Está saindo do forno mais um artigo com dicas para vender mais durante a pandemia de Coronavírus. Este artigo faz parte de uma série de textos com dicas para ajudar o pequeno empresário neste período complicado que, infelizmente, não sabemos quando vai acabar.

Nesta série a gente já trouxe dicas preciosas e detalhadas para que o empresário inicie o quanto antes uma estratégia para vender online já que as vendas presenciais ainda estão cheias de impedimentos para acontecerem.

Aqui, a gente ensinou tudo sobre como vender seus produtos pelo Instagram. Aqui, ensinamos o passo a passo para vender e fazer um bom atendimento pelo WhatsApp. O QuantoSobra também ensinou como enviar pelos Correios os produtos que você vendeu online, neste artigo aqui.

Além de tudo isso, a gente já fez um artigo com algumas dicas de como vender mais durante a pandemia de Coronavírus, aqui neste link. Você lembra que o Governo lançou uma MP com alternativas que visavam ajudar o pequeno empresário a contornar a crise causada pela Covid-19? A gente explicou detalhadamente essa MP 927/2020, aqui, também.

Tudo isso faz parte da nossa estratégia de estar ao lado de nossos clientes e de nossos leitores – público formado, principalmente por pequenos empresários – e ajudar eles a superar esta crise e saírem fortalecidos, com novas estratégias em mente e sem perder os clientes tão arduamente conquistados.

Sabemos, entretanto, que tudo isso é pouco. Sabemos que, apesar de todas as novas estratégias traçadas, a única certeza que temos é a de que vamos sair mais fortes disso tudo. Sabendo mais sobre como atingir os nossos clientes, com novas formas de vender e atender e com mais conhecimento do que nunca sobre gerenciamento de crise.

Apesar disso, todo movimento é válido quando se trata da sobrevivência do seu negócio. Afinal, muitos empresários deram a vida para abrir as portas da sua empresa e não há motivos no mundo que justifiquem a desistência agora, depois de tanto esforço.

Por isso, trazemos esse novo artigo com dicas.

E estas dicas estão ainda mais perto do seu dia a dia. Sabe porque? Porque estas foram dicas trazidas pelos próprios pequenos empresários nas entrevistas que a gente do QuantoSobra temos feito com o nosso público.

Ou seja, estas dicas vêm de empresários para empresários. Esperamos que você aproveite e que elas ajudem o seu negócio, não só agora, mas durante toda a existência futura dele.

Como vender mais durante a pandemia de Coronavírus

Durante todo este período de quarentena a gente do QuantoSobra tem trazido dicas para ajudar você a não perder seus números e nem seus clientes. Tanto no nosso blog quanto em nosso Instagram, é possível encontrar o conjunto de conteúdos que temos criado durante esse tempo. 

Como dissemos acima, a ideia é sempre ajudar o pequeno empresário nesta hora tão necessária. Quanto mais empresários a gente conseguir ajudar, mais cumprimos o nosso papel como empresa e como um conjunto de cidadãos. 

Por isso, a gente pede que, além de ler os conteúdos que estamos postando, você compartilhe estas dicas com todos os outros empresários que você conhece.

Assim, de mãos dadas vamos caminhando essa nova trilha que a pandemia nos trouxe.

Vamos juntos desbravar este novo caminho. 

Vamos às dicas:

Crie combos e kits de produtos

Uma boa dica para resolver questões de estoque parado e giro de estoque durante o período de pandemia é vender produtos em kits ou combos. Ao invés de vender somente um produto, crie associações entre eles, com um preço especial. Por exemplo, se os seus clientes costumam comprar bastante determinado tipo de peça de roupa, crie um kit dessa peça com outras que combinem com ela e ofereça com um desconto.

Assim, você faz o seu estoque girar, não fica com produtos encalhados e não deixa de vender. Todo mundo sai ganhando.

Invista na criatividade de seus colaboradores

Infelizmente, não foi possível para todos os empresários manterem seus colaboradores dentro da loja. Isso pode representar um grande prejuízo para quem não possui a possibilidade de implementar o home office. Isso porque, nem todos os tipos de trabalho podem ser feitos à distância, pela internet.

A boa notícia é que é possível sim, usar a criatividade para criar novas funções e dar utilidade a esta mão de obra que, com certeza está ansiosa para ajudar a manter o seu negócio com saúde.

Por isso, temos que usar as ferramentas que temos. neste caso de quarentena a ferramenta que a gente tem é a internet. Lembra que nos outros artigos a gente falou sobre como usar as redes sociais para vender mais e fazer um bom atendimento? Então, não seria uma boa ideia descobrir quais dos seus colaboradores são os mais criativos e pedir que eles façam as suas postagens nas redes sociais?

Você e estes colaboradores fazem uma reunião online, por vídeo, e vocês combinam como podem ser estas postagens, combinam preços, datas de postagem, identidade visual e pronto.

Você agora tem um pequeno exército que pode se dividir em postagens para cada rede social e para atendimento via WhatsApp. O que você acha?

Encontre as ferramentas que melhor servem para o seu tipo de negócio

Nem sempre uma ferramenta que funciona muito bem para determinado tipo de negócio vai servir para a sua empresa. Assim como na vida, cada caso é um caso quando se trata da escolha de ferramentas. 

Por isso, se você investiu todo o seu tempo em uma rede social e teve pouco retorno, talvez não seja nessa rede social que o seu público está. 

Vale a pena, então, ter perfis ativos nas mais diversas plataformas e, também, fazer todo o possível para conhecer o seu público à fundo. Afinal, somente assim você vai saber exatamente onde investir seu tempo e dinheiro sem desperdícios. Aqui, a gente trouxe um plano de marketing que pode te ajudar nisso.

Aprenda a anunciar nas redes sociais

Cada rede social é um mundo e, como tudo dentro delas é automatizado, os donos destas redes sabem absolutamente tudo sobre os seus usuários. Isso inclui o seu público-alvo.

Não seria perfeito você escolher um produto para anunciar e poder definir que somente as pessoas que se interessam por aquele produto vejam o anúncio?

Nas redes sociais isso é possível. Não só é possível como é barato, também. 

Anunciar nas redes sociais é bem barato e as chances de você fechar vendas são grandes, afinal, os anúncios vão ser direcionados exatamente para as pessoas que se interessam pelo produto que você está vendendo. 

Aproveite o tempo disponível que a quarentena trouxe para você, para seus colaboradores e para todos nós e aprenda a anunciar nas redes sociais. Essa prática pode ser um divisor de águas para sua empresa.

Crie conteúdo

O seu público está passando muito mais tempo em casa. Assim como todos nós. Por isso, uma boa ideia é você investir um pouco do seu tempo criando conteúdos que sejam interessantes ao seu público. Somente promoções e fotos dos seus produtos podem tornar a experiência do seu usuário em sua página algo monótono. Por isso, você deve encontrar maneiras de entreter essas pessoas, trazendo informações interessantes e dicas que tenham a ver com os produtos que você vende. 

Assim, você prende a atenção do seu seguidor e, de quebra, ainda pode conquistar um cliente.

Cadastre sua empresa em iniciativas que apoiam os empresários

Iniciativas criadas para ajudar os empresários a continuar vendendo, através das facilidades trazidas pela internet já são uma realidade. Aqui, no Segue Vendendo, por exemplo, basta cadastrar o seu negócio e a sua área de atuação, para que seus potenciais clientes possam encontrar os seus produtos por tipo e região.

Com isso, o seu negócio tem ainda mais chances de captar os clientes que estão fazendo o possível para respeitar a quarentena e estão preferindo comprar de casa. Além disso, ao apoiar iniciativas do tipo você também ajuda outros empresários a manterem seus negócios de pé, afinal, quanto mais visibilidade esse tipo de plataforma recebe, mais chances há de cada cada vez mais empresas serem ajudadas.

Automatize tudo o que puder automatizar na sua empresa

Que tal aproveitar o tempo livre forçado para automatizar os processos internos do seu negócio? Assim, quando a quarentena acabar você vai ter uma empresa ainda mais organizada e sob controle em suas mãos. 

Sistemas de gestão empresarial como o QuantoSobra são feitos justamente para isso: controlar seu fluxo de caixa, cuidar do seu cadastro de clientes, controlar seus estoques e suas vendas e muito mais.

E aí? Você tem mais alguma dica? Está implementando alguma estratégia que esteja trazendo resultados para o seu negócio? Compartilha com a gente na caixa de comentários abaixo. Assim, a gente atualiza este conteúdo e ajuda ainda mais empresários.