Estou passando por aqui para atualizar a nossa lista de planilhas para varejo grátis. Como sempre, o foco das novas tabelas Excel para varejo que eu vou disponibilizar aqui é ajudar a aperfeiçoar a gestão da sua empresa para que você tenha cada vez mais controle sobre tudo o que acontece no seu negócio.

E foi exatamente com este objetivo que criamos estas planilhas para varejo grátis: para que a administração da sua pequena empresa se torne cada vez mais facilitada, permitindo que você para de perder seu tempo e seu dinheiro com coisas que não tem tanta importância quanto geralmente se pensa.

Antes de seguir a sua leitura, fique atento:

Assim, com estes modelos de planilhas para varejo grátis, você vai poder gerenciar a sua área financeira com facilidade, administrando o fluxo de caixa, as entradas e saídas, os centros de custo, seus recebimentos por cartão de crédito e débito e muito mais.

Com as planilhas para varejo grátis que trazemos aqui, você também nunca mais vai ter problemas para fazer o seu controle de estoque, evitando assim, os gastos extras com fornecedores e problemas com seus clientes, já que você nunca mais vai ficar sem produtos importantes nas suas prateleiras.

Neste artigo, você ainda vai encontrar o vídeo explicativo da maioria das planilhas que disponibilizamos aqui. Assim, você vai saber exatamente que tipo de planilha você está baixando e como cada modelo de planilha para varejo grátis vai te ajudar na sua empresa.

Planilhas para varejo: porque gerenciar uma loja com tabelas Excel

Como já dissemos acima, uma planilha facilita a gestão dos aspectos do dia a dia do varejo. Isso porque, gerenciar áreas importantes só com um caderninho e um lápis é muito perigoso já que sempre existe o risco de erro humano nesse processo.

Isso, principalmente quando se está lidando com finanças. Você consegue imaginar cuidar do dinheiro da sua loja só com um caderninho? Inseguro demais, não é?

O mesmo vale para os outros setores. Você fica confortável correndo o risco de ficar sem produtos para vender para seus clientes por cuidar de seu controle de estoque só com a memória? Impossível, não é?

Foi exatamente por isso que a gente criou este pacote de planilhas para varejo grátis. Este post reúne várias das planilhas que a gente já postou aqui no blog e vai receber atualizações periódicas, com todas as planilhas grátis que a gente for criando com o passar do tempo. Por isso, fique atento.

Planilhas para varejo grátis: como funcionam estas tabelas Excel

Assim como todos os materiais para download grátis que a gente disponibiliza aqui no blog, estas planilhas para varejo são bem simples de usar. O objetivo delas, como dissemos acima, é simplificar a vida do empreendedor varejista e não complicar.

Assim, apesar de a maioria ter um vídeo explicativo sobre seu funcionamento, todas são intuitivas, sendo bem fácil de aprender a usar.

Como você vai poder encontrar uma planilha para cada área que quiser gerir na sua loja ou empresa varejista, a gente recomenda que você insira os dados nelas com cuidado, para que os resultados em todas as áreas sejam confiáveis.

Baixar planilhas para varejo grátis: modelos de tabela Excel para varejistas

Esta seleção de planilhas para varejo vai crescer com o tempo, então, não tenha medo de solicitar algum modelo que esteja faltando na lista, nos comentários abaixo.

Como dissemos, a intenção é trazer o melhor para a gestão de uma empresa varejista em um só post. Entretanto, temos várias outras planilhas disponíveis no blog e, se você precisar de mais alguma, você vai encontrar o link para elas no final do texto. Vamos á nossa lista de planilhas para varejo:

Planilha de Preço de Venda para Promoção

O primeiro item da nossa lista de planilhas para varejo grátis vai ser muito útil na hora de fazer aquela promoção de queima de estoque. Como a gente já explicou aqui, o giro de estoque é extremamente importante para a saúde financeira da sua empresa. 

Dessa forma, saber botar o preço certo nos produtos que estão encalhados nos estoque e fazer uma grande promoção pode ser a salvação para um mês ou período mais apertado financeiramente.

A gente fez um vídeo curto explicando como funciona a planilha de preço de venda para promoção. Dá uma olhadinha:

Bem simples não é?

Para fazer o download da tabela de formação de preço para promoção, basta clicar neste link. Você ainda pode baixar o material, clicando na imagem abaixo:

Planilhas para varejo: planilha de formação de preço para promoção

Planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo

Todos sabemos da importância que o fluxo de caixa tem para uma empresa. O dinheiro é o fator mais decisivo para a sobrevivência de um negócio e, por isso as suas entradas a saídas devem ser muito bem controladas. 

Para isso, a gente criou a planilha de controle de fluxo de caixa por centro de custo

Com ela, além de fazer o gerenciamento do seu fluxo de caixa, em períodos como dia, semana, mês e ano, você vai poder separar as finanças da sua empresa por setores. 

Desta forma, você vai ter o controle de qual área está dando lucro, qual não está, qual precisa de mais investimentos e qual deve ser encerrada. 

Dá uma olhadinha em como a planilha de fluxo de caixa por centro de custos funciona, no vídeo abaixo:

Bacana, não é? E bem simples de usar. 🙂

Você pode fazer o download da planilha de fluxo de caixa por centro de custo, clicando neste link

Também é possível baixar a tabela de fluxo de caixa e centro de custo, clicando na imagem abaixo:

Planilhas para varejo: planilha de centro de custo

Planilha de Controle de Estoque para Varejo

Todos sabemos a importância do controle de estoque para o funcionamento correto de uma empresa do varejo, não é? 

Este é um assunto que a gente vive falando aqui no blog, como você pode ver neste e neste artigo

Entretanto, muitos empresários acreditam que podem deixar esse controle de lado e manter toda essa gestão dependendo só da memória do responsável pela área.

O resultado acaba sendo, é claro, produtos faltando nas prateleiras e clientes insatisfeitos. 

Para acabar com isso, a gente resolveu incluir na nossa lista de planilhas para varejo, a planilha de controle de estoque para varejo grátis.

Com ela, fica garantido que você não vai mais ter problemas em controlar o seu estoque e vai deixar de contar com a sorte na hora de gerir as entradas e saídas de seus produtos e mercadorias.

Veja como funciona a planilha de controle de estoque para varejo:

Assim como todas as nossas planilhas prontas, essa também é bem simples de usar, não é?

Para fazer o download da planilha de controle de estoque para varejo, basta clicar neste link

Você também pode baixar a tabela de estoque para varejo, clicando na imagem abaixo:

Planilhas para varejo: planilha de controle de estoque para varejo

Planilha de Lucro por Venda

Esta é mais uma planilha indispensável na nossa lista de planilhas para varejo. Com a planilha de lucro por venda você consegue fazer o controle de cada um dos seus itens vendidos e consegue ter nas mãos, quanto você lucrou por cada venda.

Qualquer empresário que queira ter sucesso tem que ter o controle sobre seus lucros e nada mais correto do que fazer esse controle item por item.

Veja como a planilha de lucro por venda é simples de usar:

Bacana, não é? Para fazer o download da planilha de lucro por venda, basta clicar neste link.

Além disso, você também pode baixar a tabela de lucro por venda, clicando na imagem abaixo:

Planilhas para Varejo: planilha de lucro por venda

Planilha de Fechamento de Caixa

Uma planilha de fechamento de caixa é um item obrigatório em qualquer lista de planilhas para varejo. Com esta tabela Excel de fechamento de caixa, você faz o fechamento e a soma diária do seu fluxo de caixa.

Essa gestão evita a perda de dinheiro e também visa evitar quebras de caixa e a perda de tempo para somar todos estes fatores no final do dia.

Veja como funciona a tabela de fechamento de caixa:

Você pode fazer o download da planilha de fechamento diário de caixa clicando neste link.

É possível ainda, baixar a tabela de fechamento de caixa clicando na imagem abaixo:

Planilhas para varejo: planilha de fechamento de caixa

Planilha de Controle de Recebimentos por Vendas

Mais um item obrigatório da nossa lista de planilhas Excel para varejo. A planilha de controle de recebimentos por vendas vai ajudar você a fazer o controle de quanto você tem a pagar e quanto você tem a receber em cada transação da sua empresa.

Com esse controle em dia você vai conseguir separar o que foi lucro e o que foi direcionado para o pagamento de contas dentro do seu negócio.

Isso permite que você saiba para onde está indo o seu dinheiro e quais são as áreas que mais gastam e se elas dão realmente o retorno esperado.

Clique na imagem abaixo para baixar a planilha de controle de recebimentos por venda e contas a pagar e receber:

Planilhas para varejo: controle de recebimento por venda

Planilha de Giro de Estoque

Lembra que lá no começo da nossa lista de planilhas para varejo a gente falou sobre a importância de se gerir o controle de estoque e de como este controle influencia na saúde financeira da empresa? Então: cuidar do giro de estoque é cuidar desta saúde.

Sabendo calcular o giro do seu estoque você nunca mais vai se perder sobre as datas e quantidades de produtos para comprar. 

Por isso, a gente criou a planilha de giro de estoque Excel grátis. Veja como funciona esta tabela:

Bem útil, não é mesmo? E gratuita 😀

Para fazer o download da tabela Excel de giro de estoque, basta clicar neste link.

Você também pode baixar a planilha de giro de estoque grátis, clicando na imagem abaixo:

Planilhas para varejo: giro de estoque

Planilha de Projeção de Vendas

O sucesso depende de um bom planejamento e, um bom planejamento depende, sempre, de dados seguros. Por isso, além de reunir aqui neste post sobre planilhas para varejo grátis, as melhores tabelas para recolher dados da sua empresa, a gente traz a planilha de projeção de vendas.

Com os dados de todos os seus setores, agora que você já baixou as planilhas que a gente postou ao longo deste post, você vai poder fazer a projeção de suas vendas. 

A planilha de projeção de vendas foi criada justamente para ajudar você nisso. Veja como ela funciona:

Bastante útil para o seu planejamento anual, não é?

Para fazer o download da planilha de projeção de vendas, basta clicar neste link.

Você também pode baixar a tabela de projeção de vendas grátis, clicando na imagem abaixo:

Planilha de projeção de vendas

Planilha de Cadastro de Clientes e Fornecedores

Esta é clássica, não é? Não poderia faltar nesse post de planilhas para varejo. A planilha de cadastro de clientes serve para você fazer esta gestão tão importante, não só para a sua organização quanto para o dinheiro da sua empresa.

Se você não tiver salvos e organizados os dados de seus clientes, nunca vai poder fazer uma promoção direcionada a eles e nem mesmo enviar cartas de cobranças, não é?

Aí é que entra a planilha de cadastro de clientes. Veja como ela funciona:

Bem simples e útil, não é? Para baixar tabela Excel para cadastro de clientes grátis, basta clicar neste link.

Você também pode baixar a planilha de cadastro de clientes e fornecedores clicando na imagem abaixo:

Planilha de cadastro de clientes e fornecedores

Modelos de Carta de Cobrança no Word

Nem sempre a tarefa de cobrar um cliente é simples. Seja por questões de modo de comunicar, seja pelos motivos que levaram o cliente à inadimplência, esta tarefa é complicada muitas vezes.

Para isso, se costuma enviar cartas de cobrança, com uma comunicação mais simples e não ofensiva, instigando o cliente inadimplente a acertar as suas dívidas junto à sua empresa de varejo.

Pensando nisso, a gente trouxe diversos modelos de carta de cobrança para baixar grátis. São os modelos mais conhecidos do mercado, como carta de cobrança suave, carta de cobrança judicial, e muito mais.

Para baixar nosso modelos de carta de cobrança grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas para Varejo: modelos de carta de cobrança

Planilha de Estoque Mínimo e Máximo

A nossa planilha de estoque mínimo e estoque máximo grátis ajuda você a gerenciar seu estoque e a não se perder sobre os momentos certos de fazer encomendas de produtos junto a seus fornecedores. 

Com a planilha de estoque mínimo e estoque máximo, você também vai saber qual a quantidade mínima de produtos que deve ter em seus estoques e, também, qual a quantidade máxima necessária para suprir as suas vendas durante cada período.

Veja como funciona a tabela de estoque mínimo e máximo:

Você pode baixar a tabela Excel de estoque mínimo e máximo, clicando neste link.

Para baixar a planilha de estoque mínimo e máximo, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas para Varejo: estoque mínimo e máximo

Planilha de Recrutamento e Seleção 

Agilize e organize os seus processos de contratação com a planilha de recrutamento e seleção grátis. Com esta planilha Excel grátis você vai parar de perder tempo na hora de encontrar aquele profissional certo para a vaga que você abriu na sua empresa.

Além de toda a agilidade de saber em que estágio da seleção está cada candidato, este modelo de tabela Excel grátis vai ajudar você a ter todos os dados de cada processo de seleção salvos no seu computador.

Isso ajuda na hora em que você abrir uma nova vaga, já que você vai poder usar os nomes você até se interessou mas não pode contratar em determinado momento.

Veja abaixo como funciona a tabela Excel pronta para recrutamento e seleção:

Bem fácil de usar, não é?

Para baixar a planilha Excel grátis de recrutamento e seleção, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Recrutamento e Seleção grátis

Planilha de Capital de Giro

Mais uma excelente ferramenta para a gestão das finanças da sua empresa, a tabela Excel de capital de giro vai ajudar você a calcular a necessidade de capital de giro de cada período da sua empresa e, também, a analisar como anda a saúde do giro de capital no seu negócio.

Veja abaixo como funciona este modelo de tabela Excel pronta de capital de giro:

Super completo, não é?

Para fazer o download desta planilha Excel grátis para capital de giro, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Capital de Giro grátis

Modelo de Nota Promissória

Ter em mãos um modelo de nota promissória gratuito é essencial quando se negocia com fornecedores. Isso porque, assim como o nome indica, a nota promissória é uma promessa de pagamento.

Com ela, você vai poder organizar seus pagamentos de acordo com as suas possibilidades, sem precisar deixar de comprar junto a seus fornecedores.

Chega de ficar dependendo de bloquinho de papel. Baixe agora o modelo de nota promissória e tenha o arquivo salvo para sempre em seu computador ou tablet. 

Para baixar este modelo grátis de nota promissória, basta clicar na imagem abaixo:

Modelo de Nota Promissória grátis

Planilha de Fechamento de Caixa Diário

Com a tabela Excel de fechamento de caixa diário, você não corre mais riscos de erros de cálculo no fechamento das contas da empresa no final do dia.

Como você vai lançar nesta tabela grátis, todas as entradas e saídas monetárias que acontecem no seu caixa, no final do dia você tem a soma segura do resultado de todas estas transações.

Dá uma olhadinha em como funciona a planilha Excel de fechamento de caixa diário grátis:

Uma mão na roda, não é?

Para baixar a planilha grátis de fechamento de caixa diário, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de fechamento de caixa diário

Planilha de Controle Financeiro Empresarial

Só pelo nome deste modelo de tabela Excel grátis já fica fácil saber que é importante ter ele na sua empresa não é?

Sabemos que a parte financeira é a responsável pela sobrevivência de qualquer negócio. Mas é esta, também, a área que causa mais preocupação.

Pela importância o assunto tem, é necessária uma ferramenta confiável para cuidar da área.

Por isso a gente criou a planilha Excel de controle financeiro empresarial. Para que você não passe todos os dias preocupado com possíveis erros nesta gestão tão importante.

Dá uma olhadinha em como funciona esta tabela Excel pronta funciona:

Você precisa ter esta planilha, não é?

Para baixar a tabela Excel de controle financeiro empresarial, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Controle Financeiro Empresarial grátis

Planilha de Modelo de Plano de Contas 

Com a tabela Excel grátis de plano de contas, você vai estar preparado para analisar os números das saídas monetárias da sua empresa. Como dissemos acima, a área financeira de um negócio é a parte mais importante da empresa, uma vez que a sobrevivência de todo o empreendimento depende dela.

Com a planilha de modelo de plano de contas, você pode ficar mais despreocupado, já que ela ajuda você a ter, nas mãos, todo esse controle.

Para baixar a planilha Excel grátis de plano de contas, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de plano de contas

Planilha 5w2h

A planilha 5w2h foi criada para ajudar você a traçar um plano de ação baseado em diretrizes bem específicas, como mostramos aqui, neste artigo. Com esta tabela Excel grátis, você vai poder focar exclusivamente na produtividade, ajudando a sua equipe a evoluir nesse e em outros requisitos.

Para baixar o modelo de tabela 5w2h, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Custos

Os custos da sua empresa estão muito altos? Você sabe a origem desses valores? Se você ainda não tem esse controle você precisa baixar a planilha de custos grátis, do QuantoSobra. Com ela, nenhum custo da sua empresa vai passar longe dos seus olhos e da sua análise.

Veja como a tabela Excel de custos funciona:

Perfeito para o seu negócio, não é?

Para baixar o modelo de tabela de custos, basta clicar na imagem abaixo:

Modelo de Diagrama Ishikawa

A planilha pronta para diagrama Ishikawa vai ajudar você a criar um plano de ação para tirar o melhor da sua equipe de execução. Com esta tabela grátis, você vai conseguir analisar as áreas falhas do seu negócio e traçar planos para a correção dessas áreas.

Para fazer o download da planilha de diagrama Ishikawa, basta clicar na imagem abaixo:

Baixar Diagrama Ishikawa

Planilha de Controle de Vendas no Cartão de Crédito e Débito

A tabela Excel de controle de vendas no cartão de crédito e débito ajuda você a acompanhar, mês a mês, todas as vendas parceladas pelo cartão. Com esta tabela Excel grátis, você também vai poder personalizar as taxas, configurando as taxas para cada tipo de transação e de cartão.

Se você precisa sabe a importância de controlar as vendas da sua empresa, você sabe da importância de uma planilha deste tipo. Com a planilha grátis para controle de vendas no cartão de crédito e débito, você não perde mais nenhum lance quando for fazer alguma transação do tipo.

Veja como esta planilha pronta grátis funciona:

Para baixar o modelo de tabela Excel para controle de vendas no cartão, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Controle de Vendas no Cartão de Crédito e Débito

Planilha de Margem de Contribuição e Lucratividade

A tabela Excel de margem de contribuição é a ferramenta ideal para calcular esse índice tão importante para a lucratividade. A gente criou um vídeo para mostrar como funciona esse modelo de planilha pronta:

Super útil, não é? Não dá para perder.

Para baixar a tabela Excel de margem de contribuição, basta clicar na imagem abaixo.

Planilhas para loja de roupas

Planilha de Controle de Vendas e Comissão

Como o nome indica, a tabela Excel de controle de vendas e comissão ajuda o empresário a saber exatamente o número de vendas feito e o quanto do valor resultante deve ser direcionado para seu colaborador em forma de comissão.

Veja como esta planilha pronta grátis funciona:

Não dá para ficar sem uma ferramenta assim.

Para fazer o download deste modelo de tabela Excel, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Cálculo de Venda e Controle de Comissão

Planilha de Formação de Preço por Venda

Com a tabela Excel de formação de preço de venda você pode calcular o preço para colocar em um produto ou mercadoria, incluindo os preços de custos dele. Assim, você nunca sai perdendo dinheiro.

A planilha Excel de formação de preço de venda também vai calcular o custo total do produto, contando com os custos fixos e os custos variáveis. Além disso, a margem de lucro aplicada com resultado final que mostra o lucro líquido em reais e em percentual.

Para baixar a planilha de formação de preço por venda, basta clicar na imagem abaixo:

Preço de vendas

 

Planilha de contas a pagar e contas a receber

Com a planilha de contas a pagar e contas a receber grátis da nossa lista de planilhas para varejo, você vai ter sempre o controle de quanto ainda tem de dívidas para saldar e quanto ainda tem para receber de seus clientes. Este controle é altamente importante para uma boa gestão financeira dentro de seu negócio.

Dá uma olhadinha em como a planilha de contas a pagar e contas a receber grátis funciona:

Não dá para ficar sem, não é?

Para baixar a planilha grátis de contas a pagar e contas a receber, basta clicar na imagem abaixo:

baixar planilha de contas a pagar e receber

Planilha de fluxo de caixa

Nem preciso explicar a importância que um fluxo de caixa bem gerenciado tem para uma empresa do varejo, não é? Na verdade, a gestão do fluxo de caixa é essencial para qualquer negócio.

Esta planilha de fluxo de caixa que trazemos para você é a mais completa que criamos nesse sentido. Dá uma olhadinha em como ela funciona:

Essencial, não é?

Para baixar a planilha grátis de fluxo de caixa, basta clicar na imagem abaixo:

Tabelas excel grátis: fluxo de caixa

Planilha de fluxo de caixa simplificado

Lembra que ali em cima dissemos que aquela planilha era o modelo de tabela Excel grátis para fluxo de caixa mais completo que criamos?

Então: esta outra versão faz esta gestão de maneira simplificada, com um pouco menos de detalhes e com mais agilidade.

Para baixar a planilha para varejo grátis de fluxo de caixa simplificado, basta clicar na imagem abaixo:

planilha de fluxo de caixa gratis

Planilha de DRE

A planilha grátis de DRE é imprescindível para qualquer empresa que queira se manter em dia com seus compromissos fiscais. Junto com o balanço patrimonial e com o fluxo de caixa a Demonstração do Resultado do Exercício é um um dos principais relatórios de um negócio. 

Para baixar a planilha de DRE-Demonstração do Resultado do Exercício, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas Empresariais grátis

Planilha de Orçamento Empresarial mensal e anual

Ter o controle sobre a parte financeira da sua empresa varejista é garantir a sobrevivência dela. Pensando nisso, a gente traz uma das mais completas planilhas de orçamento empresarial mensal da internet. Dá uma olhadinha em como funciona a nossa tabela Excel de orçamento empresarial grátis:

Imperdível, não é?

Para baixar a planilha grátis de orçamento empresarial para varejo basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas de Gestão grátis: modelos de tabela Excel para baixar

Mais planilhas e tabelas Excel grátis

E aí, gostou da nossa lista de planilhas para varejo? Se você ainda procura por algum outro material do tipo, você pode acessar a nossa sessão de materiais ricos. Lá, você vai encontrar várias outras planilhas Excel grátis e, ainda vai poder baixar ebooks, infográficos e cursos de gestão.

Você pode acessar a nossa sessão de materiais ricos clicando na imagem abaixo:

Planilha de Fluxo de Caixa por centro de custo grátis: materiais educativos

Gestão completa para a sua empresa

Você é daquelas pessoas que acredita que a gestão de uma empresa não pode depender de simples planilhas Excel? A gente acredita nisso também.

Por isso, criamos o QuantoSobra.

O QuantoSobra é um sistema de gestão de empresas completo, que vai fazer, em um só lugar, tudo o que você faria com todas as planilhas deste artigo e muito mais.

Ele gerencia seu estoque, seu fluxo de caixa, emissão dos mais variados tipos de notas fiscais eletrônicas, emissão de etiquetas de preço e vai muito além disso.

Com o nosso sistema, você ainda vai fazer o seu controle de vendas, controla o seu cadastro de clientes, checa a reputação de seus clientes nos sistemas de proteção ao crédito, entre várias outras coisas.

É segurança, tranquilidade, agilidade em um só lugar. Um sistema robusto e confiável, para deixar a sua empresa realmente em suas mãos.

O melhor de tudo: o QuantoSobra é grátis para testar. Você pode fazer o teste gratuito sem compromissos e números de cartão de crédito.

Para testar o QuantoSobra, gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

Planilha de Fluxo de Caixa por centro de custos grátis: teste grátis quantosobra