Conhecer o ponto de equilíbrio é, para qualquer empresa, esteja ela em sua fase inicial ou passando por um momento de crise, fundamental para entender a relação existente entre as suas receitas e os seus custos. Antes de se preocupar com os lucros, é preciso manter e suprir as necessidades básicas de funcionamento.

É nessa hora que entra em questão o chamado ponto de equilíbrio, uma das principais técnicas para alcançar o sucesso de um negócio. Como equilibrar as contas da sua empresa? Qual nível de vendas precisa ser atingido para que ela possa prosperar? Quais são os custos que devem entrar nessa matemática?

A resposta para todas essas perguntas pode representar um desafio para muitos empreendedores e faz parte do planejamento de uma empresa equilibrada. Neste post, vamos te ajudar com todas as dicas para entender e traçar o ponto de equilíbrio ideal para o seu negócio. Continue com a gente!

O que é o ponto de equilíbrio?

O ponto de equilíbrio, também conhecido como Break Even, é quando as receitas geradas pagam todas as despesas fixas e variáveis de um empreendimento. Ainda não é possível obter lucros, mas também não há nenhum tipo de prejuízo no balanço final.

O método é considerado vital para a sustentabilidade de qualquer negócio, pois, com ele, é possível ter noção do faturamento mínimo necessário para que a empresa se mantenha e, a partir daí, comece a lucrar. A precificação dos produtos ou serviços e o alinhamento das metas da empresa, por exemplo, são pontos importantes a serem influenciados por esse cálculo.

Podemos identificar três variações do ponto de equilíbrio. Veja abaixo as principais diferenças entre elas:

  • Método contábil: é o mais utilizado pelas empresas. Nele, as despesas fixas são divididas pela contribuição. Assim, temos o valor necessário para igualar os custos e lucrar;
  • Método financeiro: é parecido com o anterior, mas o que realmente importa são as despesas administrativas e custos operacionais, essenciais para tocar o negócio. Assim, são excluídos, por exemplo, os gastos que não representam desembolso ou entrada no caixa, como depreciação e variação cambial;
  • Método econômico: neste último, consideramos a margem de ganho que um investidor poderia ter se tivesse escolhido outro negócio ou fundo de investimento. Assim, é necessário considerar o custo de oportunidade para indicar o quanto é preciso faturar para equilibrar o fator e tornar a escolha mais vantajosa.

Qual a importância do Break Even para uma empresa?

Calcular o ponto de equilíbrio de um negócio é muito importante porque, além de entender mais facilmente a viabilidade do empreendimento, é possível saber se a sua empresa está ganhando ou perdendo dinheiro.

Lucro e faturamento são conceitos diferentes. Por exemplo, ter um grande faturamento não significa, necessariamente, ter capital suficiente para expandir. Assim, organização, planejamento e uma boa gestão, que saiba qual é o ponto de equilíbrio ideal, ajudam o negócio a se manter no verde e, ao mesmo tempo, também obter lucro.

Como fazer o cálculo do ponto de equilíbrio?

A fórmula utilizada para calcular o Break Even é (F + V + C) – F = Be. Com ela pode ser encontrado o valor mínimo de vendas que o negócio deve ter para não gerar prejuízos. Abaixo, entenda o que cada elemento dessa equação quer dizer:

  • F ou CUSTOS FIXOS: independentemente da quantidade de vendas, toda empresa possui gastos fixos, como aluguel, folha de pagamento, contas básicas de consumo, entre outros;
  • V ou CUSTOS VARIÁVEIS: aqui, são considerados os gastos que podem aumentar ou diminuir de acordo com o nível de produção, como a matéria prima;
  • C ou CONTRIBUIÇÃO: valor resultante da diferença entre valor final de venda e o total de custos variáveis;
  • F ou FATURAMENTO: é a soma de todas as vendas e todos os recebimentos que o empreendimento teve;
  • Be ou BREAK EVEN: ponto de equilíbrio entre receitas e despesas do negócio.

A fórmula é adaptável para a realidade de cada empresa e também pode realizar cálculos de maneira inversa para descobrir, por exemplo, o faturamento necessário para o período.

É importante lembrar que para que os elementos da equação estejam corretos, é preciso ter um planejamento financeiro muito bem organizado e eficiente.

Algumas dicas para alinhar o Break Even do seu negócio

Para começar a aplicar o ponto de equilíbrio na sua empresa, é bom ter em mãos todas as informações referentes ao seu funcionamento para ter acesso aos valores mais facilmente. Além disso, organize todos os gastos fixos e variáveis de maneira que eles possam ser removidos ou anexados quando for necessário.

O ideal é tentar manter o Beak Even de um negócio mais alto do que ele realmente precisa ser. Dessa maneira, você consegue ter uma margem de erro para evitar fechar o mês de faturamento no negativo. Busque organizar o funcionamento do seu empreendimento ou estabelecer uma carteira de clientes a fim de atingir a quitação do valor do ponto de equilíbrio e pagar o funcionamento da empresa.

Em alguns casos, para vender mais é preciso realizar alguns investimentos e, por isso, avalie a capacidade máxima de produção do seu negócio. Tenha conhecimento do máximo de otimização com a estrutura atual que você tem e recalcule o ponto de equilíbrio cada vez que houver necessidade de uma ampliação de gastos.

Se você ainda ficou com dúvidas sobre o assunto, dá uma olhadinha nesse vídeo do canal do Instituto Montanari falando sobre o tópico:

Bom, agora que já sabe o que é, qual a importância e como calcular o ponto de equilíbrio, você já pode dar mais um passo rumo à lucratividade e à expansão do seu negócio. Acompanhe o nosso blog e fique de olho em outras dicas!