DRE: Demonstração do Resultado do Exercício – Entenda o que é e para que serve

O DRE é um dos três principais relatórios da empresa, juntamente com o balanço patrimonial e a demonstração do fluxo de caixa. No contexto dos relatórios financeiros das empresas, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) da empresa resume as receitas (vendas) e as despesas, mensalmente, trimestralmente e anualmente para seu ano fiscal. O valor líquido final, bem como vários outros nesta declaração, são de grande interesse para a gestão da empresa.

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Base para a preparação de um DRE

O DRE é preparado com base na renda (receita/vendas) no momento em que são faturadas ou confirmadas e não no momento do recebimento das parcelas. Por exemplo, se você faturou 100.000 em um mês, mas vai receber tudo em 3 parcelas, no seu DRE, os 100.000 vão entrar no mês em que ocorreu o fato gerador, ou seja, a venda/faturamento, não importando o seu recebimento (ou não) nos próximos 3 meses consecutivos.
O mesmo acontece com a despesa/compras. Desta forma, a comparação que é feita é, quanto a sua empresa consegue gerar de resultado no mês, independente de recebimento ou pagamento. Ela compra X para faturar Y, o que gera um resultado Z.

O DRE não contempla quaisquer transações com os sócios da empresa. Assim, os dividendos pagos aos acionistas não são apresentados como despesa na demonstração de resultados (DRE) e os recursos provenientes da emissão ou venda de ações também não é reconhecido como uma renda/receita. As transações entre a empresa e os seus proprietários são contabilizados separadamente em outro relatório.

Deixamos um vídeo abaixo produzido pelo canal do QuantoSobra, onde explicamos melhor o que é e, o que compõe um DRE. Clique no play para assistir:

O que compõe um DRE?

No Brasil, temos vários modelos de DRE disponíveis na internet. Veja alguns dos componentes que podem estar presentes em um Demonstrativo de Resultados e que serão úteis para análise:

Receita

A receita inclui os rendimentos auferidos nas principais atividades da empresa. Assim, por exemplo, no caso de um fabricante de aparelhos eletrônicos, a receita será composta das vendas dos aparelhos eletrônicos. Por outro lado, se o mesmo fabricante ganha juros sobre investimentos realizados no banco, este rendimento não deve ser classificado como receita, mas sim como outros rendimentos.

Custo de vendas

O custo das vendas representa o custo das mercadorias vendidas ou serviços prestados durante o período. Assim, para um varejista, por exemplo, o custo das vendas será as aquisições de produto durante o período e o custo com vendedores etc.
No caso de um fabricante no entanto, o custo das vendas também irá incluir os custos de produção incorridos na produção de bens durante um período, como custo da mão de obra, consumo de matéria-prima etc.

Outros rendimentos

Outros rendimentos é composto por rendimentos auferidos a partir de atividades que não estão relacionadas com o negócio principal da entidade. Por exemplo, os outros proveitos de uma empresa que fabrica aparelhos eletrônicos podem incluir:

  • Ganho na alienação de imobilizado
  • A receita de juros sobre os depósitos bancários
  • Ganho cambial sobre a tradução de uma conta bancária em moeda estrangeira

Custos com distribuição

Os custos com distribuição são as despesas incorridas no fornecimento de bens dos estabelecimentos comerciais para os clientes, como frete etc.

Despesas administrativas

As despesas administrativas compreendem geralmente os custos relacionados com as funções de gestão e de apoio dentro de uma organização que não estão diretamente envolvidos na produção e fornecimento de produtos e serviços oferecidos pela empresa.

Exemplos de despesas administrativas incluem:

  • Salário custo da gestão executiva
  • Encargos legais e profissionais
  • Depreciação do edifício sede
  • Despesa de aluguel de escritórios utilizados para fins de administração e gestão
  • Custo de funções / departamentos que não estão diretamente envolvidos na produção, como departamento financeiro, departamento de RH e departamento de administração

Outras despesas

Esta é essencialmente uma categoria residual em que quaisquer despesas que não são devidamente classificadas em outra parte estão incluídas.

Os encargos financeiros

Os encargos financeiros geralmente são compostos por despesas com juros sobre empréstimos e debêntures.

Impostos

Despesa com impostos.

Período comparativos anteriores

É importante comparar os mesmos números do período anterior apresentados na demonstração de resultados. Por exemplo, se uma organização está vendo a demonstração de resultados para os seis meses findos em 31 de Dezembro de 2014, os dados comparativos do período anterior devem estar relacionados com os seis meses findos em 31 de Dezembro de 2013.

Finalidade e Uso

O DRE – Demonstrativo de Resultados fornece a base para medir o desempenho de uma empresa ao longo de um período. O desempenho pode ser avaliado a partir da demonstração de resultados, da seguinte forma:

  • Variação das receitas de vendas ao longo do período e em comparação com o crescimento da indústria
  • Mudança na margem de lucro bruto, margem de lucro operacional e margem de lucro líquido no período
  • Aumento ou diminuição no lucro líquido, lucro operacional e lucro bruto no período
  • Comparação da rentabilidade da empresa com outras organizações que operam em indústrias ou setores similares

Obrigatoriedade

Conforme Lei n° 11.638/07, o DRE é obrigatório para qualquer empresa.