os bancos digitais para empresas não têm estrutura física para manter, eles podem aplicar preços mais baixos do que seus concorrentes.

Também podem cobrar mais barato por seus serviços porque eles acontecem diretamente pela internet, sem a geração de papel e nem burocracia.

Banco digital para empresas: conta para CNPJ vale a pena para MEI?

Vale a pena abrir uma conta PJ?

Levando em conta os serviços prestados e a facilidade trazida para o dia a dia do empresário, pode sim, valer a pena abrir uma conta PJ, ou conta digital para empresas, como citamos. Entretanto, sempre vai ser necessário se fazer uma pesquisa antes da escolha. Hoje em dia existem inúmeros bancos que oferecem conta digital. Inclusive, os bancos tradicionais também já estão se adaptando à nova realidade e criando aplicativos que oferecem os mesmos serviços e taxas de juros.

Por isso, na hora de pesquisar você deve estar atento a duas coisas:

  • Se os juros cobrados pela conta PJ são mais vantajosos do que dos bancos concorrentes ou tradicionais;
  • Se a sua conta tradicional já não oferece os mesmos benefícios que você teria contratando uma conta PJ.

Se a contratação de um banco digital for economicamente vantajosa para você, vale a pena sim, abrir uma conta PJ. Isso porque, poder fazer todas as suas transações bancárias sem precisar ir até uma agência poupa tempo e também dinheiro.

Banco digital para MEI vale a pena?

No caso do MEI, a contratação de uma conta digital para empresas pode ser ainda mais vantajosa em função das taxas de juros menores e dos serviços que facilitam o ato de cobrar dos seus clientes sem sair do lugar, pela internet.

Além disso, como dissemos acima, geralmente um MEI atua sozinho, por isso, qualquer poupança de tempo e aumento de agilidade são vantajosos.

Principalmente no caso do MEI: tempo é dinheiro.

A centralização de todos os serviços bancários em um aplicativo de celular traz facilidade para o MEI que contrata uma conta digital, além de ele ter acesso a serviços que vão facilitar, também, a vida dos seus clientes.

No vídeo abaixo, você pode entender melhor sobre ter um banco digital para sua empresa.

 

Quais os melhores bancos digitais para MEI e CNPJ?

Como dissemos acima, cada vez mais instituições estão oferecendo a abertura de conta PJ ou contas digitais para empresas. Vale a pena analisar qual dessas instituições oferece os benefícios e taxas de juros que mais se adaptam às necessidades do seu negócio.

Vamos falar um pouco sobre os melhores bancos digitais para MEI e CNPJ:

Nubank

O Nubank é o banco digital mais conhecido e usado do país. Inclusive, há grandes chances de você já ter uma conta com eles para gerir as suas finanças pessoais. Quando se trata de empresas, o Nubank tem uma conta digital para empresas que se chama PJ Nubank. Nesse serviço, criado especialmente para PJs, não há tarifas de manutenção de contas.

Além disso, o banco ainda oferece aos empresários, cartão de débito sem anuidade, a geração de boletos bancários, transferências sem limite de valor e gratuitas, emissão  dos DAS do Simples, e muito mais.

C6 Bank

Quando se trata de vantagens para MEI em contas digitais, o C6 Bank para MEI também se destaca. Com uma conta digital do tipo, o empresário não paga anuidade em cartão de crédito e débito e nem na manutenção da conta. Além disso, para os empresários que vendem mais de R$3.500,00 por mês não pagam a adesão à maquininha C6 Pay SuperMini e recebem os pagamentos feitos dessa forma, diretamente na conta C6.

Outra vantagem que o C6 Bank tem à frente dos outros bancos digitais é oferecer saques gratuitos pela rede de Caixas do Banco24Horas. Também são 100 transferências gratuitas por mês e gerar boletos para depósitos na própria conta.

Banco Inter

O Banco Inter PJ também não cobra tarifas de seus clientes MEI. Com o seu aplicativo de uso bastante facilitado, o MEI pode gerar até 100 boletos de pagamento sem pagar nada por isso, além de poder fazer até 100 TEDs por mês, sem cobrança.

PicPay

É claro que o PicPay não poderia ficar de fora desta lista, afinal, o brasileiro ama cada vez mais essa carteira digital. O PicPay Empresas oferece várias vantagens para quem tem CNPJ. Além dos recursos tradicionais, nessa conta digital você não paga taxas de adesão, aluguel ou mensalidade, pode vender à vista ou parcelado em até 12x, escolher quando receber e quanto pagar de taxa por venda, além de acompanhar suas vendas por celular ou computador.

Enfim, apesar de você ter conhecido as principais vantagens de cada banco digital para empresas neste artigo, não deixe de fazer uma pesquisa mais aprofundada na hora de abrir uma conta. Afinal, sempre há uma instituição que oferece mais vantagens nos benefícios que você procura para o seu negócio e para o seu bolso.

E aí, você usa alguma conta digital que não aparece nesta lista mas oferece vantagens? Não deixe de comentar com a gente aqui na caixa de comentários.