A geração de código de barras é um processo bem simples, mas que traz diversas vantagens para a organização de um empreendimento. Isso porque ele serve para categorizar e identificar os itens que estão à venda.

No entanto, muitas empresas ainda não dão o devido valor ao sistema, mesmo ele sendo aceito e utilizado mundialmente.

E, para chamar atenção para esse artifício tão útil no dia a dia da gestão, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprenderá

  • o que é um código de barras;
  • quais os tipos existentes;
  • vantagens de aplicar no negócio;
  • passo a passo simplificado de como fazer;
  • erros mais comuns.

Siga a leitura e entenda de uma vez por todas como utilizar esse recurso para promover o crescimento da sua companhia!

Primeiramente, o que é um código de barras?

Um código de barras é basicamente um desenho — formado por linhas pretas em um fundo branco — para representar os dados de identificação de um produto. Essa representação gráfica tem o mesmo valor que os números — e às vezes as letras — e é lida por equipamentos específicos.

O sistema começou a ser usado no início da década de 70, nos Estados Unidos. Inicialmente, ele era formado por 12 caracteres, mas, hoje, normalmente conta com 13. Porém, alguns países ainda usam um padrão diferente no comércio local.

Esse desenho serve para identificar um item, apresentando informações como:

  • preço;
  • peso;
  • tipo;
  • composição;
  • data de validade;
  • localização do item.

É importante saber que cada elemento do código de barras possui um significado próprio. Considerando o modelo padrão:

  • os três primeiros caracteres são o país de origem;
  • em seguida, vem o número da empresa;
  • os restantes são informações a respeito do produto.

Deu para entender? Então, seguiremos para os oito tipos de códigos de barras utilizados no mundo!

Quais são os tipos de código de barras existentes?

Atualmente, existem vários tipos de códigos de barras. Todos eles possuem a mesma finalidade, porém, são usados em operações distintas e têm pequenas diferenças visuais.

Para compreender melhor, veja quais são eles:

  • EAN: padrão mais usado no mundo, com 13 caracteres;
  • UPC: usado no Canadá e Estados Unidos, com 12 dígitos;
  • DATABAR: tem 13 caracteres, mas é menor que o padrão EAN;
  • Código 128: formado por uma composição alfanumérica e mais usado na logística;
  • ITF-14: também aplicado em operações logísticas e em ações internas;
  • Código 25 intercalado: para operações que não estejam ligadas diretamente com vendas ou logística, como documentos e pagamento de boletos;
  • QR Code: o mais “diferente” da lista, tem o potencial de armazenar outros dados e é utilizado para diversos fins, como no Pix;
  • DataMatrix: parece com um QR Code, servindo para facilitar o rastreio;

Por que gerar código de barras? 5 vantagens para a empresa

À primeira vista, a geração de código de barras pode até parecer apenas um trabalho extra no dia a dia já corrido da gestão de empresas. Entretanto, esse sistema traz diversas vantagens para o controle interno de um negócio. Confira abaixo quais as cinco principais!

1. Agiliza os processos

Para compreender essa vantagem, preste atenção no seguinte exemplo. Imagine que um cliente chega na loja, mas como não consegue encontrar o item que queria, pede ajuda a um colaborador.

Convenhamos que correr por todo o espaço não é a maneira mais prática de localizar o produto, não é?

Nesse sentido, o código de barras permite que qualquer membro do seu time de vendas confira a identificação do item no sistema e veja em qual setor ele está.

Ele também serve para agilizar a finalização da venda, pois viabiliza a leitura rapidamente, com apenas um equipamento, além do cadastro da saída do que foi vendido do estoque. Ou seja, reduz o trabalho de todo mundo e, ainda, diminui as chances de erros.

2. Reduz os gastos

Sim, a geração de códigos de barras proporciona uma redução dos custos operacionais do negócio. Isso é derivado da agilização dos processos, que faz com que os esforços possam ser direcionados para outras áreas.

Além disso, o sistema otimiza o controle dos produtos. Logo, você consegue saber exatamente o que tem em estoque e as quantidades. O resultado é um melhor planejamento de reposição.

3. Otimiza o controle de estoque

Pense no estoque como se fosse o coração de um negócio. Portanto, a gestão dele é o que definirá se o empreendimento será ou não bem-sucedido. Sendo assim, deve-se aplicar todas as estratégias possíveis para otimizá-los.

E uma delas é justamente a geração de código de barras. Isso possibilita o cadastro e, consequentemente, a localização das mercadorias no espaço. Assim, melhora o sistema de organização, armazenamento e de entrega.

Quer aprender como gerir o estoque corretamente? Então, aperte o PLAY no vídeo abaixo e confira as 5 dicas essenciais para manter o estoque sempre organizado!

4. Melhora as vendas

A geração de código de barras pode afetar diretamente as vendas. E para melhor. O que acontece é que uma maior agilidade no dia a dia melhora a experiência do cliente de maneira geral.

Dessa maneira, ele fica mais tentado a voltar a fazer negócio com você, pois entende que a empresa entrega algo a mais.

5. Aumenta a autoridade com o cliente

Para finalizar, o simples uso do código de barras serve para aumentar a autoridade do empreendimento frente ao mercado e, especialmente, com o consumidor.

Lembre-se que nem todo mundo quer investir no sistema. Diante disso, o negócio que o utiliza costuma ficar mais bem posicionado no meio.

Como é gerado um código de barras + dica de plataforma gratuita

Antes de escolher uma plataforma de geração de código de barras, é necessário definir para qual fim você usará o sistema.

Para compreender melhor, caso deseje usar o código para a comercialização, será preciso cadastrar a empresa na Associação Brasileira de Automação, a GS1 Brasil. Esse é o órgão que licencia a geração.

Para isso, ele cobra uma taxa de inscrição e pagamento de anuidade. Porém, se quer apenas usar o sistema para controle interno, pode optar por plataformas gratuitas, que são muito fáceis de usar.

Uma das melhores para este fim é o sistema de controle de loja Awise. Com ele, você consegue criar códigos e inseri-los diretamente em etiquetas personalizadas gratuitamente.

Geração de código de barras: passo a passo de como fazer

Agora que já sabe o que é e quais as vantagens, chegou a hora de aprender como é gerado o código de barras.

Já adiantamos que o procedimento não é nada “de outro mundo”. Na verdade, ele é bem simples. Para fazê-lo, basta seguir os seis passos que trouxemos abaixo!

Passo 1: cadaste a empresa na GS1

O primeiro passo para a geração de códigos, desde que deseje para fins comerciais, é cadastrar o empreendimento da GS1 Brasil. Essa entidade, como falamos anteriormente, é quem gerencia o recurso nacionalmente.

Tenha em mente que deverá pagar uma taxa de inscrição e mensalidades — ou uma anuidade — para manter o cadastro ativo. Nesta etapa, será pedido o envio de documentos.

Feito isso, você estará liberado para gerar códigos de barras próprios. Destacamos que cada produto precisará ter dados para descrição.

Passo 2: defina o tipo de código de barras

Finalizado o cadastro, o empreendimento estará habilitado para realizar a geração de código de barras. Porém, antes disso, é imprescindível escolher o tipo que será criado.

Como já mencionamos, o mais comum é o formato EAN. Por outro lado, analise a finalidade para decidir assertivamente e não perder tempo fazendo algo que será descartado e refeito logo em seguida.

Passo 3: insira as informações essenciais

O terceiro passo é descrever os produtos. O ideal é categorizar os itens para facilitar o cadastro e a geração do código de barras.

E atenção: evite colocar tudo em uma grande categoria. O mais indicado é agrupar itens semelhantes. Só para exemplificar, tênis de corrida e sapatos de salto em grupos diferentes e assim por diante.

>>>> Aproveite e leia: cadastro de produtos — o que é, para que serve e como fazer?

Passo 4: gere o código de barras

Caso siga o formato EAN, o tamanho do código de barras será fixo. As cores também costumam ser as mesmas, preto e branco, para facilitar a leitura pelos equipamentos, bem como a identificação dele nas etiquetas.

Em vista disso, o quarto passo será gerar o código. A parte boa é que os sistemas usados, tanto o da GS1 quanto o da Awise, são bem simples e intuitivos.

Passo 5: imprima o código

No próximo passo, imprima o código de barras. Aqui, pode ser usada uma impressora específica, que normalmente utiliza papéis adesivos para facilitar a colagem dele nas etiquetas ou, se for o caso, contratar uma empresa especializada.

Caso não conte com nenhuma dessas opções, é permitido utilizar um equipamento convencional — o doméstico. No entanto, saiba que o resultado não será o mesmo.

Passo 6: cole o código de barras no item

Para finalizar, é só adicionar ou colar o código de barras no item específico. Nesta etapa, examine com cuidado dois pontos: funcionalidade e visibilidade. 

Mas o que isso quer dizer? Calma, que vamos explicar. Isso significa colocar a representação visual em um local que seja visto facilmente pelos clientes e colaboradores.

Afinal, não é nada prático ter o código tampando o nome e outras informações vitais do item ou em uma posição que atrapalhe a leitura, não é?

Erros comuns na geração do código de barras

Deu para ver que a geração de código de barras não é nenhum “monstro”, não é? Contudo, toda essa facilidade deixa o procedimento aberto a erros simples e desnecessários.

De fato, eles podem ser facilmente evitados ao saber quais são os mais comuns, como os que trouxemos abaixo:

  • escolher a cor errada;
  • impressão com pouco contraste;
  • impressão de baixa qualidade;
  • gerar no tipo errado para o negócio;
  • esquecer de colocar dados cruciais.

Escolha o melhor sistema para geração de código de barras e saia na frente

Está preparado para dar início à geração de códigos de barras para otimizar seu negócio? Lembra que indicamos uma ferramenta gratuita para este fim? Pois bem! Saiba que o Awise faz muito mais do que isso.

Trata-se de uma plataforma completa para o controle de lojas. Com ela, pode-se:

  • personalizar o PDV (Ponto de Venda);
  • gerenciar o setor de trocas e devoluções;
  • criar etiquetas personalizadas;
  • elaborar relatórios de desempenho;
  • gerenciar as metas do time de vendas;
  • emitir notas fiscais;
  • controlar o estoque;
  • e muito mais.

E acha que isso acaba sendo muito caro? Pois é aí que você se engana. O Awise é um software 100% grátis, para sempre. E, para usá-lo, basta se inscrever e pronto, você terá em mãos tudo que é necessário para fazer sua empresa decolar!