O ROI é um índice que aponta de maneira clara, se o dinheiro que você está investindo na sua empresa ou em um projeto está trazendo resultados monetários positivos. Isso ajuda o empresário a saber em que áreas e projetos ele deve continuar investindo e em quais ele deve parar de gastar dinheiro.

Essa é a melhor maneira de manter a sua empresa em crescimento contínuo: mensurando resultados e investindo em estratégias que funcionam comprovadamente.

Isso porque, não basta um bom planejamento estratégico. É necessário um bom plano de ação para a execução perfeita do que foi planejado e, principalmente: é necessário saber mensurar os resultados para descobrir quais estratégias valem o tempo e o dinheiro investido.

Esse é o objetivo de saber calcular o ROI. Saber que os seus investimentos estão trazendo lucros condizentes com o seu planejamento orçamentário, de maneira que permita que a sua empresa continue com um crescimento saudável monetariamente.

Nós vamos aprofundar esse assunto mais abaixo mas, antes, vamos entender o que é o ROI e quais são as suas principais funções.

O que é ROI

ROI é a sigla em inglês para Return on Investment ou, Retorno sobre o Investimento, na tradução para o português. O ROI é um índice que mostra o quanto de retorno monetário a sua empresa está tendo a partir de algum investimento feito.

Independente de esse investimento ser na área de marketing, na área de atendimento ao cliente ou na área de gestão de pessoas, o cálculo do ROI vai ajudar você e seus sócios a saberem onde esses investimentos têm mais retorno.

Isso é importante para que as ações que não estão trazendo os resultados esperados possam ser aprimoradas, ou mesmo, extintas. Também é importante para que vocês possam fazer ainda mais investimentos nas áreas que estão funcionando bem e estão trazendo o retorno esperado pelo seu plano de negócios ou mesmo, para seu balanço patrimonial.

Por que calcular o ROI

Como já dissemos, existem vantagens em se calcular o ROI que podem ser aproveitadas por todos os empresários e gestores para melhorar a performance de campanhas e estratégias. Vamos conhecer algumas destas vantagens:

  • Indicador preciso de lucratividade

O ROI é a métrica que melhor indica a lucratividade. Por isso ele é tão usado por empresários que querem analisar a lucratividade de cada ação executada por suas equipes. Com esse cálculo os empresários conseguem comparar o desempenho de cada ação e saber em quais delas devem continuar investindo seu tempo e dinheiro.

  • Comparatividade

Como dissemos acima, a partir do cálculo do ROI é possível comparar o desempenho de cada investimento pelo retorno trazido. Essa comparatividade permite que os investimentos feitos sejam cada vez mais seguros, uma vez que através dos resultados já se sabe que tipo de retorno esperar deles e o tempo que vai levar esse retorno.

  • É fácil de calcular

É muito fácil calcular o ROI, e como ele é uma métrica importante, isso é uma grande vantagem. Por não precisar de grande coleta de dados e por usar números que o empresário consegue facilmente com a sua contabilidade ou com o seu sistema de gestão de empresas, calcular o ROI é bastante simples.

Como calcular o ROI

Olha como é fácil. Para chegar ao retorno sobre o investimento feito você deve subtrair o lucro que você teve no período pelo valor do investimento. Logo depois, basta dividir esse resultado, novamente pelo valor investido. Na seguinte fórmula:

ROI = (lucro – Investimento) / Investimento

Vamos a um exemplo prático. Você fez um investimento de R$ 50.000 e obteve R$ 400.000 de lucro. Você já sabe que o investimento se pagou, mas qual é o ROI?

Vamos aplicar a fórmula para chegar nessa resposta:

400.000 – 50.000 = 350.000

Agora dividimos esse resultado pelo valor do investimento

350.000/50.000 = 7

Ou seja, o retorno sobre o seu investimento foi de 7 vezes o valor que você aplicou. Como o ROI é um índice que geralmente é expresso de maneira percentual, você ainda pode multiplicar esse valor por 100, assim:

7*100= 700

O seu ROI foi de 700%.

Vale lembrar que você deve incluir todo o montante do valor investido na hora de calcular, assim como, também deve incluir o valor total de seus lucros. Isso porque, para a métrica ser precisa e confiável, é necessário que todos os valores correspondam ao que realmente circulou.

Prazo de retorno do investimento

Calcular o Prazo de Retorno do Investimento, ou PRI é válido para mensurar em quanto tempo o investimento feito leva para pagar a si mesmo e para que a empresa recupere o seu capital inicial e atinja o seu primeiro ponto de equilíbrio.

Para calcular o Prazo de Retorno do Investimento usamos a seguinte fórmula:

PRI = Investimento Total / Lucro Líquido

Vamos a um exemplo prático:

Você e seus sócios, quando decidiram abrir uma empresa investiram R$ 100.000. Depois desse investimento inicial, a empresa já tem lucro líquido de R$ 15.000 em determinado período. Para chegar ao prazo do retorno do investimento, então, vamos aplicar a fórmula:

100*15= 1500

Ou seja, o seu prazo de retorno de investimento é de 15 meses. Em um ano e três meses a empresa já lucrou o suficiente para cobrir o investimento inicial que foi feito para a sua abertura.

Legal, não é? Se você gostou do assunto e deseja se aprofundar, dá uma olhadinha no vídeo abaixo do nosso Canal no Youtube, que fala mais um pouco sobre o tema: