O mercado de vendas online cresce e se consolida a cada ano. A previsão para 2023 é de que o crescimento do setor ultrapasse a marca dos R$ 185,7 bilhões, cerca de R$ 16 bilhões a mais do que o projetado para 2022. Nesse cenário, ter um sistema de gestão de e-commerce pode contribuir positivamente para elevar sua receita.

Isso porque a ferramenta tem, como objetivo, integrar e centralizar informações gerenciais sobre o negócio, facilitando a organização, simplificando tomadas de decisão e embasando diretrizes estratégicas.

Quer saber mais sobre os benefícios do sistema de gestão de e-commerce? Continue a leitura!

O que é gestão em e-commerce?

Gestão em e-commerce é o nome dado à prática de planejamento, organização, monitoramento e integração das tarefas e ações dos setores da empresa (sobretudo aqueles que influenciam no processo de venda online).

Entre os setores impactados pela gestão em e-commerce, estão: 

  • marketing;
  • produto;
  • vendas;
  • logística;
  • financeiro;
  • pós-venda;
  • TI e suporte;
  • sucesso do cliente.

É importante termos em mente que, quando falamos em gestão de e-commerce, a palavra de ordem deve ser integração. Por isso, não adianta microgerenciar seus times e conhecer detalhes da rotina de cada um deles isoladamente. Para gerenciar um negócio digital com sucesso, é preciso ter uma visão sistêmica do processo. 

Desafios da gestão em e-commerce

Nós sabemos que a gestão em e-commerce pode ser desafiadora, principalmente se você está expandindo o negócio e montando sua loja online agora. 

Listamos alguns dos obstáculos mais comuns da rotina do e-commerce e te convidamos a fazer um exercício: quais deles fazem parte da sua rotina? 

  1. Atendimento ao cliente: solucionar demandas com agilidade e efetividade é o desafio número 1 de quem gerencia um e-commerce.
  2. Gerenciamento de estoque: assegurar que o site caminhe em sincronia com o estoque físico pode ser desafiador.
  3. Logística: seu fluxo de entrega ainda dá dor de cabeça? Saiba: esse não é um problema só seu!
  4. Acessibilidade: já passou por dificuldades para acessar remotamente informações que estavam armazenadas em planilhas (e até cadernos!) na empresa? 
  5. Segurança de dados: entender como manejar as informações cedidas pelos consumidores ao longo do fluxo de compras é complexo. 

Sistema e-commerce: como funciona?

E aí, quantos pontos você marcou no exercício acima? Não se preocupe se sua resposta foi “todos”. Estamos aqui para te ajudar a contornar as adversidades e converter desafios em oportunidades. 

Para reduzir os impactos pontuados anteriormente, uma saída efetiva é adotar um sistema de gestão de e-commerce.

Por sinal, o objetivo da ferramenta é integrar as diferentes frentes de atuação no comércio virtual, facilitando sua visualização sistêmica. 

Quer um exemplo prático?

Imagine, então, que você adquire um sistema de gestão de e-commerce para a empresa. Agora, em vez de solicitar aos setores que enviem relatórios de performance individuais, para que você os coloque em perspectiva, o caminho se torna mais simples.

Com a ajuda da plataforma, você acessa uma só interface, seleciona as informações que deseja e extrai os relatórios de maneira simples e integrada. Além de facilitar a gestão dos dados, o sistema ajuda a entender como o desempenho de cada setor contribui com o todo. 

E não para por aí!

A seguir, listamos mais alguns benefícios do sistema integrado de gestão de e-commerce.

Redução de custos 

Transferir para um sistema automatizado as tarefas mecânicas e repetitivas (como a atualização de planilhas, o disparo de mensagens automáticas e a recolha de dados) pode economizar tempo — e dinheiro! 

Com a otimização de tarefas, sua equipe tem tempo para se dedicar às demandas mais estratégicas. Em paralelo, a ferramenta cumpre sua missão operacional de maneira mais ágil e com menor índice de erro, o que reduz a margem direcionada para o retrabalho. 

Processos internos mais ágeis

A produtividade é o segundo impacto positivo da adoção de um sistema de gestão de e-commerce. 

Com o apoio de uma ferramenta que organiza informações e disponibiliza uma interface didática, os times conseguem acessar dados com mais agilidade, bem como inserir informações que, rapidamente processadas, servem como base para tomadas de decisão mais assertivas.

Melhores entregas para o cliente

A consequência de um sistema que integra informações, reduz o índice de erro e facilita os processos diários não poderia ser outra senão uma entrega mais satisfatória para o consumidor, não é mesmo?

Orientar as atividades internas para uma melhor experiência do cliente é fundamental para tornar o processo de fidelização, recompra e upsell (venda de produtos com ticket médio mais alto) mais fluido e natural. 

Leia mais: como aumentar o tempo de vida útil do seu cliente

O que buscar em um sistema de gestão completo?

E aí? Já te convencemos de que um sistema de gestão de e-commerce pode transformar os processos internos da sua loja online? 

Então, vamos para a próxima fase: a escolha da ferramenta. 

Aqui, estão 4 aspectos que podem impactar diretamente na performance do seu sistema. Considere cada um deles antes de fazer a sua escolha.

1- Usabilidade

Lembre-se de que o sistema de gestão de e-commerce deve ser facilmente operado por toda a força de vendas. Isso inclui os setores de marketing, vendas, financeiro, logística, suporte etc.

Nesse sentido, é essencial ter em mãos uma ferramenta com boa usabilidade, que preza pela praticidade de manuseio (incluindo o bom posicionamento dos botões e facilidade dos comandos) e pela adaptabilidade a diferentes formatos de dispositivos.

2- Disponibilidade do suporte

Outro ponto importante é a disponibilidade do suporte. Quando as equipes de atendimento poderão prestar auxílio, caso você precise? 

A partir do momento em que sua empresa migrar todas as informações e dados para a ferramenta, ela se torna uma peça-chave para o funcionamento do negócio. Por isso mesmo, deve ter um suporte ágil e disponível.

3- Integração com outras plataformas

Pode ser que você já utilize sistemas específicos na sua empresa. Nessa perspectiva, considerar a possibilidade de integrar as ferramentas atuais com o sistema de gestão de e-commerce pode reduzir o trabalho e simplificar o processo. 

4- Portfólio de serviços oferecidos 

Por fim, não se engane: um bom sistema de gestão de e-commerce é capaz de: 

  • facilitar o controle de estoque; 
  • emitir notas fiscais; 
  • agilizar o fluxo de caixa;
  • fazer a gestão financeira;
  • acompanhar gestão de contas a pagar e receber;
  • promover o gerenciamento de clientes;
  • etc. 

Use o sistema de gestão de e-commerce para potencializar suas vendas! 

Agora você já conhece as potencialidades de um sistema de gestão de e-commerce, certo? Que tal usar um sistema efetivo, que agilize todos os outros processos da sua empresa?

É hora de conhecer o Awise, um sistema totalmente gratuito que possibilita a você, que gerencia lojas virtuais, o controle de todas as partes do negócio, aumentando as vendas com a facilidade que deseja.

Não importa o tamanho do seu empreendimento; te ajudamos a controlar: estoque, vendas, compras, receitas, despesas, clientes, fornecedores e mais. 

O essencial para gestão de qualidade e sem dor de cabeça está a um clique de distância.

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