O Facebook, dono do WhatsApp, acaba de trazer mais uma boa notícia para os empresários brasileiros. Agora, vai ser possível fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp e pelo WhatsApp Business.

Esta funcionalidade cai como uma luva para o empresariado nesta época de pandemia de Coronavírus, uma vez que permite que pagamentos sejam feitos à distância, sem contato, pelo mesmo aplicativo onde, muitas vezes, acontece o atendimento.

Esta é a segunda vez que o Facebook cria uma funcionalidade dentro do WhatsApp que é perfeita para os empresários. Como a gente noticiou aqui, no final do ano passado a empresa já havia aberto a possibilidade de lojistas criarem um catálogo de produtos dentro do próprio WhatsApp.

Como a gente já vem dizendo há algum tempo, a pandemia de Coronavírus fez grande parte do empresariado levar a venda dos seus produtos para as plataformas online. Isso porque, vender desta forma protege, tanto os colaboradores quanto os próprios clientes da contaminação da Covid-19.

Nós do QuantoSobra, inclusive, temos trazido vários artigos sobre a importância dessa migração para as plataformas online e, também, temos ensinado como atender e vender por estas plataformas nesta época de pandemia.

Você pode encontrar estes artigos:  

Aqui: Como vender pelo Instagram;

Aqui: Como enviar seus produtos pelos Correios;

Aqui: Como vender mais durante a Pandemia de Coronavírus;

E aqui: Coronavírus: o que muda para o empregado e empregador com a MP 927/2020.

Se você ainda não leu estes artigos, eu recomendo que você leia este artigo aqui, onde eu falei sobre a importância de o varejista migrar para plataformas E-commerce durante e depois da pandemia.

Além disso, se você ainda não usa o WhatsApp Business para vender e atender e quer aprender como fazer isso e como criar um catálogo com os seus produtos dentro do aplicativo, a gente ensinou estes passo a passos, aqui:

Este artigo que você está lendo é a continuação desta lista de textos, criados pela gente para ajudar os empresários a enfrentar esta crise trazida pelo Coronavírus. 

Vamos ao que interessa:

Como fazer e receber pagamentos pelo WhatsApp e WhatsApp Business

Para receber pagamentos pelo WhatsApp o processo é bem simples, como você vai ver a seguir.

Este método de pagamento existe, pelo menos por enquanto, somente aqui no Brasil. De acordo com o Facebook, o motivo é a importância que as pequenas empresas têm para a economia do nosso país:

“Sabemos que os usuários locais amam o WhatsApp e entendemos que o fornecimento desse recurso pode ajudar a acelerar a conscientização e a adoção de pagamentos digitais”, disse um porta-voz da empresa.

como receber pagamentos pelo WhatsApp

O recurso de pagamentos vai estar disponível, de início, somente para quem tem cartões de débito ou de débito e crédito Visa e Mastercard dos bancos Nubank, Sicredi e Banco do Brasil.

Já quem for usar o recurso pelo WhatsApp Business, deve ter uma conta Cielo e vai poder receber e solicitar pagamentos ilimitados, ao contrário de quem usa o WhatsApp tradicional, que vai ter o limite máximo de R$ 1000 reais por dia em 20 transações diários e R$ 5000 por mês.

Para as contas comerciais de WhatsApp Business, ainda, vai haver uma taxa fixa de 3,99% por transação.

Vamos ao passo a passo:

Cadastro para enviar e receber dinheiro pelo WhatsApp

Para ativar a função de pagamentos dentro no WhatsApp é necessário se cadastrar no Facebook Pay. Isso pode ser feito dentro do próprio aplicativo, seja em Android seja no IOS:

  1. Abra uma conversa no WhatsApp e clique no ícone do clip de papel ou no ícone + do IOS. No menu que abrir, escolha a opção Pagamento;
  2. Defina o valor que deseja enviar e clique na seta de enviar;
  3. Agora você deve definir a forma de pagamento. Clique em começar;
  4. Toque na opção Continuar para aceitar os termos de uso da ferramenta;
  5. Escolha uma senha de 6 números e confirme;
  6. Coloque o número do seu CPF e o seu nome completo;
  7. Lembra que você deveria ter um cartão de algum dos bancos aceitos? Aqui, você insere os dados do seu cartão do Banco do Brasil, Sicredi ou Nubank;
  8. Agora você deve comprovar que não é uma máquina que está preenchendo todos estes dados. Vai ser enviado um número para o seu celular, e-mail ou aplicativo de banco.
  9. Digite o código que você recebeu.

Simples, não é? Para ficar ainda mais fácil, o Facebook criou um vídeo explicando como fazer. Dá uma olhadinha:

Legal, não é? Se você ainda não tem essa função no seu WhatsApp, vá até a PlayStore e atualize o seu aplicativo. Assim, talvez você tenha a chance de experimentar a função que vai chegar, de maneira gradual, para todos os usuários do país.