Planilhas financeiras ajudam o empresário a colocar a área financeira da empresa em ordem, evitando que existam gastos desnecessários e ajudando o dono do negócio a saber para onde direcionar seus investimentos.

Manter o controle sobre as situações que envolvem o dinheiro da empresa é a garantia de que nenhum valor vai ser desperdiçado e que a saúde do negócio vai estar segura, tanto para arcar com as despesas diárias quanto com as despesas mensais.

Antes de seguir a sua leitura, fique atento:

 

Poder arcar com estas despesas ajuda o empresário a pagar menos em cada transação, uma vez que não vai haver juros e nem multas por atrasos nesses compromissos. 

Por isso, manter todo este controle em planilhas financeiras ajuda no sucesso da empresa: o empresário não perde dinheiro e sabe exatamente o quanto está ganhando em cada transação.

Pensando nisso, a gente criou esta lista com as melhores planilhas financeiras que já produzimos aqui no QuantoSobra. Vale dizer, que este post vai ser atualizado constantemente, na medida em que a gente for produzindo mais e mais planilhas financeiras Excel. 

Por isso, você deve se manter atento, e ativar as notificações aqui do nosso blog. Assim, cada vez que a gente fizer uma nova planilha ou que a gente atualizar este post, você vai ser notificado e vai ficar sabendo antes de todo mundo. 

Vamos à nossa lista de planilhas financeiras grátis.

Planilhas financeiras: os melhores modelos grátis para download:

Planilha de Custos

A gente não poderia começar a nossa lista de planilhas financeiras com outra planilha. A planilha de custos ajuda o empresário a fazer exatamente o que citamos no começo do texto: a saber o quanto ele gastou em cada mercadoria, assim como, quanto custa cada operação da empresa que ele está gerindo.

Por isso, a planilha de custos é a primeira da nossa lista. Para fazer o download da planilha de custos grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas financeiras para download grátis

Além disso, você pode ver como é fácil usar a nossa planilhas de custos assistindo o vídeo abaixo:

Planilha de Controle de Fluxo de Caixa

A planilha de controle de caixa é mais uma daquelas planilhas financeiras essenciais para qualquer empresa. É através da saúde do fluxo de caixa que o empresário tem a real noção de como andam as finanças do seu negócio.

Além disso, é obrigatório que o controle de caixa seja feito todos os dias para que o empresário consiga calcular a lucratividade de cada período.

Por isso, para baixar a planilha de controle de caixa, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas Financeiras grátis para download

Planilha de orçamento mensal e anual

Seguindo nossa lista de planilhas financeiras, a gente tem a planilha de orçamento mensal e anual. Como o nome indica, esta planilha Excel ajuda o empresário a gerenciar o orçamento da empresa de acordo com o período estipulado. 

Este controle é essencial quando pensamos que a sobrevivência de uma empresa depende exclusivamente das suas finanças e do controle que é feito delas. 

Poder ter em mãos a movimentação que estes valores monetários têm a cada mês ou ano, ajuda substancialmente nesse controle.

Veja no vídeo abaixo como é fácil usar a nossa planilha de orçamento mensal e anual grátis:

Simples, não é? Para baixar a planilha de orçamento mensal e anual grátis, basta clicar na imagem abaixo.

Planilhas Financeiras: modelos grátis

Planilha de Margem de Contribuição e Lucratividade

Esta planilha é essencial para quem atua na área do comércio e varejo. Com a planilha de margem de contribuição e lucratividade fica bem mais fácil fazer o cálculo desses índices, uma vez que basta inserir na planilha os dados necessários e esta tabela do Excel resolve o resto.

Veja no vídeo abaixo como é fácil usar a nossa planilha de margem de contribuição e lucratividade:

Bacana, não é? Para fazer o download da planilha de margem de contribuição e lucratividade grátis, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas Excel Grátis

Planilha de Capital de Giro

A planilha de capital de giro é essencial para o empresário que deseja ter o controle sobre o caixa da sua empresa. Entender o quanto o seu negócio tem de capital de giro a cada período ajuda o empresário a não perder dinheiro de seu caixa, tendo sempre um valor destinado à circulação.

Como esse cálculo de capital de giro costuma ser complicado, a gente criou esta planilha, para facilitar a vida dos donos de negócio que sabem que o tempo é muito mais útil quando é dedicado aos seus clientes e não às burocracias diárias da gestão da empresa.

Veja como funciona a tabela Excel de capital de giro grátis do QuantoSobra:

Para fazer o download da planilha Excel de capital de giro, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de Capital de Giro

Planilha de Controle Financeiro Empresarial

Mais uma planilha financeira imperdível para o empresário que sabe que a área financeira do seu negócio é a área que garante a sobrevivência dos demais setores.

Com a planilha de controle financeiro empresarial do QuantoSobra, você vai ter sempre em suas mãos os destinos dos seus investimentos monetários. Vai saber para onde está indo o dinheiro e de onde ele está vindo, de forma que vai ficar mais fácil fazer o planejamento orçamentário de cada período.

Veja como funciona a tabela Excel de controle financeiro empresarial:

Para baixar a tabela de controle financeiro empresarial grátis do QuantoSobra, basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas financeiras grátis: controle financeiro

Planilha de Centro de Custos

A planilha de centro de custos vai ajudar você a ter o controle sobre o fluxo de caixa do seu negócio. Mas, não só isso. você vai poder controlar esse fluxo em cada setor da sua empresa, separadamente. Sabendo o que entra e o que sai de cada uma das áreas do negócio.

Veja como funciona a planilha de fluxo de caixa por centro de custos

Super útil, não é? Para fazer o download da tabela Excel de centro de custos, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas financeiras grátis: centro de custo

Planilha de Cálculo de Preço de Venda

Não é fácil precificar um produto, ou mesmo, um serviço, não é? Foi para ajudar você nisso, que a gente criou a planilha de cálculo de preço de venda. Com esta tabela grátis, você vai conseguir colocar um preço justo em seus produtos, sem sair perdendo dinheiro. 

Saber calcular o preço de cada produto que você vende é essencial para ter uma boa margem de lucro sem afugentar os possíveis clientes por preços altos. 

Para baixar a tabela Excel de cálculo de preço de venda, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas Financeiras grátis: preço de venda

Planilha de Planejamento Financeiro

Planejamento é tudo, não é? Tanto para saber onde a empresa vai estar daqui a um mês quanto para saber onde ela vai estar daqui a um ano. 

Para ajudar você a cuidar das suas finanças é conseguir planejar melhor o futuro, a gente criou a planilha de planejamento financeiro. Veja como ela funciona:

Para baixar a tabela Excel de planejamento financeiro anual, basta clicar no botão abaixo:

Planilhas Financeiras

Planilha de Cálculo de Ponto de Equilíbrio

Você sabe aquele momento em que a sua empresa está com todas as contas pagas por meio de seus próprios rendimentos? Quando você consegue pagar todas as suas contas mais ainda não consegue ter lucro, a sua empresa está no seu ponto de equilíbrio, como ensinamos aqui.

Nesse momento ela já pode caminhar pelas próprias pernas mas ainda não lucra. Para o pequeno empresário que está começando, é importante saber quando esse momento vai chegar. Por isso, a gente criou a tabela Excel de cálculo de ponto de equilíbrio. Veja como ela funciona:

Para baixar a planilha de cálculo de ponto de equilíbrio, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de Ponto de Equilíbro

Planilha de Custos Fixos e Custos Variáveis

Você sabe o quanto a sua empresa tem de custos fixos todos os meses? E os custos variáveis? Sabe quanto? Para ter estas respostas e conseguir ter ainda mais controle sobre o financeiro da sua empresa, basta baixar a planilha de custos fixos e custos variáveis. Veja como ela funciona:

Bacana, não é? Para baixar a tabela Excel de custos fixos e variáveis, basta clicar no botão abaixo:

Planilha de custos fixos e variáveis

E aí, encontrou o que estava procurando? A gente tem ainda mais planilhas para várias outras funções, na nossa sessão de materiais educativos. Para acessar, basta clicar na imagem abaixo:

Se você está em busca de uma solução ainda mais completa, que faça todos estes cálculos e serviços e ainda faça a gestão de todas as áreas da sua empresa, que tal testar o QuantoSobra?

O nosso programa de gestão empresarial tem tudo o que um sistema ERP completo deve oferecer: gestão de controle de estoque, controle do fluxo de caixa, gestão de clientes, PDV, impressão de etiquetas, emissão dos mais diversos tipos de notas fiscais, e muito mais.

Faça o teste grátis, totalmente sem compromisso. Basta clicar na imagem abaixo:

Planilhas Excel Grátis

E aí? Gostou da nossa lista de planilhas financeiras? Fique atento e assine as nossas notificações, pois este post vai ser atualizado constantemente, na medida em que a gente for criando novas planilhas Excel.