Tem dúvidas sobre os benefícios de um sistema de recebimento de contas? Então, você está no lugar certo. 

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da ferramenta para o planejamento financeiro empresarial, bem como para sua sustentabilidade no longo prazo. 

Isso porque, de acordo com o Sebrae e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), quase 60% das empresas vão à falência nos primeiros cinco anos.

Entre os Microempreendedores Individuais, as justificativas para o fim do negócio evidenciam nosso argumento: 7% finalizaram as atividades por não obter lucro, e 20% por faltar capital.

Não seja parte desta triste estatística. É hora de entender como usar o sistema de recebimento de contas a favor da perenidade da sua empresa! 

O que é o sistema de contas a receber?

Sistema de contas a receber é uma plataforma digital focada em organizar todas as informações relacionadas aos recebimentos da empresa, assegurando o acompanhamento de prazos e a redução da inadimplência.

Fazem parte do escopo de ferramentas disponíveis pelo sistema aquelas que ajudam a:

  • acompanhar status de vendas de cada cliente;
  • gerenciar formas de pagamento escolhidas;
  • acompanhar prazos e datas; 
  • reduzir erros de controle. 

Se você ainda tem dúvidas sobre quais valores correspondem às contas a receber da sua empresa, aqui vai um guia para não errar mais. 

Contas a receber são todos os valores devidos à sua empresa, ou seja, aqueles que vão entrar no caixa, incluindo: 

  • vendas de produtos ou serviços;
  • retorno de investimentos;
  • aportes de investidores;
  • restituições tributárias.

Quais são as principais formas de recebimento?

É importante ter em mente que diferentes formas de recebimento constituem as contas a receber da empresa. Portanto, se sua companhia trabalha com uma ou mais modalidades de pagamento, todas elas devem constar no seu controle interno. 

As formas de recebimento mais utilizadas em lojas e estabelecimentos comerciais são: 

  • dinheiro em espécie;
  • Pix;
  • boleto;
  • cartões de crédito e débito;
  • NFC (pagamento por celular);
  • tickets e vales.

Aliás, se você se pergunta “como receber pagamento de contas em seu estabelecimento”, saiba: quanto mais variado for o leque de opções dado ao cliente, mais chance você terá de converter a venda, afinal, o meio preferido pelo consumidor estará entre as opções oferecidas. Siga conosco para entender melhor!

Por que trabalhar com recebimento de contas? 

O outro lado da moeda de disponibilizar diversos métodos de pagamento é justamente a importância de trabalhar com o recebimento de contas. 

Ter controle de todas as entradas (e saídas) financeiras da empresa é fundamental para assegurar a saúde do negócio e identificar, de forma precoce, as possibilidades de inadimplência que podem levar a crises.

Além de prevenir intercorrências, o controle de recebimentos fornece informações estratégicas para a empresa. 

Ajuda, por exemplo, a definir o perfil dos melhores compradores. O que eles adquirem? Como pagam? A partir desses dados, você traça ações e promoções específicas para fidelizá-los

Antes de seguir em frente, comece a organizar suas contas a pagar e receber agora mesmo! Baixe gratuitamente nossa planilha e não perca nenhuma movimentação de vista! 

Vantagens do sistema de recebimento de contas

Para extrair o máximo de informações estratégicas do seu recebimento de contas, é vital contar com um sistema que organize e integre todos os dados relacionados a esta etapa do fluxo. 

Mas não pense que essa é a única vantagem de usar a tecnologia como aliada. Veja, a seguir, mais alguns benefícios da adoção de uma ferramenta de gestão de contas a receber. 

1- Custos reduzidos

Quando você tem controle sobre os valores que entram no caixa, consegue direcionar os recursos da empresa de maneira mais estratégica e efetiva. Isso reduz o desperdício financeiro e ainda possibilita uma negociação embasada com os fornecedores. 

2- Gestão otimizada

Outro benefício do sistema de recebimento de contas é a otimização da gestão de recursos. 

Com um sistema colaborativo e acessível de qualquer lugar (sem que seja necessário levar cadernos e notas para todo canto), você, na figura do gestor, tem mais facilidade para observar e direcionar os recursos financeiros disponíveis — uma das habilidades essenciais para garantir o futuro dos negócios. 

3- Menor inadimplência

Clientes inadimplentes são o pesadelo de toda empresa. Agora, imagine que você sequer tenha o controle sobre todas as dívidas abertas. Com o sistema de recebimento de contas, nenhuma data de pagamento se perde. Você controla antecipadamente todos os prazos e, em especial, pode estruturar planos estratégicos de cobrança. 

Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e conhecer nossas dicas exclusivas para cobrar clientes inadimplentes: 

4- Controle de riscos 

Por fim, acompanhar os recebimentos da empresa por meio de um sistema contribui para controlar os riscos e prever potenciais crises. 

Se, por exemplo, o sistema aponta que a inadimplência começou a crescer nos últimos tempos, o sinal pode indicar uma tendência ao não-pagamento em decorrência de alguma situação do mercado. 

É hora de pausar campanhas de estímulo às compras e redirecionar os esforços para iniciativas que levem à redução das dívidas. 

Gerencie suas contas a receber com o Awise 

E aí, entendeu por que é importante investir em um sistema de contas a pagar e receber online? Então, prepare-se para a melhor parte: uma dica de software para começar a usar agora mesmo! 

Awise é o nosso sistema completo e 100% gratuito para controle de vendas. Com ele, você otimiza o acompanhamento dos dados da empresa e dos clientes, gerencia suas contas a receber e a pagar e controla todo o fluxo de caixa em uma só plataforma. 

Quer otimizar o tempo da sua equipe, ter controles diários mais seguros e usar seus dados financeiros a favor da estratégia da empresa? 

Experimente o Awise agora mesmo!