O link de pagamento é mais uma destas ferramentas que vieram para facilitar a vida do varejista e de quem mais trabalhe com vendas online. Hoje em dia, cada vez mais formas de pagamento estão surgindo, tendo em comum a facilidade de uso e a agilidade ao gerar e receber.

Como todo cliente tem pressa, tanto o Pix quanto o link de pagamento são opções robustas e mais alinhadas com a urgência da atualidade. Evidentemente, não é somente o cliente que tem pressa. Os vendedores também têm pressa em ver na conta, o mais rápido possível, o valor recebido por suas vendas. 

Por isso, gerar link de pagamento diretamente no seu celular é uma das melhores possibilidades que surgiu atualmente. Neste artigo, você vai aprender a fazer isso e, também vai descobrir:

 

É claro que, se você chegou até este artigo, você também vende os seus produtos pela internet, não é? Talvez seja interessante para você saber como gerar boletos bancários, como a gente ensinou neste artigo, aqui. Todas as formas de pagamentos que podem ser enviadas por e-mail ou pelos mensageiros instantâneos como o WhatsApp, são bem vindos para quem vende online. 

Mas, vamos ao que interessa:

O que é link de pagamento

O link de pagamento é uma URL ou link, gerado por um aplicativo. Esse link pode ser enviado pelo vendedor por e-mail, WhatsApp ou qualquer outro mensageiro instantâneo e permite que o cliente faça o pagamento à vista ou parcelado no cartão de crédito.

Essa forma de pagamento tem se popularizado muito, uma vez que, cada vez mais pessoas estão vendendo seus produtos pelas redes sociais. A facilidade trazida, tanto para o cliente quanto para o vendedor tem colocado o link de pagamento como o método favorito de quem trabalha dessa forma.

Como receber pagamentos pela internet

Com o link de pagamento você consegue receber os pagamentos dos seus clientes sem depender de maquininhas de cartão de crédito, uma vez que basta gerar o link em seu aplicativo favorito e enviar para o seu clientes.

O método ainda facilita suas vendas por permitir o parcelamento no cartão, algo que atrai muito mais clientes que, apesar de desejarem o seu produto, podem não ter condições de pagar à vista por eles.

Como funciona o link de pagamento

O link de pagamento funciona de uma maneira bem simples. Dentro do aplicativo financeiro de sua escolha você gera o link de pagamento, inserindo o valor que deseja cobrar, os seus dados principais, o nome do produto e as formas de pagamento que você permite.

Depois de gerado, este link deve ser enviado para o seu cliente, que vai clicar no endereço eletrônico que você enviou e vai ser levado para uma página de pagamento na internet. Nesta página o seu cliente vai decidir de que forma deseja pagar e pronto!

Você pode escolher se quer receber o valor pago na hora ou se deseja receber todos os pagamentos no final do mês. Lembrando que todas estas transações têm taxas que devem ser avaliadas por você antes de tudo.

Como gerar link de pagamento

Existem várias empresas que já oferecem a geração de links de pagamento através de seus aplicativos. As mais conhecidas são Mercado Pago, PicPay e Pag Seguro. Por isso, antes de tudo, o primeiro passo é você escolher qual delas você prefere, analisar se as taxas cobradas cabem no seu bolso, baixar o aplicativo e se cadastrar.

No vídeo abaixo, você também encontra um passo a passo para gerar link de pagamentos online em todas essas plataformas:

Link de pagamento PicPay

O PicPay foi criado para descomplicar a vida de quem precisa fazer pagamentos. Além de diversas outras funcionalidades, ele permite que você faça cobranças por link de pagamentos. Vale lembrar que caso você queira usar essa função com finalidades comerciais, você deve usar o aplicativo para empresas do PicPay. 

Para gerar link de pagamento no PicPay basta seguir esse passo a passo:

  1. Abra o PicPay no seu celular e clique em cobrar:

gerar link de pagamento picpay

  1. Selecione “Cobrar por link” e coloque o valor que deseja cobrar:

gerar link de pagamento picpay

  1. Aperte o botão “Compartilhar código” e clique em “Compartilhar link”.

link de pagamento picpay

Link de pagamento Mercado Pago 

Gerar link de pagamento no Mercado Pago também é bastante fácil. A própria plataforma disponibiliza o seguinte passo a passo em seu site:

  1. No aplicativo do Mercado Pago, clique em Cobrar com link;

link de pagamento mercado pago

  1. Em seguida, clique em “Criar novo” e preencha com uma descrição para seu produto;

link de pagamento mercado pago

  1. Em seguida, insira o valor do seu link de pagamento, usando apenas números e vírgulas;

link de pagamento mercado pago

link de pagamento mercado pago

  1. Última etapa: customize seu link com uma foto;

link de pagamento mercado pago

  1. Pronto! Agora é só clicar em “Criar e compartilhar”, copiar a URL para enviá-la aos clientes ou compartilhá-la através do WhatsApp, Facebook, Twitter ou e-mail.

link de pagamento mercado pago

Link de pagamento PagSeguro

Gerar link de pagamento no PagSeguro é bastante prático. Basta seguir esse passo a passo que a plataforma postou em seu site:

  1. Abra o App PagBank e clique em Vendas;

link de pagamento pagseguro

  1. Selecione a opção Link de Pagamento;

link de pagamento pagseguro

  1. Clique em Criar link de Pagamento e siga as instruções;

link de pagamento pagseguro

  1. Tá pronto! É só compartilhar nas redes ou copiar e colar o link na mensagem e enviá-la.

link de pagamento pagseguro

Tudo bem simples, não é? Agora que você já sabe como gerar link de pagamento para receber de seus clientes, com certeza as suas vendas vão aumentar, assim como a facilidade na sua vida e na vida de seus clientes.