Como reduzir custos no varejo: confira as melhores dicas

Todo empresário da área de comércio se depara em algum momento com a tarefa de reduzir custos no varejo. Isso porque, a maioria dos donos de negócios começa com uma micro e pequena empresa que, ao crescer, fica mais difícil de gerenciar.

De início, os empresários até conseguem fazer a gestão do seu negócio por meio das mais diversas planilhas gratuitas que podem se encontradas pela internet.

Depois, somente um sistema de gestão empresarial mais robusto pode dar conta desse recado. Apesar disso, sempre existem diversas arestas que podem ser aparadas dentro de uma empresa sem o auxílio dessas ferramentas.

São atitudes que podem ser tomadas pelo próprio empresário e por sua equipa para economizar, usar conscientemente os recursos e, assim, conseguir reduzir custos no varejo.

Porque reduzir custos no varejo?

Você, com certeza sabe a resposta para essa pergunta. Reduzir custos no varejo, ou em qualquer outro tipo de negócio, é o que vai garantir a saúde do planejamento financeiro do estabelecimento.

Além disso, todo cuidado é pouco nos tempos atuais, onde cada vez mais empresas do tipo abrem as portas. São milhares e milhares de novas microempresas surgindo a cada ano e, com isso, a concorrência aumenta cada vez mais.

Não conseguir reduzir custos no varejo pode fazer com que você tenha que reverter suas perdas para o preço de seus produtos, perdendo a guerra para seus concorrentes que podem oferecer um preço melhor.

E não só isso. O empresário deve saber reduzir custos no varejo porque simplesmente não há razões para se gastar o que não deve ser gasto, não é?

Como reduzir custos no varejo

Por todas as razões que citamos acima, a gente criou este artigo. Com o objetivo de dar dicas de como reduzir custos no varejo e tornar a saúde financeira da sua empresa algo crucial e de extrema importância no seu dia a dia. Vamos às dicas:

  • Cuide do seu giro de estoque

Nem é necessário dizer o quanto uma gestão de estoque perfeita é importante para uma empresa, não é?

Controlar com qualidade o giro de estoque garante que você sempre tenha na sua loja o produto que o seu cliente está procurando e, além disso, garante que você vai economizar em logística, comprando mais produtos por um preço menor e evitando que existam produtos parados em suas estantes e prateleiras.

Aqui, a  gente criou um passo a passo completo de gestão de estoque que vai te ajudar nisso.

  • Automatize seu caixa

Gerenciar o fluxo de caixa é essencial para a saúde das finanças de uma empresa e deixar isso por conta de planilhas ou, simplesmente, de seus colaboradores, pode ser irresponsável e perigoso. O mesmo se aplica ao seu caixa ou PDV, afinal a maioria das transações financeiras acontecem ali. Também acontecem ali as maiores perdas quando não há cuidado.

Por isso, recomendamos que você escolha um bom sistema de gestão de PDV, como o QuantoSobra, para integrar o seu caixa com o sistema de estoque, para evitar perda de tempos por meio do leitor de código de barras e para evitar perdas financeiras por meio de um sistema confiável.

  • Evite gastos desnecessários

Parece incrível ter que dar essa dica, porém, muitos empresários desejam saber como reduzir custos no varejo mas não focam em diminuir gastos. Parece óbvio que o empresário deve ter os olhos muito abertos quanto aos gastos desnecessários, mas poucos fazem isso, acreditando que o seu negócio é uma máquina de fazer dinheiro.

Ele pode até ser, porém, não há porque esbanjar, afinal, dinheiro na conta garante a sobrevivência da empresa nos tempos de crise por meio do capital de giro. De nada custa evitar  desperdício de água, de luz e de telefone. Na verdade isso se chama bom senso.

  • Compre com antecedência

Como assim você veio descobrir como reduzir custos no varejo e há uma dica aconselhando você a comprar? É isso mesmo!

Compre todas as mercadorias que você deve ter em seu estoque e o necessário para a manutenção do dia a dia da empresa de forma antecipada e pague á vista. Comprar com antecedência, na quantidade certa, garante descontos bastante positivos e, pagar à vista evita que você pague juros desnecessário nesse processo.

  • Faça uma Análise SWOT

O nome parece estranho mas SWOT é uma sigla para Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats ou, Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, em tradução livre, em Português.

É em função desta tradução, inclusive, que a técnica também é conhecida, aqui no Brasil como Análise FOFA. Essa análise serve para você conhece todas as forças e fraquezas de sua empresa e como economiza nas áreas fracas e investir nas que realmente trazem retorno. A gente explicou como fazer essa análise de maneira bem fácil, aqui neste artigo.

Você pode gostar também: Controle de custos: como fazer uma boa gestão financeira na sua empresa

Você pode gostar também: Redução de Custos: 8 ideias para cortar gastos sem diminuir a qualidade

Você pode gostar também: Planilha de Custos: Modelo de Planilha de Custos Excel para Download Grátis

Você pode gostar também: 5 dicas importantes sobre custos que vão ajudar seu negócio a crescer

Você pode gostar também: Redução de custos não é o bicho de sete cabeças. Confira estas 4 dicas!

Conclusão

Simples, não é? Não é necessário um trabalho muito grande para se reduzir custos no varejo. Basta ter bom senso, saber as estratégias certas e aplicar sem medo. E você, que estratégias usa aí na sua empresa para reduzir custos? Conta para a gente na caixa de comentários!

269 / 295

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend