Saiba como investir para abrir franquia em poucos passos

Franquia é um sistema em que o franqueador fornece o direito de usar a marca ou patente da empresa, dando a liberdade de usar o nome dela. O negócio é feito por meio de um contrato, onde o franqueado usa o nome ou a marca do franqueador.

As pessoas acreditam que é mais seguro trabalhar desta forma do que ter um negócio próprio. Para uma franquia dar certo, precisa de algumas estratégias específicas. O negócio, assim, terá sucesso garantido.

Saiba como investir para abrir franquia de forma correta, em poucos passos.

Para ter certeza que sua franquia vai dar certo, primeiro você precisa fazer uma auto análise, o franqueado precisa saber quais são seus pontos fracos e fortes. Saber exatamente quais são seus talentos como empreendedor e saber como usá-los. O franqueador dará todo o suporte que precisa, mas as habilidades de empreendedor o ajudarão a conseguir concluir os objetivos da empresa.

procura auxílio de um consultor

O empreendedor precisa saber qual o melhor segmento para a franquia que quer abrir. É necessário saber todos os detalhes e objetivos do segmento escolhido. A preferência pelo produto, o gostar da marca, não são motivos suficientes para escolher um segmento. Observe antes de escolher, veja como é a operação do franqueado, como é feito o gerenciamento dos produtos etc.

Depois de escolher qual será o segmento apropriado, pesquise as redes que estão procurando um franqueado, procure as marcas oferecidas. Procure saber o modo que eles atuam, a estrutura da rede. Tenha as informações que precisa para começar a ser um franqueado e abrir franquia de uma empresa séria, para evitar problemas futuros.

Planeje o investimento, o quanto será usado nesse empreendimento. Tenha uma reserva de capital para poder cobrir qualquer gasto imprevisto, é bom que você domine assuntos como fluxo de caixa, controle de estoque e pense bem antes de iniciar a franquia. Saber como abrir uma empresa é muito importante neste momnento! Saiba quais serão os gastos que você poderá ter e tenha em mente que é bom se prevenir de eventuais crises no mercado, mesmo sendo uma franquia forte e consolidada, todos os setores sentem quando existe uma grande crise no país. As vendas despencam e você, como franqueado, também irá sentir a queda no seu faturamento.

Conheça outros franqueados, saiba como é a rotina deles, pesquise bem, vá até lojas da franquia em outras cidades ou estado e converse com os donos para saber se vale a pena colocar esta franquia e como eles estão se sentindo. Lembre-se de perguntar a eles o que precisaram para começar com uma franquia. Pesquise e avalie o suporte dado, os treinamentos, as responsabilidades, os planejamentos que precisaram fazer. Converse com antigos franqueados que já saíram do mercado. Conheça o dia a dia dos franqueados e veja se você gosta desta rotina. Saiba como funciona as franquias para que você não se arrependa posteriormente.

Para analisar os documentos da franqueadora, procure o auxílio de um consultor ou advogado. Para o empreendedor que não tem certeza ainda do negócio, é recomendável conhecer um destes profissionais e tirar o máximo de dúvidas possíveis antes de assinar o contrato. A decisão de abrir uma franquia tem que ser exata, para não ter erros ou se arrepender.

Veja se sua família está de acordo com seus planos, se concordam com o segmento escolhido, pois o apoio da família é fundamental para um empreendedor.

Veja alguns links que podem lhe ser úteis para abrir franquia corretamente:

63 / 277

Deixe uma resposta

Gostou? Compartilhe com a sua rede!

Ajude seus amigos a também aprenderem mais de forma gratuita e vamos fazer do Brasil um lugar com melhores empresas!

Send this to a friend