Saber como cobrar um cliente inadimplente é muito necessário quando se fala de Brasil. Não que o brasileiro não goste de pagar suas contas. Longe disso! 

Acontece que, aqui no país, os índices de inadimplência crescem de maneira assustadora a cada crise econômica ou a cada vez que a inflação aumenta.

Esses fatores, entre outros, sempre impactam na maneira com que o brasileiro faz o pagamento de suas faturas, uma vez que, em tempos de crise, a sobrevivência é a principal prioridade.

Entretanto, apesar de todos nós sermos capazes de entender todas estas motivações e os seus resultados, é impossível para o empresário arcar sozinho com os as contas do negócio caso não receba de seus clientes, os pagamentos em dia.

Todas as empresas que possuem um bom planejamento financeiro, sentem menos os impactos da inadimplência. Mas, isso não quer dizer que as contas a receber não têm impacto negativo no fluxo de caixa do negócio. Quando há muito dinheiro na rua, é grande o risco de faltar dinheiro em caixa para se manter os custos fixos do negócio. 

Não há escapatória: em algum momento, todos os empresários vão ter que lidar com clientes inadimplentes. Isso fica claro quando vemos os dados trazidos por uma pesquisa recente do Serasa: Em outubro de 2021, o número de inadimplentes no Brasil atingiu 63,4 milhões, o maior índice registrado desde julho de 2020 (63,5 milhões).

Qual o caminho, então, uma vez que não temos como fugir da inadimplência? Traçar estratégias para lidar com ela e com os clientes inadimplentes da melhor forma, como você vai aprender neste artigo, além de:

O que fazer para acabar com a inadimplência?

Além de saber como cobrar um cliente inadimplente, é importante ir à raiz da situação e engendrar estratégias que visem acabar com a inadimplência. É claro que zerar os atrasos e a falta de pagamentos é impossível mas, diminuir consideravelmente é possível, sim. 

Basta criar um plano de ação com esse objetivo e executar ele da maneira correta.

É para ajudar você nisso, que a gente separou as dicas que você pode ler no artigo, e através do vídeo abaixo.

 

Dicas de como diminuir a inadimplência

As dicas a seguir são um bom caminho para se diminuir a inadimplência, entretanto, não representam uma via única. Você pode incrementar elas de acordo com o seu tipo de negócio e com a sua experiência. Vamos lá:

1. Controle as datas de pagamento

Para saber se um cliente está inadimplente você precisa saber a data de vencimento dos seus boletos, não é mesmo? Por isso, você deve fazer o controle completo, seja em um caderno seja em uma planilha Excel grátis, com a data da compra, a data do vencimento dela, o nome e os dados gerais do cliente. Assim, você pode acionar lembretes que avisem você sobre as datas em que cada conta entrar em atraso.

2. Escolha uma data para verificar atrasos

Uma dica que também pode se mostrar efetiva na hora de controlar a inadimplência é ter uma data específica no mês, ou até mesmo na semana, para verificar quais clientes ficaram inadimplentes no período. Assim, você parcela esta tarefa e diminui o esforço na hora de cobrar o cliente inadimplente, uma vez que você está fazendo este trabalho por partes.

3. Aceite mais formas de pagamento

Não só de boletos de pagamento vive o consumidor brasileiro. Quase todo brasileiro possui mais de uma forma de pagamento, hoje em dia. Principalmente depois da popularização do cartão de crédito e do PIX. Quando você aceita mais formas de pagamento, você aumenta as chances de receber aquela parcela atrasada. Inclusive, criamos alguns artigos ensinando sobre novas formas de pagamento:

4. Antecipe seus recebíveis

Em caso de aperto econômico, o empresário também tem como antecipar os valores que têm para receber. Pelo menos quando o cliente pagou pela mercadoria com cartão de crédito. Claro que, para fazer isso, geralmente se paga algum juro mas, vale lembrar que, esta estratégia é somente para um momento de urgência.

5. Notifique por mensagens instantâneas

Hoje em dia é comum manter contato com seus clientes via mensageiros instantâneos como Messenger e WhatsApp. Inclusive, as coisas mudaram tanto nos últimos anos que, atualmente, muitos empresários preferem até fazer toda a venda pelo WhatsApp.

Por isso, caso você tenha a permissão do seu cliente para entrar em contato dessa forma, não deixe de enviar uma mensagem para ele pouco antes de a fatura dele vencer. Essa antecipação tem uma razão, como você vê abaixo:

6. Avise com antecedência

Esse é um dos motivos de a gente ter dado a dica de criar lembretes para contas que estão entrando em atraso: para que você possa cobrar seu cliente com antecedência. 

Quando você avisa seu cliente que uma fatura está perto da data de vencimento, este aviso parece sempre amigável, uma vez que não há, para o cliente, a pressão de o pagamento já estar atrasado. Ou seja, um aviso não soa como uma cobrança e aumenta as chances de o cliente fazer o pagamento, até mesmo antecipado.

7. Faça premiação para clientes que pagam em dia

Isso estimula o cliente a verificar com atenção a data de vencimento de cada fatura, uma vez que ele está interessado nos benefícios oferecidos pela sua loja. A premiação pode ser o que você escolher e couber no bolso da sua empresa: desde descontos em novos produtos ou na própria mensalidade, a brindes dos mais diversos.

8. Alie estratégias

Como dissemos no começo desse artigo, você pode e deve usar a sua criatividade para criar estratégias para combater a inadimplência. Aqui, a dica é: que tal você unir duas estratégias benéficas para sua empresa?

Você deve saber os benefícios da queima de estoque, não é? Faz circular aquela mercadoria que já não tem mais esperança de sair do seu estoque.

Que tal, então, você oferecer descontos imperdíveis nesses produtos, somente para os clientes que pagam suas faturas em dia?

9. Dê a chance de negociação

Como dito acima, ninguém gosta de estar inadimplente. Muitas vezes o cliente atrasou a sua fatura por dificuldades econômicas de última hora, questões econômicas ou mesmo, de saúde. Nunca sabemos o que se passa na vida do outro!

Por isso, sempre ofereça formas de o cliente negociar com a sua empresa o pagamento de suas faturas em atraso. Isso, além de evitar o seu prejuízo, ainda fideliza o cliente, pela abordagem amigável.

10. Use uma abordagem amigável

Ninguém gosta de ser cobrado, independente de estar inadimplente ou não. Por isso, sempre que precisar fazer uma abordagem para cobrar seu cliente, analise o tom de voz usado ou o tom do texto enviado. Uma má experiência nesse caso, pode levar o cliente a se sentir ofendido e não comprar mais na sua loja. Inclusive, essa abordagem é o foco do próximo tópico:

Como cobrar um cliente inadimplente? 10 dicas para diminuir a inadimplência

Como cobrar um cliente inadimplente?

Saber como cobrar um cliente inadimplente é dominar a arte da abordagem amigável. Isso porque, as consequências de o cliente se sentir ofendido com a cobrança são enormes. Em função disso, existem modelos prontos de cartas de cobrança, com os mais variados tons e que, em sua maioria, são conhecidos dos clientes por serem padrão. Com cartas de cobrança do tipo, você corre menos riscos, uma vez que há uma linguagem específica para cada tipo de situação. Por isso, vamos à última dica:

Envie cartas de cobrança

As cartas de cobrança costumam ser a melhor forma de se cobrar um cliente inadimplente. Seja pela sua eficácia seja pelo tipo de abordagem, o fato é que elas funcionam, tanto pro cliente quanto pro empresário.

Pensando nisso, a gente criou vários modelos de carta de cobrança grátis. Para baixar, basta clicar no botão abaixo:

Modelos de carta de cobrança grátis