Fazer uma boa gestão de PDV pode trazer resultados surpreendentes para uma loja. Isso porque, poucos empresários dão verdadeira importância para esse gerenciamento e poucos sabem de todo o potencial de vendas que existe em um PDV ou Frente de Caixa, como também é conhecido.

Para começar a entender o quanto esse ponto é importante no processo de vendas, basta analisar a ideia de que o frente de caixa é o final de toda a jornada de compras do cliente dentro da sua loja ou qualquer que seja a área da sua empresa.

Está ali a última oportunidade de fidelizar este cliente, fazer a venda de mais algum produto, ou mesmo, fazer uma pesquisa rápida sobre a satisfação dele ou se ele encontrou o que precisava.

Estas são, é claro, apenas algumas das vantagens de se fazer a gestão de PDV. Como mostraremos ao longo deste artigo, gerenciar o frente de caixa exige certas posturas e estratégias que podem ser muito vantajosas para a empresa, além de serem extremamente simples, podendo ser empregadas por qualquer pessoa que realmente se interesse em fazer desse último momento de compras mais uma oportunidade de negócio.

PDV ou frente de Caixa: o que é

Antes de tudo a gente precisa entender o que são estes dois termos e quais são as suas definições.

PDV é a sigla para o termo Ponto de Venda mas, este mesmo termo pode ter muitos outros significados. Entre os empresários do varejo ele é usado para designar a Frente de Caixa, mas como o próprio nome do termo indica, ele pode corresponder a qualquer ponto destinado ao processo de venda, como: um balcão de venda, um stand em algum evento, ou qualquer outro ponto em que o cliente se aproxime e possa efetuar uma compra ou o pagamento de alguma mercadoria.

Como dissemos, este passo, a chegada ao PDV sempre corresponde ao último passo dentro da jornada de compras do cliente em seu negócio e daí vem a sua importância, muitas vezes ignorada.

O ponto de venda é o último passo de um logo caminho, que começa lá no momento em que o seu gerente de estoque encomendou a mercadoria do distribuidor, estocou ela após a entrega, distribuiu ela pelas prateleiras e cadastrou elas no sistema de gestão ERP da empresa. Além destes passos, seus funcionários ainda fizeram promoções e se esforçaram para vender esta mercadoria.

Este processo todo, embora não pareça, envolve muito trabalho e também muito custo e é na frente do caixa que este processo todo chega ao seu final. Este é o último contato do cliente com a empresa, mas também pode simbolizar o início de um longo relacionamento se o empresário souber aplicar técnicas de marketing de relacionamento para fidelizar este cliente ali mesmo, no PDV.

Gestão de PDV: como fazer

Como dissemos no início do artigo, o processo de gestão de PDV é bem simples e os resultados costumam ser surpreendentes. Antes de tudo você vai precisar de uma estrutura mínima para isso mas, com toda a certeza, a lista envolve itens que você já tem aí no seu negócio, uma vez que eles são essenciais também no dia a dia de qualquer empresa de venda de produtos, já que ajudam muito na tarefa de administrar um negócio.

Computador

Um computador é um item básico em qualquer empresa nos dias atuais. Isso porque, hoje em dia não há como dispensar o seu uso para a maioria dos processos cotidianos, tanto do empresário, quanto de uma pessoa física tradicional. Ninguém mais vive sem um computador.

Como não poderia deixar de ser, na gestão de PDV o aparelho é muito importante também. É por meio dele que vai operar o sistema de gestão que vai automatizar todo o seu processo de venda e sobre o qual falaremos mais adiante.

Leitor de códigos de barra

Mais um item do dia a dia que tem uma grande utilidade na gestão de PDV. O leitor de códigos de barras vai facilitar o cadastramento de mercadorias na hora de fazer o seu controle de estoque e vai dar baixa nos produtos quando eles forem vendidos pelo operador do caixa. Isso automatiza e agiliza toda a cadeia de eventos que envolvem a gestão de seus estoques e mantém todos os dados referentes a ele atualizados e centralizados em sua ferramenta de gestão.

O leitor lê o código de barras constante em cada mercadoria e imediatamente lista na tela do computador todas as informações referentes a ele, incluindo toda a tabela de custos dela, facilitando também o seu controle financeiro.

Impressora para notas fiscais

Este aparelho é bem fácil de encontrar e é indispensável, uma vez que se você vai vender produtos, é obrigatório que se emita alguma versão de nota fiscal. A prática evita que a sua empresa tenha problemas com a Receita Federal ou com a Secretaria da Fazenda e ainda permite que o seu cliente tenha em mão uma versão física do comprovante da transação que acabou de fazer no seu negócio.

Sistema de gestão

Um sistema de gestão de empresas, como o QuantoSobra, é criado para agilizar todos os processos internos da sua empresa, integrando todas as áreas gerenciadas e centralizando todas estas informações em um só lugar. Isso permite que o empresário tenha uma visão global de tudo o que está acontecendo na empresa em todos os aspectos, além de ter sob controle todas as estatísticas necessárias para qualquer tipo de planejamento futuro.

Pronto! Agora que você já tem tudo o que precisa, vamos para a parte principal:

Atendimento: o principal item da gestão de frente de caixa

O atendimento é o principal fator na hora de fazer a gestão de PDV. Isso porque, de nada adianta ter as melhores ferramentas para fazer a administração das áreas da empresa se os clientes não se sentem bem atendidos e não retornam depois do primeiro contato com a sua empresa.

Ter profissionais qualificados para fazer o atendimento dos seus clientes de forma rápida e simpática vai depender de você fazer uma boa gestão de pessoas no seu negócio. Saber selecionar os talentos certos, e não só para a área de atendimento como também para as áreas restantes só traz benefícios para qualquer empresa.

Além disso, são estes profissionais que vão representar a sua empresa perante os clientes, então escolha corretamente as pessoas que serão “o rosto” do seu negócio.

A gestão dos clientes também vai passar pelos profissionais do atendimento, que vão salvar todos os dados importantes de seus clientes em uma planilha de Excel, ou mesmo, no sistema de PDV, que já vem com esta função dedicada. É por meio desses dados que você fará todo aquele processo de fidelização que citamos lá em cima, e também, é focado na satisfação dos clientes que um negócio cresce, portanto, este é o ponto que o empresário deve focar sempre.