Recebimento de cartão de crédito: vantagens para você e para os seus clientes

Não é de hoje que o recebimento de cartão de crédito oferece mais vantagens do que o pagamento em dinheiro. Isso porque, grande parte dos brasileiros já não gosta de sair de casa com dinheiro vivo no bolso, seja em função da violência, seja em função da praticidade que os cartões oferecem.

Sabendo disso, o lojista deve fazer questão de possibilitar o recebimento de cartão de crédito nas transações de sua loja ou qualquer que seja o seu negócio. Mais um dos motivos a se considerar é a facilidade de parcelamento e a garantia que o sistema bancário de crédito oferece aos lojistas nessas transações à prazo.

Ou seja, o recebimento de cartão de crédito oferece vantagens aos lojistas e também aos clientes uma vez que a garantia de segurança é oferecida aos dois lados da negociação.

Neste artigo vamos falar um pouco mais sobre as facilidades do uso do recebimento de cartão de crédito pelos lojistas e sobre como esse sistema pode trazer mais clientes e lucros para a sua loja.

Vantagens do recebimento de cartão de crédito:

As vantagens são inúmeras, mas destacaremos algumas que com certeza te ajudarão a perceber que implementar esse sistema só vai agregar à sua loja:

Você não perde clientes

Pior do que chegar em uma loja e não encontrar o produto que procuramos nem em estoque, é encontrar o item desejado, mas não conseguir comprar porque a loja não aceita recebimento de cartão de crédito.

Como a maioria dos brasileiros já adotou como padrão essa forma de pagamento, cada vez mais clientes se frustrarão se não encontrarem essa opção na loja que desejarem comprar. Essa decepção pode levar essa pessoa a nunca mais comprar na loja, e mesmo que volte a comprar, a venda daquele primeiro item já foi perdida pelo lojista.

Seguindo essa linha é importante perceber que aqueles simples adesivos colados na porta da sua loja, com a bandeira dos cartões de crédito que são aceitos ali já podem chamar o potencial cliente a comprar os itens ali vendidos. Quem não preferiria comprar em uma loja onde as transações são facilitadas?

As vantagens do parcelamento

Por certo muitos conhecem as vantagens do pagamento parcelado para os lojistas, já que o sistema de pagamento por carnês existe há muitos anos e parece muito longe de cair em desuso.

Isso porque, muitos clientes não podem pagar o valor total de uma peça de uma vez só, ou mesmo, preferem pagar uma parcela de uma compra maior e levar mais itens no ato da compra.

Essa vantagem do parcelamento é uma das melhores qualidades do recebimento de cartão de crédito, que além disso, permite que o lojista não precise fazer uma análise de crédito do cliente antes da compra, já que não vai fazer a transação com cheque ou com o tradicional carnê.

Lembre-se: o cliente prefere pagar mais caro por um item de forma parcelada do que mais barato à vista.

Cartão de crédito é mais seguro

Qual lojista não quer a garantia de que vai receber pelo produto que vendeu à prazo? O cartão de crédito garante que isso vai acontecer, já que a transação se dá, principalmente entre o sistema bancário que emite o cartão e o lojista.

A vantagem da segurança do cartão de crédito também se aplica ao cliente, que fica mais tranquilo sabendo que não vai esquecer de pagar um determinado carnê na data certa e que vai receber a maioria das suas compras e parcelas do mês centralizadas em uma fatura no começo ou no final do mês.

Como fazer o recebimento de cartão de crédito

O processo é bem simples e você vai se perguntar porque não fez isso antes.

O primeiro passo é escolher o tipo de máquina que você vai adquirir ou alugar para possibilitar as transações das mais diversas bandeiras de cartão de crédito. As marcas mais conhecidas e suas taxas são as seguintes:

Máquina de cartão Cielo

A Cielo trabalha com um sistema que aluga máquinas de cartão para as empresas e é uma das marcas líderes do mercado, talvez pelo fato de aceitar transações com as mais diversas bandeiras de cartão de crédito ou débito.

A empresa ainda tem opções para o lojista alugar uma máquina móvel, que funciona com um chip, ou uma máquina fixa, que funciona com internet cabeada. As taxas e os preços da máquina de cartão da Cielo são bem flexíveis e permitem que o empresário possa escolher um plano que se adapte às necessidades de sua loja.

Máquina de cartão Rede

Estas máquinas também são bem conhecidas entre os lojistas e também aceita transações de diversas bandeiras de cartões. Assim como a concorrente, a maquininha tem planos mensais bem acessíveis e pode ser encontrada em versões sem fio e com fio.

Máquina de cartão Moderninha

O principal diferencial desta marca é a falta de opções para aluguel, sendo possível somente a compra do aparelho. Neste caso, as opções também se dividem entre móvel e fixo e o pagamento da máquina pode ser feito parceladamente.

Máquina de cartão Elavon

Esta marca trocou de nome recentemente, após a sua aquisição por outra empresa e agora se chama Stone. Com mais de 20 anos no mercado, a Elavon mantém suas operações separadas da empresa que a comprou e possui preços bem acessíveis.

Como controlar o recebimento de cartão de crédito

Assim como todos os processos dentro de uma loja, ou qualquer que seja o negócio, ter o controle dos processos é essencial. Por isso, a prioridade quando se começa a aceitar pagamentos por cartões de crédito ou débito é ter como controlar, analisar e automatizar o controle de toda essa demanda.

Quanto mais bem controlado, menores são as chances de perda de dinheiro e consequentemente, maiores as chances de lucratividade. Isso porque, você deve estar atento à forma de compensação que as empresas de crédito e bancos fazem para o lojista que trabalha com suas máquinas de cartão.

Geralmente, você receberá o valor referente às compras dos clientes, em um dia do mês determinado pela empresa de crédito. Então você deve ter em mente os prazos estipulados por essa empresa, para não ficar sem capital de giro, uma vez que você pode ter um faturamento de R$ 70 mil em um mês, mas ter somente R$ 20 mil para receber pelas compras a crédito.

Outra fator de extrema importância para controle do recebimento de cartão de crédito em seu bar e restaurante, é verificar se as taxas negociadas, estão sendo pagas, conforme combinou com as operadora.

Vale ressaltar que essas taxas e prazos de cada operadora, podem mudar de estabelecimento para estabelecimento, tudo depende dos termos contratados por você.

Depois de conhecer todos os termos e taxas da sua administradora, você pode fazer administrar estes dados por meio desta Planilha de Controle de Vendas no Cartão de Crédito e Débito que criamos para você.

Recebimento de cartões

Com ela você vai poder organizar o seu esquema de parcelamento por datas, forma de recebimento, desconto por tipo de tarifa, tarifa de acordo com o tipo de parcelamento e muitas outras funções, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Tags In
168 / 271

1 Comment

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend