Estamos vivendo um momento tão singular da história que nenhuma faculdade ou manual de negócios conseguiu prever… a pandemia, quarentena e fechamento dos negócios temporariamente. Ações essas que estão fazendo que muitos empresas fechem definitivamente suas portas por não ter caixa suficiente para se manterem fechadas por mais de um mês.

Nesse cenário, devido as pessoas estarem dentro de suas casas, o número de acessos à internet cresceu de forma estrondosa. Entretanto, ao mesmo tempo que estamos hiper conectados, enfrentamos uma dificuldade para conquistar o maior ativo de todos. Sem esse ativo não podemos nos comunicar, relacionar e vender.

O que significa para a sua empresa, não conseguir se comunicar de forma direta e clara com os seus clientes? É por isso que esse ativo é tão importante… a atenção.

Como conseguir ganhar atenção em meio há tantas notícias turbulentas? Como fazer as pessoas desejarem comprar de você em um cenário caótico?

Isso é questão de estratégia… Se você não possui uma estratégia eficaz será impossível penetrar na mente dos seus consumidores e levar a sua mensagem. Se você combinar uma estratégia poderosa de vendas em conjunto de uma boa logística, mesmo no meio de um cenário de terror como o que estamos vivendo, você poderá nadar em um “oceano azul”.

Isso porque, seus concorrentes estarão perdidos, muitos paralisados sem saber o que fazer e como agir. Neste momento é necessário pensar com calma e analisar todas as possibilidades.

Não é feio trabalhar

Antes de pensar sobre divulgação é importante ter em mente que não é feio trabalhar e vender em meio a pandemia, desde que feito de forma respeitosa e seguindo as recomendações de segurança e higiene necessárias.

Desde que a pandemia foi decretada, muitos empresários e autônomos se viram de mão atadas sem saber como agir em meio ao caos, e o único cenário que viram em suas mentes foi: falência, encerramento das atividades, o fim.

Entretanto, aqueles que sabem que não podemos prever o futuro e que estão sempre preparados para qualquer desafio que apareça, viram oportunidade de prosperar apesar da crise, isso porque sabem que seus concorrentes estarão paralisados e sem atitude.

Se você pretende ser uma dessas pessoas que não se limitam a reagir nem a sobreviver, o primeiro passo é saber que você pode sim vender em meio a crise.

Redes Sociais

E qual o melhor meio para atingir inúmeras pessoas sem precisar sair de casa? Redes Sociais, internet.

Para qualquer negócio local estar presente nas redes sociais, mostrando seu trabalho, incentivando a compra, gerando engajamento, interagindo e se aproximando do cliente é fundamental. Pois é através desse meio que as pessoas poderão chegar até você.

Por isso, fazer um bom gerenciamento de redes sociais do seu negócio local é importante, e gerenciamento significa ter uma estratégia de marketing elaborada e aplicá-la da melhor forma possível para obter retorno.

Dentre as estratégias, podemos citar como a principal a comunicação. Sem dúvidas manter comunicação ativa e se mostrar interessado, preocupado e atencioso com seu cliente é fundamental. E através das redes sociais e das ferramentas disponibilizadas por ela isso é possível.

Além disso, não esqueça de contar com um bom marketing de conteúdo nos perfis do seu negócio, as pessoas gostam de produtos e serviços que agreguem valor, e o algoritmo do Facebook também.

Google, Facebook e Instagram Ads

Outra forma bastante eficiente para divulgar seu negócio local em tempos de pandemia é através dos anúncios pagos do Google, Facebook e Instagram. Nesse caso você pode escolher qual o melhor se adequa para o seu produto ou pode usá-los em conjunto através de uma boa estratégia.

Sem dúvidas, os Ads são a melhor maneira de alcançar clientes de forma rápida e eficaz, isso porque o tráfego orgânico nas redes sociais costuma acontecer de forma mais lenta.

A dica é fazer anúncios e atrelado a eles possuir um bom perfil nas redes sociais, isso porque é bastante comum que as pessoas queiram visitar sua página para saber mais sobre o serviço ou produto oferecido. Portanto, é imprescindível ter conteúdos de valor, fazer stories diários e se fazer presente na vida das pessoas que te seguem.

Influenciadores

Outro artifício que pode ser utilizado por um negócio local são os influenciadores digitais.

Nessa estratégia é interessantes que sejam enviados aos influenciadores produtos ou algum benefício e em troca ele recomendará o seu negócio para os seguidores. Nesse caso, o único gasto que você terá é o do produto que estará sendo enviado em troca dessa publicidade.

Lembre-se de enviar apenas para influenciadores locais, pois são eles que atingirão o público da sua cidade ou bairro.

Por fim, lembre-se do trecho do livro Vencedores por opção de Jim Collins e seja um desses líderes que são citados: “Algumas companhias e líderes transitam excepcionalmente bem no mundo caótico. Não se limitam a reagir, criam. Não se limitam a sobreviver, dominam. Não se limitam a ter sucesso, prosperam…”.