Neste artigo você vai entender:

Uma das ferramentas mais importantes quando se trata de gestão financeira para empresas, o orçamento empresarial é um termo que costuma ser usado com frequência quando abrimos um negócio.

Planilha de orçamento empresarial

Entretanto, a educação financeira não é algo que recebe a devida importância durante os estudos da maioria dos brasileiros. Isso faz com que, além de não termos proximidade e intimidade com os números, acabamos vendo esta área como menos importante do que ela é.

Entretanto, sabemos que a grande maioria dos brasileiros tem alma empreendedora e, quando abre um negócio, acaba percebendo que a área mais importante a ser gerenciada em um negócio é a área financeira. Afinal, sem ela não existe negócio!

Aí é que entra o orçamento empresarial:

O que é orçamento empresarial?

O orçamento empresarial é uma ferramenta que ajuda o empresário a estabelecer estratégias para a saúde financeira da empresa. Tanto no momento atual quanto no futuro.

Quando nos referimos ao orçamento do seu negócio, todo planejamento é pouco. Quanto mais ferramentas dispomos para controlar, estruturar e criar estratégias para esta área, melhor para o caixa do negócio. Afinal, sem dinheiro, nenhuma empresa mantém suas portas abertas. 

Levando isso em conta, ter em mãos, ferramentas que ajudem a projetar o futuro e entender o momento atual das finanças do seu negócio é essencial. Com um bom orçamento empresarial você vai conseguir traçar metas para o futuro, entender aspectos importantes sobre o dinheiro do seu negócio no dia de hoje e conseguir entender como funciona o seu fluxo de caixa.

Tendo todo esse conhecimento em mãos, você vai conseguir direcionar os seus novos investimentos, relacionando os seus ganhos e suas despesas. Ou seja, vai ter controle absoluto das finanças do seu negócio.

Qual a importância do orçamento empresarial?

A palavra chave quando falamos sobre gestão empresarial é planejamento. Não basta somente ter o controle sobre o que está acontecendo nesta área. É necessário saber pilotar este navio em direção ao sucesso com segurança.

Quando falamos sobre orçamento empresarial, estamos falando de uma espécie de plano de negócios em forma de números.

Assim como um plano de negócios, o orçamento empresarial tem como objetivo garantir que você tome boas decisões no que se refere ao dinheiro da sua empresa e, que tenha todos os conhecimentos e dados necessários para traçar as estratégias do futuro desse negócio.

Como sabemos, o mercado é bastante incerto e, muitas vezes, até volátil. Como não podemos confiar cegamente na estabilidade da economia, devemos estar sempre preparados para um momento de crise. Precisamos sempre ter um plano de fuga ou uma forma de sobreviver quando alguma crise chegar.

Você só vai conseguir fazer isso se conhecer as finanças da sua empresa profundamente. Afinal, somente com dados sólidos você vai poder traçar estratégias sólidas para o futuro.

Com o orçamento empresarial você tem a ferramenta que precisa para ter essa solidez. Por isso é tão essencial entender como ele funciona.

Tipos de orçamento empresarial

Ok! Agora que você já sabe o que é um orçamento empresarial e a sua importância, vamos nos aprofundar em entender os tipos de orçamentos empresariais que existem. É claro que  para falar sobre todos os tipos de orçamentos seria necessário um outro artigo. O assunto é muito extenso. Por isso, aqui eu vou falar somente sobre os tipos mais conhecidos e úteis de orçamento empresarial.

1. Orçamento estático

Como o nome indica, o orçamento empresarial estático é aquele que não sofre nenhuma alteração naquilo que foi planejado anteriormente, independente de os resultados da empresa melhorarem ou piorarem.

Se durante o planejamento, por exemplo, você e seus sócios  decidiram que vão gastar mensalmente R$ 4 mil em um determinado tipo de mercadoria, durante todos os meses, a empresa vai gastar exatamente esse valor neste tipo de mercadoria, independente de a empresa dar mais ou menos lucros nestes períodos.

2. Orçamento flexível

Também conhecido como orçamento variável, este tipo de orçamento empresarial funciona de maneira oposta ao orçamento estático. Ou seja, as determinações de gastos prévios podem ser modificadas dependendo dos resultados. Por exemplo: se ficou definido que a sua empresa gastaria R$ 2 mil a cada mês com certo tipo de produto, mas a demanda dele aumentou e os lucros também, esse limite de gastos pode ser alterado para corresponder a estas altas.

Claro que, estes são os tipos mais comuns de orçamento empresarial. Você não precisa escolher entre somente estes dois. Analise junto com o seu contador qual estilo de orçamento se adapta mais a o que você espera da sua empresa.

Orçamento empresarial

Como fazer um orçamento empresarial?

Fazer um orçamento empresarial não é algo muito simples, caso seja a sua primeira vez. Existem alguns detalhes que exigem bastante atenção. Logo fica mais fácil na medida em que você e seus sócios vão pegando a prática.

Passo número 1: Análise

Como um orçamento empresarial abrange toda a sua empresa, o primeiro passo é você estudar a situação atual do financeiro do seu negócio. Nessa análise deve entrar também o estudo de todo o histórico das movimentações financeiras dos meses anteriores.

Neste momento, é ideal coletar dados como:

  • A média de altos e baixos nas suas vendas;
  • A média de valores que entram;
  • A média dos valores que saem;
  • O efeito das crises no seu orçamento.

Além disso, você deve definir o período que vai abranger estes dados. O ideal é ter estas médias em termos mensais, anuais e bianuais.

Passo 2: Estabelecer metas

Agora que você já tem em mãos os dados mais importantes, é hora de traçar os objetivos que você quer para o futuro financeiro do seu negócio. É claro que estas metas devem ser realistas, tendo como base as informações que você colheu no passo anterior.

Com metas plausíveis fica muito mais fácil traçar as rotas necessárias para o sucesso destes objetivos.

Passo 3: Definir as metodologias

Existem muitas ferramentas para ajudar você a fazer o seu orçamento empresarial. Por isso, nesta etapa você deve decidir que tipo de ferramenta ou metodologia pode ser mais útil para o seu negócio. Apesar de muitos empresários definirem tudo isso usando papel e caneta, é muito mais fácil usar alguma ferramenta automatizada, como um programa pago ou uma planilha.

Planilha de orçamento empresarial

Se você definiu que a melhor ferramenta para você fazer o seu orçamento empresarial é uma planilha, a gente oferece a solução neste post mesmo. No botão abaixo você pode baixar a nossa planilha de orçamento empresarial grátis. Com este modelo de orçamento empresarial, você vai automatizar todo esse processo que eu citei acima. Bastando inserir os dados desejados nos campos corretos e ir analisando os resultados.

Para baixar a planilha de orçamento empresarial, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de orçamento empresarial

Pronto! Agora você já tem em mãos tudo o que precisa para fazer um orçamento empresarial. Não esqueça de fazer todo esse processo com atenção, uma vez que a área financeira da sua empresa é a área mais importante e repercute em todas as outras áreas.