Aprender como gerar boleto na sua empresa é essencial hoje em dia. Isso porque, o boleto bancário ainda é a segunda forma de pagamento mais usada no Brasil. Ou seja, oferecer a possibilidade de pagamento no boleto vai trazer mais clientes para a sua empresa e garantir que as suas vendas aumentem consideravelmente.

Não se trata somente de oferecer uma facilidade de pagamento. É mais do que isso: permitir o pagamento via boleto bancário é abrir as suas portas para os milhões de brasileiros que não dispõem de formas alternativas de pagamento, além de oferecer segurança de transação para esse público e para o seu negócio.

Atualmente, com o surgimento de fintechs e bancos digitais, ficou mais e mais fácil gerar boletos na sua empresa. O que antes dependia de instituições bancárias gigantes e de uma burocracia quase infinita, hoje exige apenas alguns cliques.

A maioria dos aplicativos de bancos, desses que você usa no seu celular, permitem a emissão de boletos de maneira bem facilitada. Muitos, ainda, oferecem um determinado número de boletos gratuitos por mês, diminuindo seus custos e os custos dos seus clientes.

O boleto bancário oferece vantagens muito próprias, como você vai ver. Além disso, neste artigo você vai ler:

O que é um boleto bancário?

O boleto bancário é um título de cobrança. Ou seja, ele é um documento que permite que valores sejam cobrados pelo emissor ou beneficiário e pagos pelo pagador.

Estes títulos podem ser pagos nas mais variadas instituições bancárias, além de lotéricas e, mesmo, através dos aplicativos de bancos disponíveis para smartphones. Esta facilidade, inclusive, está no centro da popularidade do boleto bancário, que ainda é uma das formas de pagamento favoritas do brasileiro.

O boleto tem um formato padrão, que foi organizado e definido pela Febraban, a Federação Brasileira de Bancos. Em função disso, as informações essenciais para que a transação de pagamento seja feita de maneira correta, enviando o valor correto para a conta correta, sempre constam no documento. 

Além disso, a data limite para o pagamento do boleto também consta no documento. Em alguns casos, o boleto não pode ser pago depois de ultrapassar a data de vencimento definida. Em outros, é possível pagar o documento, com o acréscimo de uma taxa e de juros que aumentam de acordo com o tempo ultrapassado. Vamos entender um pouco mais:

Como funciona um boleto bancário?

Um boleto bancário funciona como uma ponte entre quem deve pagar um valor e quem deve receber este valor. No meio desta ponte, sendo responsável pela transação, está um banco ou uma instituição financeira, que são os únicos liberados pelo Banco Central para fazer este tipo de transação.

Ou seja, ao gerar um boleto você deve fazer isso através de um banco ou instituição financeira, já que quem vai processar essa movimentação e creditar na sua conta o que for pago, vai ser eles.

Para isso, estas instituições disponibilizam seus próprios aplicativos para celular, computador ou tablet. Assim, você não precisa recorrer  a instituições físicas para gerar um boleto. Hoje em dia, a maioria dos bancos possui aplicativo para celular e disponibiliza para seus correntistas a possibilidade de geração de boletos.

O banco que você tiver conta, ou que escolher abrir uma conta, é o banco que vai fazer o processamento do pagamento do boleto que você gerar. Numa equação simples, o que acontece é:

Você gera o boleto (seta) Envia para o seu cliente (seta) Seu cliente paga o boleto em alguma instituição (seta) A instituição envia o valor pago para o banco responsável pelo processamento do boleto (seta) O banco deposita o valor pago pelo boleto na sua conta.

Embora pareça um processo longo de demorado, geralmente o tempo entre o começo e o final dessa cadeia é de 2 a 3 dias, levando no máximo 4 dias para o valor entrar na sua conta.

como gerar boletos para receber pagamentos

Quais são os tipos de boletos?

Os boletos possuem pouca variação entre si, exatamente porque são controlados por um padrão. As diferenças, que na verdade hoje em dia nem existem mais, é se o boleto é ou não registrado junto a uma instituição financeira. Inclusive, estes são os dois tipos de boletos que existem:

  • Boleto registrado

O boleto registrado é o boleto que, ao ser gerado, foi registrado em uma instituição financeira. Ou seja, o boleto registrado é o boleto que você conhece. Isso porque, desde 2017, o Banco Central e o Febraban baniram qualquer outra forma de boleto.

Nesse tipo de boleto, no momento de sua emissão, a instituição financeira onde ele foi gerado faz o registro de todas as informações contidas no documento, como: data do vencimento, valor, CPF ou CNPJ do emissor, código de barras e todo o restante. 

Com isso, é possível impedir fraudes e ter maior controle sobre as transações financeiras que acontecem no país. O boleto registrado também permite que haja um maior controle sobre a inadimplência, uma vez que, como o documento está registrado, o cliente que não fizer o pagamento dele, pode ser identificado e inserido nos órgãos de proteção de crédito.

  • Boleto sem registro

Antes de 2017, existia o boleto sem registro. Ou seja, para emitir esse tipo de boleto, não era necessária a aprovação e nem o registro em nenhuma instituição financeira. Entretanto, o número de fraudes com este tipo de documento foi crescendo a cada ano, levando o Bacen e a Febraban a extinguir a sua possibilidade de emissão.

Quais as vantagens do boleto bancário?

Quais as vantagens do boleto bancário? Afinal, para estar há tantos anos no mercado e ainda ser um dos favoritos, tanto dos clientes quanto dos empresários, os boletos têm que ter algo a mais, não é? Essa pergunta é bem fácil de responder, uma vez que, sim, os boletos bancários têm diversas vantagens:

1. É mais barato

Oferecer pagamentos via boleto bancário na sua empresa é mais barato do que receber seus pagamentos por cartão de crédito. É por isso, inclusive, que você vê a maioria das lojas oferecendo descontos aos clientes que optarem por pagar via boleto. O benefício pode e deve ser oferecido ao cliente, justamente porque isso facilita o processo de fidelização.

2. Todo mundo tem acesso

Esse é, inclusive, um dos principais motivos de os boletos bancários serem tão populares: em um país tão desigual economicamente, não são muitas pessoas que têm acesso ao cartão de crédito. Na verdade, poucos são os que têm acesso a uma conta no banco. Levando isso em conta, quando você passa a aceitar pagamentos via boleto bancário, você está abrindo a possibilidade de compra para muitos clientes que, de outra forma, não poderiam comprar seus produtos. Além disso, como as pessoas sem cartão de crédito compõem a grande maioria da população do país, você está abrindo suas portas para um público quase ilimitado.

3. É seguro

Depois da implementação do boleto registrado, os pagamentos via boleto ficaram ainda mais seguros, tanto contra fraudes quanto contra inadimplência. E essa segurança é sentida, não só pelo empresário mas, também pelo cliente, uma vez que o brasileiro conhece e confia, há anos, no sistema de pagamento por boleto.

4. As pessoas confiam

Como citamos no item acima, as pessoas confiam nos boletos bancários. principalmente, aquelas pessoas que ainda não tem a segurança e confiança para comprar usando o cartão de crédito. Isso pesa ainda mais quando se trata de compras via internet, como você vê abaixo.

5. Mais segurança na internet

Por mais que o mundo tenha entrado na era digital, as pessoas ainda se sentem inseguras na hora das compras online. É o medo de inserir os dados do cartão de crédito e acabar caindo em alguma fraude. Em função disso, muitos acabam escolhendo pagar por boleto bancário, uma vez que dessa forma, além de garantir um desconto, os riscos de fraudes caem consideravelmente.

como gerar boletos para receber pagamentos

Quais são os campos de um boleto?

Como você já sabe, existe um padrão de como um boleto deve ser e de que informações ele deve contar. Entre os principais campos do boleto, estão:

  • Sacado

É a pessoa que vai fazer o pagamento do boleto, ou seja, o cliente;

  • Cedente

Como o nome indica, o cedente é aquele que emitiu o boleto e vai receber o pagamento referente a ele;

  • Vencimento

A data de vencimento é a data limite para que o sacado faça o pagamento do boleto;

  • Agência/Código Beneficiário

São os dados bancários do cedente, ou seja, de quem emitiu o boleto. Os 4 primeiros números se referem à agência bancária e os números restantes se referem ao código beneficiário;

  • Juros e multa de mora

É o valor que o cliente deve pagar em caso de atraso de pagamento. A multa tem um valor fixo e único mas os juros aumentam na medida em que aumenta o atraso;

  • Valor do documento

O valor da transação ou movimentação gerada pelo boleto;

  • Código de barras

O código de barras é uma representação em barras verticais do código numérico do boleto. Estas linhas podem ser lidas por máquinas específicas para isso;

  • Linha digitável

É a forma numérica do código de barras. No padrão pré-definido do boleto, este código pode ter até 48 números;

  • Nosso número

É mais uma sequência numérica que representa a identidade do boleto. Nesse código estão todas as informações que o banco gerou e registrou a respeito do boleto.

Como gerar boletos bancários na sua empresa?

Com todas estas vantagens e com a facilidade trazida pelo sistema, você já deve estar se perguntando como gerar boletos na sua empresa, não é? É sobre isso que vamos falar abaixo:

  • Como gerar boleto no Nubank

O Nubank é o banco digital mais usado no Brasil, sendo, inclusive, um dos pioneiros nessa modalidade de fintechs. Como muitos bancos deste tipo, o Nubank oferece a possibilidade de você gerar alguns boletos gratuitos por mês. Basta seguir este passo a passo postado no próprio site do banco:

  1. Abra o aplicativo no seu celular e acesse o painel de Cartão. Em seguida, deslize a tela duas vezes para a esquerda até você chegar na tela de faturas:

gerar boleto no nubank

  1. Toque na sua fatura fechada caso tenha uma. Caso não tenha, clique na sua fatura atual:

como gerar boleto no nubank

  1. Toque em gerar boleto:

gerar boleto no nubank

  1. Você ainda tem a opção de seguir em frente ou gerar um boleto de valor diferente:

emitir boleto no nubank

  1. Agora é só escolher como você quer usar o seu boleto. Você pode copiar o código para usar no mobile app do seu banco ou enviar o boleto para seu e-mail:

boleto nubank

  • Como gerar boleto no PicPay

O PicPay é uma plataforma que o Brasil todo está usando: são mais de 50 milhões de usuários no país. Com o aplicativo você pode receber pagamentos de seus clientes de diversas formas. Para gerar um boleto pelo aplicativo basta seguir este passo a passo, disponibilizado no site da empresa:

  1. Acesse Carteira
  2. Selecione Adição
  3. Toque em Boleto bancário
  4. Informe o valor que deseja que o boleto tenha

Assim que tocar em Gerar boleto, o aplicativo vai disponibilizar um código para pagamento na tela. Além disso, o boleto também estará disponível no seu e-mail cadastrado no PicPay.

  • Como gerar boleto no Banco do Brasil

O Banco do Brasil, como maior instituição bancária do país, tem regras menos flexíveis quando se trata de emissão de boletos: para gerar boletos no banco do Brasil você deve ter uma conta BB Cobrança e o app correspondente. Então, basta seguir os procedimentos indicados no vídeo abaixo:

  • Como gerar boleto no PagSeguro

O PagSeguro é uma das plataformas mais utilizadas pelos empresários que vendem online. Isso porque, o PagSeguro oferece toda uma estrutura para profissionais desse tipo, inclusive, o pagamento por boleto, como você já sabe. Para gerar boletos no PagSeguro, basta seguir este passo a passo disponibilizado pela plataforma no seu site:

  1. Instale o app PagBank no seu celular;
  2. Na tela inicial do app, toque na opção Vendas;
  3. Selecione a opção Cobrança via Boleto e pressione + Criar nova Cobrança via boleto;
  4. Informe os dados da venda e do comprador;
  5. Confira os dados e, em seguida, selecione a opção Gerar Boleto;
  6. Pressione Copiar código de barras ou Compartilhar boleto para enviar ao pagador.

Mesmo que você opte por não compartilhar o boleto ou código de barras, o comprador também irá recebê-lo através do e-mail informado.

A emissão é totalmente gratuita, sendo aplicada apenas uma taxa de R$ 3,99 por boleto compensado, ou seja, após o pagamento.

  • Como gerar boleto no Mercado Pago?

Na mesma linha do sistema anterior, o Mercado Pago tem uma grande fatia do mercado de empresários que vendem na internet. Para gerar boletos no Mercado Pago, basta seguir esse passo a passo disponível no site da plataforma:

  1. Faça login na sua conta do Mercado Pago;
  2. Clique em “Link de pagamento” na barra lateral esquerda;

gerar boleto no mercado pago

  1. Clique em “Criar novo”;

como gerar boleto no mercado pago

  1. Preencha as opções de título, valor e foto do produto (opcional);
  2. Clique em “Mais opções”;
  3. Na seção “Quais meios de pagamento você quer aceitar”, escolha apenas o boleto bancário (opcional);

boleto mercado pago

  1. Clique em “Criar e compartilhar”:

emitir boleto no mercado pago

  • Como gerar boleto no C6Bank

O C6 Bank é um banco digital que oferece diversos benefícios para seus correntistas. A geração de boletos é um deles. Basta seguir os seguintes passos:

  1. Instale o aplicativo do C6 Bank no seu celular;
  2. No menu principal, clique em “Depositar”;
  3. Defina o valor do boleto. Você pode gerar boletos de R$ 20,00 a R$ 9.900,00;
  4. O boleto acaba de ser gerado;
  5. Compartilhe o boleto gerado por mensagem, imprima, envie por e-mail ou compartilhe somente o código de barras do documento.

O vídeo abaixo também mostra como gerar boletos no C6 Bank:

Pronto! Agora você já sabe como gerar boletos nos principais bancos digitais do Brasil. Existem, claro, outras instituições que permitem essa emissão, entretanto, os mais usados e mais vantajosos para você são os bancos acima.

Como receber pagamento por boleto bancário?

Receber pagamento por boleto bancário traz todas as vantagens que você já viu ao longo deste artigo. Como você viu, para receber pagamentos dessa forma não há muita complicação. 

Basta ter conta nas instituições acima e o aplicativo correspondente instalado no seu celular. vale lembrar que, no caso de você precisar gerar boletos em mais quantidades, talvez uma conta empresarial possa ser mais útil para você e para o seu negócio.

Além disso, muitas vezes esses bancos oferecem descontos progressivos e taxas simplificadas em contas para PJ. Por isso, antes de abrir uma conta, veja qual a instituição traz mais benefícios para sua empresa e aproveite as facilidades que a era digital tem trazido para as pessoas físicas e pessoas jurídicas.