Se você quer aprender como fazer queima de estoque, a gente separou várias dicas para você. Independente do momento econômico pelo qual o país passa, saber como fazer queima de estoque sempre vai ser útil, afinal, não é somente para se aumentar os lucros que se faz promoções do tipo.

Muitas vezes, criamos uma queima de estoques apenas porque precisamos fazer as mercadorias que estão com vendas baixas, circularem. Produtos parados nas estantes são a causa de muitos gastos, uma vez que, além de a sua empresa já ter pago por eles, eles ainda geram custos de armazenagem, custos de luz elétrica e custos de manutenção do local em que estão.

Além destes motivos, existem outros que não deixam de ser importantes. Muitas vezes, também, é necessário saber como fazer queima de estoque para poder criar promoções certeiras naquele momento em que queremos chamar público para a nossa loja para mostrar os novos produtos que acabaram de chegar. Os motivos podem ser os mais variados.

Antes de aprofundar o assunto, vamos entender um pouco mais:

O que é queima de estoque?

Queima de estoque ou promoção é uma ação que visa, entre outros motivos, vender todos os produtos que estão parados há algum tempo nos seus estoques. Para isso, os preços desses produtos são bastante reduzidos e esta redução é propagandeada. Dessa forma, os potenciais clientes sentem um senso de urgência em comparecer à loja para não perder os preços abaixo do comum.

Esta ação é considerada bastante útil, principalmente quando há troca de estação e os produtos da estação que está acabando não foram todos vendidos. Para evitar que eles fiquem nas suas prateleiras ou estoques até o ano seguinte, você deve saber como fazer queima de estoques para liberar espaço em seus estoques, cobrir o valor que foi investido nessas mercadorias e, se possível, aumentar sua margem de lucros no período.

É claro que, nem sempre vai ser possível angariar muitos lucros com este tipo de ação. E está tudo bem, uma vez que o objetivo principal da queima de estoques é liberar seus estoques para a entrada de novos produtos e, de quebra, evitar os custos de armazenagem de mercadorias que estão com pouco giro.

Agora que você entendeu um pouco mais sobre liquidação, vamos às nossas dicas de como fazer queima de estoque.

Como fazer queima de estoque: aprenda a criar as melhores promoções e liquidações

Estas dicas que separamos para vocês estão longe de ser o ponto final no assunto, afinal, você com a sua experiência também tem suas técnicas e táticas para criar queimas de estoques. A ideia deste artigo é trazer ideias que possam agregar àquilo que você já conhece ou, trazer novos insights para aprimorar suas promoções.

Vamos lá:

1. Analise se é o momento certo para uma queima de estoque

O primeiro passo para se fazer uma queima de estoques é analisar com precisão se aquele é o momento correto para se fazer uma promoção do tipo. Isso porque, como já dissemos acima, existem vários motivos e vários momentos para se fazer uma queima de estoques.

Se você que liquidar os produtos da estação que já está passando, deve estar atento para fazer a queima de estoques antes que a estação mude completamente, uma vez que se o outono chegar, por exemplo, os seus clientes não vão ver necessidade nenhuma de comprar roupas de inverno. A estratégia aqui é analisar os seus estoques e ver quais são os produtos que estão com vendas baixas e se antecipar, criando a queima de estoques enquanto o seu cliente ainda tem a necessidade daquelas mercadorias.

Esta análise de momento certo não se aplica somente à mudança de estações. Você pode estar atento às datas comemorativas do país sempre quando precisar fazer uma queima de estoques.

Está chegando a copa do mundo ou algum evento esportivo importante? Talvez seja uma boa criar uma liquidação de televisores e equipamentos de som.

Está chegando o dia das mães? Pode ser o momento certo para queimar o seu estoque de artigos femininos que estão com pouco giro.

Temos aqui, algumas planilhas que podem te ajudar nesta tarefa:

2. Defina os produtos que vão entrar em promoção

O segundo passo na hora de saber como fazer uma queima de estoque é definir quais são os produtos que devem entrar em liquidação. Você já leu um pouco sobre isso na primeira dica. Nesta etapa, você deve verificar quais são os produtos que estão encalhados nos seus estoques e que devem ser vendidos. Você também deve verificar se estes produtos não combinam com alguma data comemorativa próxima, como citamos.

A ideia aqui é, além de oferecer os melhores preços, você também tenha em mente que o momento escolhido influencia na quantidade de clientes que você vai atrair.

De nada adianta, por exemplo, criar uma super queima de estoques de televisores em um momento em que o país está em uma crise econômica e as pessoas estão focando muito mais em comprar itens essenciais, como alimentação e roupas.

Por isso, esta escolha de produto e momento é tão importante.

Temos aqui, algumas planilhas que podem te ajudar nesta tarefa:

3. Aplique os descontos da maneira correta

O terceiro passo na hora de criar uma queima de estoques é saber precificar seus produtos da maneira correta. Este passo pode ser uma grande dor de cabeça para quem tem dificuldades em calcular este tipo de índice. Isso porque, apesar de uma queima de estoques ser direcionada a abrir novos espaços nos seus armazéns, você não pode baixar seus preços a ponto de perder o dinheiro investido na compra dessas mercadorias e, também, na sua armazenagem. 

Além disso, o objetivo de uma empresa sempre é gerar lucros. Por isso, apesar de este não ser o objetivo principal de uma queima de estoques, lucrar com essas vendas também é importante.

Temos aqui, algumas planilhas que podem te ajudar nesta tarefa:

4. Estabeleça a estratégia de venda

Você deve criar um planejamento estratégico para ter muito bem definidas as métricas essenciais da sua ação de queima de estoque. Por isso, você deve ter em mãos todos os dados das dicas que demos acima e, também, as metas que você deseja alcançar com a liquidação. 

Como você vai propagandear a queima de estoque? Qual é o público que você deseja atrair para a sua loja? Qual a porcentagem em aumento de vendas você tem em mente?

Todas estas informações são bastante importantes na hora de organizar e colocar a sua queima de estoque em ação.

Temos aqui, algumas planilhas que podem te ajudar nesta tarefa:

5. Invista em visual

Não só de redes sociais vivem os anúncios da sua loja. Um dos passos mais importantes na hora de saber como criar queima de estoque é saber analisar que tipo de propaganda é a mais indicada para o público que você deseja atingir com sua liquidação. Muitas vezes, este público está nas redes sociais mas, às vezes, esse público é aquele que está circulando no seu intervalo de trabalho e vê que a sua loja está com promoções e decide dar uma olhadinha. 

Estas pessoas que fazem compras rápidas e por impulso, geralmente se empolgam com os produtos nas vitrinas das lojas.

Pensando nisso, uma boa estratégia é investir na decoração das suas vitrines, anunciando ali os produtos que estão em queima de estoque. Assim, o seu público-alvo se interessa e já decide por antecipação o que quer comprar.

Aqui, temos alguns materiais que podem ajudar você nisso:

6. Invista nas redes sociais

Como dissemos acima, existem diversos públicos e estes públicos podem ser encontrados em lugares diferentes. Seguindo a linha da dica anterior, saber como fazer queima de estoque também envolve saber identificar estes públicos e locais.

Nos dias de hoje, principalmente após a pior fase da pandemia, muitas pessoas acostumaram a fazer as suas compras somente online, escolhendo seus produtos nas redes sociais ou em e-commerces e recebendo seus produtos em casa.

Por isso, você não pode deixar de investir em redes sociais na hora de fazer sua queima de estoque.

Aqui, a gente ensinou tudo sobre como fazer isso:

7. Controle suas vendas

Com todas as dicas que você aprendeu neste artigo sobre como fazer queima de estoque, você já sabe o caminho das pedras. Por isso, agora é esperar as suas vendas aumentarem no período da liquidação. Para isso você deve estar preparado para fazer um bom controle das suas vendas, de modo a saber o quanto você lucrou com a ação, quais produtos tiveram mais saída e, exatamente, quantos produtos foram vendidos.

Estes dados, além de deixarem você informado sobre os resultados da sua queima de estoque, ainda vão dar base para as suas próximas ações do tipo.

Para isso, a gente separou alguns materiais que podem ajudar você:

Entretanto, se você não confia em simples planilhas para controlar suas vendas e, até mesmo o seu negócio, você está no lugar certo.

O QuantoSobra é um sistema de gestão voltado para pequenas empresas que, além de fazer todo o seu controle de vendas, ainda integra o seu PDV com o seu estoque. Assim, você sempre vai estar a par de como estão suas vendas e o número de produtos que você ainda tem para vender.

Além disso, o QuantoSobra ainda cuida do seu fluxo de caixa, gera etiquetas de preços, gera carnês de pagamento, e muito mais.

O melhor de tudo? Você pode testar o QuantoSobra gratuitamente, clicando no botão abaixo:

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E aí? Curtiu nossas dicas? Não deixe de deixar as suas próprias dicas de como fazer queima de estoque na caixa de comentários abaixo.


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