Com a planilha de custos do QuantoSobra você poderá lançar todas as suas despesas e os seus custos por CATEGORIA e SUBCATEGORIA. Você poderá ter o controle de quanto gasta de água, luz, telefone, aluguel, compra de matéria prima ou produtos para revenda, por exemplo.

Antes de seguir a sua leitura, fique atento:

 

É possível subdividir tudo e saber com detalhes quais os seus maiores custos por período. Selecione mês, ano, semestre etc, com o filtro do gráfico dinâmico criado na Visão Geral.

Você pode, por exemplo, ter uma categoria de custos FIXOS e outra de custos VARIÁVEIS e como subcategoria definir gasolina, comissões, compra de mercadorias etc.

Segundo o site Portal da Contabilidade, custos fixos ou variáveis podem ser diferenciados da seguinte maneira:

Despesas e Custos Fixos

Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.

Exemplos:

  • Limpeza e Conservação
  • Aluguéis de Equipamentos e Instalações
  • Salários da Administração
  • Segurança e Vigilância
  • Possíveis variações na produção não irão afetar os gastos acima, que já estão com seus valores fixados. Por isso chamamos de custos fixos.

Despesas e Custos Variáveis

Classificamos como custos ou despesas variáveis aqueles que variam proporcionalmente de acordo com o nível de produção ou atividades. Seus valores dependem diretamente do volume produzido ou volume de vendas efetivado num determinado período.

Exemplos:

  • Matérias-Primas
  • Comissões de Vendas
  • Insumos produtivos (Água, Energia)

Aqui, você pode encontrar: Planilha de Custos Fixos e Custos Variáveis

Planilha de Custos: Visão Geral

A visão geral deste modelo de planilha de custos em Excel lhe permite visualizar um gráfico de relatório de custos:

Planilha de custos no excel grátis para baixar

É possível filtrar o que você quer ver no gráfico clicando no botão azul, ou clicando no botão laranja você poderá ir para a tabela onde você irá lançar as suas despesas/custos.

Planilha de custos no excel grátis para baixar

Note que basta clicar nas categorias ou subcategorias para que o gráfico seja atualizado, bem como no período que você quer enxergar.

Com isso, você poderá fazer comparativos dentre as categorias, para visualizar onde estão os seus maiores custos, por exemplo e se estes são sazonais ou não.

Planilha de Custos: Registrar Despesas

Planilha de custos no excel grátis para baixar

Para registrar os seus custos ou despesas na planilha de custos, basta preencher a tabela com data, categoria, subcategoria, valor e observação.

Note que para o gráfico do VISÃO GERAL só irão as informações de DATA, CATEGORIA, SUBCATEGORIA e VALOR.

Planilha de Custos: Modelo de Planilha de Custos Excel para Download Grátis

Aqui em baixo tem um vídeo explicando direitinho como usar a nossa planilha: