Ter um pacote de planilhas orçamentárias grátis pode ser a diferença entre uma boa gestão empresarial e uma gestão que tem perdas de dinheiro e tempo. Isso porque, as nossas planilhas orçamentárias são criadas justamente para isso, para que o empresário consiga agilizar os processos dentro do seu negócio consiga poupar tempo e dinheiro para se dedicar ao que realmente é importante para ele.

Antes de seguir a sua leitura, fique atento:

 

Modelos de planilhas orçamentárias grátis

Os diversos modelos de planilhas orçamentárias que a gente selecionou para fazerem parte deste artigo foram selecionados pela utilidade que eles podem trazer para o empresário. Sejam alternativas para gerenciar os estoques da empresa, sejam modelos que façam a gestão do fluxo de caixa, todos os nossos modelos de planilhas Excel grátis têm uma grande utilidade em áreas importantes de qualquer negócio.

Todos sabemos que existem áreas que não podem ser gerenciadas simplesmente usando um papel e uma caneta. Existem cálculos complexos que podem ser demorados de fazer, ou mesmo, perigosos de se cometer algum erro humano no processo.

Um cálculo errado pode trazer um resultado catastrófico lá no final, já que a maioria dos resultados alcançados pela empresa dependem dos números.

A área financeira é um grande exemplo disso: você consegue imaginar uma empresa que não depende de seus ganhos monetários?

Ela pode não depender de ganhos para se manter ativa, uma vez que o empresário pode ter outras rendas e pode manter o negócio apenas por hobbie, mas ela com certeza depende de dinheiro para seu funcionamento diário. 

A curto ou ao longo prazo, todas as empresas vão precisar de dinheiro para manter suas portas abertas.

Por isso, planilhas orçamentárias são tão importantes. Elas oferecem aos empresários as ferramentas necessárias para descobrir o quanto de retorno cada área da empresa está dando, o quanto de dinheiro vai sobrar para novos investimentos e quanto, afinal, eles vão ter de lucro a cada período.

Planilhas orçamentárias para baixar grátis

Como dissemos acima, a nossa seleção traz as melhores planilhas orçamentárias grátis. Além de uma breve explicação, a gente trouxe um vídeo sobre algumas das planilhas, assim, você vai perceber o quanto elas são fáceis de usar e já vai sair usando elas depois de fazer o download. Vamos às nossas planilhas orçamentárias:

Planilha de Custos Fixos e Custos Variáveis

Esta é uma das planilhas orçamentárias mais importantes para o empresário que precisa ter o controle de cada gasto e cada conta da sua empresa. Com a planilha de custos fixos e custos variáveis, é possível calcular exatamente os custos que se alteram e os custos que não se alteram em cada período na empresa.

Com estes dados em mão, fica muito mais fácil fazer o planejamento orçamentário do negócio mensalmente e anualmente.

Veja como a planilha de custos fixos e custos variáveis grátis é fácil de usar:

Bem fácil, não é? Essa é a mesma facilidade que você vai encontrar para controlar estes fatores depois de baixar a planilha de custos fixos e custos variáveis grátis que a gente trouxe para você.

Para fazer o download da planilha de custos fixos e custos variáveis, grátis, basta clicar na imagem abaixo.

Planilhas orçamentárias: planilha de custos fixos e custos variáveis

Planilha de Controle Financeiro Empresarial

Nem é necessário explicar a importância desta planilha orçamentária, não é? A planilha de controle financeiro empresarial complementa o uso de qualquer outra planilha ou método de gestão financeira de uma empresa. Isso porque, toda empresa tem que ter as suas finanças, não só controladas mas, também, planejadas. 

Saber como andam as finanças de cada setor da sua empresa é garantir que ela vai continuar caminhando rumo ao futuro, com a saúde financeira em dia.

Veja, no vídeo abaixo, como é fácil de usar a planilha de controle financeiro empresarial, grátis:

Bacana, não é? Você pode sair usando depois de baixar… Para fazer o download da planilha de controle financeiro empresarial grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas orçamentárias: planilha de controle financeiro

Planilha de Conta a Pagar e Contas a Receber

A planilha de contas a pagar e contas a receber é mais uma das melhores planilhas orçamentárias que a gente criou para o público empresário do varejo ou, para os empresários de qualquer outra área.

Com ela é possível fazer aquele controle super importante de saber o que deve ser pago em cada data e o quanto de dinheiro ainda tem para entrar em cada período.

Esta gestão é a garantia da saúde financeira de uma empresa, uma vez que, é obrigatório que se faça o pagamento dos fornecedores e os diversos outros compromissos mensais de uma empresa, assim como, é importante recuperar os valores devidos pela venda de cada produto.

Para fazer o download grátis da planilha de contas a pagar e receber, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas Orçamentárias: planilha de contas a pagar e contas a receber

Planilha de Planejamento Financeiro

A planilha de planejamento financeiro anual é uma daquelas planilhas orçamentárias que não pode faltar em um pacote de planilhas. Toda empresa deve ter métodos de fazer o planejamento de cada ano das finanças do negócio e esta planilha é a melhor ferramenta para isso.

Com ela, você vai poder inserir os dados monetários da sua empresa e obter resultados que vão ajudar você a manejar seu dinheiro para os planos que você tem para sua empresa daqui a um ano.

Veja no vídeo abaixo, como funciona a planilha de planejamento empresarial anual, grátis:

Simples e útil, não é? Para fazer o download da planilha de planejamento financeiro empresarial anual grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de planejamento financeiro anual

Planilha de Fechamento de Caixa Diário

Mais um importante item da nossa lista de planilhas orçamentárias. A planilha de fechamento de caixa diário é muito útil para que o empresário não precise acabar o seu dia fazendo somas em um caderninho.

Com esta planilha, basta ir inserindo os valores das entradas e saídas do caixa ao longo do dia, para, no final do dia, ter o resultado do total do caixa naquele dia.

Bastante útil, não é? Veja com detalhes como a planilha de fechamento de caixa diário funciona, no vídeo abaixo:

Percebeu o quanto a sua empresa precisa desta ferramenta? Para fazer o download da planilha de fechamento de caixa diário, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de fechamento de caixa diário

Planilha de Plano de Contas

A planilha de plano de contas ajuda o empresário a organizar as finanças da sua empresa por meio de um planejamento e controle de contas. Isso resulta em resultados mais confiáveis na hora de planejar novos movimentos ou novos investimentos por parte do negócio. 

A planilha de plano de contas, apesar de simples, facilita em muito o dia a dia do empresário que investe em planejamento. Este planejamento é o fator que vai levar o negócio adiante, de maneira saudável e sem grandes sustos.

Para baixar a planilha de plano de contas, grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de plano de contas

Planilha DRE

Com a Planilha DRE grátis você vai poder fazer a Demonstração de Resultado do Exercício da sua empresa. Este demonstrativo é essencial para que você saiba como anda a saúde financeira da sua empresa durante cada período. Esses períodos podem ser, anual, mensal ou trimestral, uma vez que a tabela Excel DRE reúne as receitas é as despesas de cada um desses períodos para chegar a esse resultado que é tão importante para sua empresa quanto o Balanço Patrimonial.

Para baixar a planilha DRE grátis basta clicar no botão abaixo: 

Planilhas Empresariais grátis

Planilha de Folha de Pagamento

Se existe algo burocrático é a hora de calcular os salários de seus colaboradores, não é mesmo? Por isso, a gente criou a planilha de cálculo de folha de pagamento grátis.

Além de ser gratuita, esta tabela Excel vai ajudar você calcular, junto com os salários, os valores de vale transporte é ous outros descontos que devem acontecer em folha.

Com a planilha grátis de folha de pagamento, você também vai poder estar sempre em dia com as alíquotas do ano, uma vez que você vai poder alterar estes valores de acordo com o que o governo define anualmente. 

Bacana, não é?

Para baixar a planilha de cálculo de folha de pagamento grátis, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas Empresariais: Planilha de Folha de Pagamento

Planilha de Formação de Preço de Venda

Nem sempre colocar preço nos seus produtos é uma tarefa simples. Existem muitas variáveis a serem consideradas e nem sempre temos a noção do que incluir nestes custos ou não. Foi por isso que criamos a planilha de formação de preço de venda. Com ela você vai poder somar todos os custos fixos é os custos variáveis que envolveram determinado produto é vai poder precificar ele sem ter prejuízo.

Além disso, você ainda vai poder ver o lucro líquido que vai ter ao estabelecer determinada margem de lucro a um produto.

Não dá pra perder, não é? Esta tabela Excel grátis é útil tanto para varejistas quanto para empresários do ramo da indústria.

Para baixar a planilha de formação de preço de venda grátis, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas Empresariais: planilha de preço de venda

Planilha de Contas a Pagar é Contas a Receber

Não é necessário explicar muito o que uma planilha de contas a pagar é de contas a receber, grátis, faz, não é mesmo? Ela faz exatamente o que o nome indica: ela faz a gestão de quanto dinheiro você tem fora da empresa, por receber, é quanto dinheiro ainda deve pagar a seus fornecedores ou em contas.

Esta tabela Excel é ótima para ajudar você a fazer a gestão de onde é como você está gastando o dinheiro da sua empresa e quais são as áreas que trazem mais dinheiro para o seu negócio.

Para baixar a tabela Excel de contas a pagar é receber grátis, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas Empresariais: contas a pagar e a receber

Planilha de Planejamento Estratégico

Uma empresa não tem caminho para o sucesso se não existe planejamento anterior, não é mesmo? É aí que entra a planilha de planejamento estratégico grátis, que criamos para você. Ela vai ajudar você é sua empresa a montar um plano de ação completo, voltado para reforçar as áreas que já estão dando certo e melhorar aquelas que ainda têm problemas.

Com a planilha de planejamento estratégico vai ficar mais fácil você identificar as áreas que necessitam mais investimento é aquelas que estão gastando mais do que deveriam no seu negócio.

Veja como funciona a tabela Excel de planejamento estratégico grátis:

Uma boa pedida, não é?

Para baixar a planilha de planejamento estratégico grátis, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas Empresariais: planejamento estratégico

Planilha de Ponto de Equilíbrio

A planilha grátis de ponto de equilíbrio vai ajudar você a identificar aquele momento em que todas as contas da sua empresa podem ser pagas somente com os rendimentos do negócio, sem a necessidade de investimento externo.

Veja como funciona a tabela Excel de ponto de equilíbrio:

Vale a pena ter uma ferramenta assim na sua empresa, não é?

Para fazer o download da planilha de ponto de equilíbrio grátis, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de Ponto de Equilíbro

Planilha de Capital de Giro

Todos precisamos de um capital de giro com saúde dentro de uma empresa, não é mesmo? O capital de giro é o que vai garantir que a sua empresa tenha dinheiro para pagar suas contas, investimentos é funcionários enquanto as vendas não trazem os lucros devidos. Ou seja, cuidar desse capital é cuidar da sobrevivência do seu negócio. 

Veja como funciona a tabela Excel de capital de giro grátis:

Indispensável, não é?

Para baixar a planilha de capital de giro grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Capital de Giro

Planilha de Orçamento Empresarial

Mais uma planilha orçamentária essencial. Com a planilha de orçamento empresarial mensal é anual grátis você vai ter o controle completo das finanças do seu negócio sem ter complicação. Vai poder controlar as entradas, saídas, lucros é rendimentos de acordo com o período que selecionar, é muito mais.

Veja como funciona a tabela Excel de orçamento empresarial grátis:

Não deixe de ter esta incrível ferramenta na sua empresa.

Para baixar a planilha grátis de orçamento empresarial, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de Orçamento Empresarial

Precisa de algo mais completo e profissional do que planilhas orçamentárias?

Se você sabe que nem sempre é possível e seguro manter dados importantes da sua empresa dentro de planilhas de Excel, você deve experimentar o QuantoSobra. Ele faz a gestão completa da sua empresa automaticamente, diminuindo o risco de erros humanos.

O sistema de gestão empresarial faz o controle de estoque da sua empresa, cuida do fluxo de caixa, gerencia o PDV, gerencia o cadastro de clientes, faz a emissão das mais diversas notas fiscais eletrônicas, tem integração entre os estoques e o leitos de código de barras, e muito mais.

O melhor de tudo é que você pode testar grátis o QuantoSobra e comprovar que o nosso sistema é a melhor solução para o seu negócio. Para testa grátis o programa, basta clicar na imagem abaixo:

Peps, ueps, custo médio, estoque mínimo: métodos de controle de estoque