Frente de caixa ou PDV: o que é e quais são as suas vantagens

O processo de compra do cliente se encerra na frente de caixa, que é o momento em que ele fará o pagamento dos itens que escolheu e escolherá a forma com que pagará por eles.

Muitos lojistas não consideram esse momento como algo importante, que faz parte do encadeamento da jornada de compras do cliente. A frente de caixa, apesar disso, é uma parte importante desse processo todo, já que é dali que o cliente vai tirar a sua última impressão da loja e da sua experiência de compra.

É por isso que o lojista deve estar atento ao PDV, ou frente de caixa. A impressão que o comprador tiver no momento de finalizar a compra poderá influenciar muito na sua opinião sobre o seu negócio, sobre o seu atendimento e sua loja.

A atenção deve ser redobrada quando consideramos que a opinião deste comprador não vai ser somente dele, já que, certamente ele vai comentar sobre o processo de compras na sua loja com seus amigos e conhecidos. A melhor propaganda é a boca a boca – e a pior também.

O cuidado com o PDV, que é como é chamado esse ponto de venda, pode ser a garantia de que o cliente vai retornar à sua loja. Isso porque, nesse momento final, a agilidade e o bom atendimento podem ser os principais diferenciais entre a experiência de compra na sua loja e a das suas concorrentes.

O cliente sempre nota isso, e decide se vai retornar ou não. Ninguém gosta de ir onde não é bem recebido, não é? Funciona assim também nos negócios.

Frente de caixa ou PDV: o que é

Todo lojista sabe que PDV é a sigla de Ponto de Venda e esse termo corresponde a muito mais do que a frente do caixa, embora a frente do caixa também seja um ponto de venda.

Vamos desconfundir: um PDV pode ser bem mais do que a sigla indica. Ele pode corresponder a um estande do seu negócio dentro de um evento, um ponto de venda de seus produtos dentro de um supermercado, um balcão de venda da sua mercadoria em qualquer lugar que seja, e mesmo a sua loja ou store são pontos de venda, uma vez que ali o cliente se aproxima e efetua o pagamento de suas compras.

Frente de caixa ou PDV, no caso do lojista, é o momento final de todo o processo de compra. É o momento do pagamento da mercadoria e da escolha da forma de pagar por ela.

Esse é o último elo da corrente, que começou quando a empresa adquiriu o produto do seu distribuidor, estocou a mercadoria, expôs na prateleira, fez promoção e finalmente vendeu. É por isso que essa finalização é tão importante. É por que ela é o resultado de um encadeamento onde houve trabalho, dedicação e custo.

Vale lembrar que este não precisa ser o seu último contato com o cliente. Você pode fidelizar ele por meio de muitas técnicas de marketing de relacionamento, mantendo o comprador sempre um fã da sua loja.

Frente de caixa ou PDV

Como estruturar a frente de caixa ou PDV

É bem simples: basta focar os seus esforços para que o atendimento seja sempre ágil e atencioso. Só isso já ganha o cliente e garante que ele volte.

Você ainda pode oferecer mais alternativas de formas de pagamento, oferecer brindes ou descontos para quando o cliente voltar a comprar na sua loja, entre muitas outras alternativas.

A questão aqui é fazer o cliente se sentir bem. O quesito agilidade não poderá ser ganho somente com mão de obra especializada e capacitada, uma vez que seres humanos têm limitações. Por isso, é necessário que muitos dos processos sejam automatizados e para isso existe uma série de ferramentas, que vamos listar agora.

Leitor de códigos de barra

Ferramenta simples e que não recebe a devida importância por muitos lojistas. O leitor de código de barras garante que o seu funcionário não precise digitar os números referentes ao produto comprado pelo seu cliente todas as vezes que ocorrer uma compra.

O aparelho identifica o código do produto rapidamente e mostra no display todas as informações sobre ele, como, formas de pagamento e dados da transação que será feita. Se você tiver um bom sistema de gestão, ele integrará as informações de venda do produto e já dará baixa dele no estoque, agilizando também o seu sistema de controle de estoque.

Computador

Esse é um item básico para o funcionamento de qualquer loja que tenha um bom fluxo de clientes. Isso porque, um computador não só agiliza todos os processos de compra e venda, como também centraliza todas as informações sobre as operações da loja em um lugar só.

Além disso, o lojista precisa ter um computador no balcão para que ele possa gerenciar toda a cadeia de eventos de sua loja sem sair do lugar. A ferramenta de gestão de lojas online vai operar a partir desse terminal, garantindo que todos os processos sejam rápidos e ágeis, tanto para o cliente quanto para o lojista.

Impressora para nota fiscal eletrônica – NFC-e

A impressora não fiscal para fazer a impressão da nota fiscal eletrônica NFC-e é outro item essencial para qualquer loja. O aparelhinho é fácil de encontrar e garante que você possa dar para o seu cliente, de forma rápida, uma versão física da nota fiscal da compra que ele acaba de efetuar.

Frente de Caixa ou PDV

Sistema de gestão de lojas

Um bom sistema de gestão de lojas, como o QuantoSobra, vai garantir que todos os seus processos de frente de caixa funcionem de maneira integrada, agilizando o atendimento e a sua vida. Além disso, uma ferramenta assim serve para que você não tenha problemas com o Fisco, já que ela automatiza todo o processo de emissão de notas fiscais eletrônicas NFC-e, além de garantir que o controle do fluxo de caixa da sua loja seja perfeito e ordenado.

Atendimento de frente de caixa ou PDV

Como dissemos lá no início deste texto: o atendimento ágil é o que causa a maior impressão nos clientes e compradores, por isso, nada mais necessário do que investir nesta área, com pessoal preparado e bem treinado, para atender com simpatia e rapidez.

Ter uma boa gestão de pessoas pode ajudar nesse processo. Saber selecionar os talentos que vão trabalhar com você em sua loja é o primeiro passo. Os outros incluem saber em que área colocar cada pessoa para que ela tenha o seu melhor rendimento, de acordo com o que ela sabe e gosta de fazer. Funcionários satisfeitos resultam em clientes satisfeitos.

Além de focar em treinamento para o seu pessoal, você deve investir também em comissões, recompensas e gratificações, para que seus funcionários se sintam valorizados e ao mesmo tempo desafiados e instigados a fazer o seu melhor.

Gestão de frente de caixa ou PDV

Com tudo o que explicamos, fica fácil perceber que, apesar de o fator humano ser muito importante, é decisivo ter um sistema que centralize todas essas informações e gerencie da melhor forma. Isso porque, quanto mais automatizados, mais rápidos são os processos e quanto melhor o seu sistema de gestão, melhores e mais confiáveis serão os seus dados, seja para analisar, seja para enviar à contabilidade.

Um sistema como o QuantoSobra faz tudo isso por você e muito mais. Ele oferece ferramentas que permitem gerenciar o seu estoque de forma automática, com baixas de produtos sincronizadas com as vendas, além de ter funções de gerenciamento de fluxo de caixa, leitor de código de barras, exportação de dados em formato de planilha do Excel e gerenciamento do cadastro de clientes.

Além disso, o QuantoSobra é o melhor sistema de gestão para frente de caixa, porque com ele você pode emitir documentos fiscais, controlar suas finanças, fazer filtros para ver quais clientes não estão mais comprando na sua loja, fazer campanhas de marketing, gerenciar suas contas a pagar e a receber, fazer pré-vendas ou vendas condicionais, emitir carnês e Imprimir etiquetas.

Bastante coisa, não é? Que tal fazer um teste grátis e ver por si mesmo? Para começar, é só clicar na imagem abaixo.

Teste gratuito

Tags In
151 / 156

2 Comments

  1. joao bosco ribeiro pimentel 13 de agosto de 2018 at 12:15

    quanto custa, e como funciona é licença ou um pacote com atualizações

    1. Cássio Müller
      Cássio Müller 21 de agosto de 2018 at 11:53

      Olá, João! Tudo bem?

      O QuantoSobra é um sistema 100% online que conta com planos mensais, trimestrais e anuais.

      Você pode conferir todos os nosso planos e preços aqui https://www.quantosobra.com.br/planos-e-precos/

      Qualquer dúvida estamos à disposição.

Deixe uma resposta

Required fields are marked

WordPress Theme built by Shufflehound. QuantoSobra | www.QuantoSobra.com.br | Software de Gestão - ERP para Micro e Pequenas Empresas

Compartilhe com um amigo