Neste artigo você vai entender:

 

Os valores de uma empresa podem ser considerados uma espécie de norte na bússola do negócio. Exatamente no sentido de que estes valores vão orientar as ações do empreendimento e vão ditar a maneira com que os seus colaboradores vão se comportar a cada momento ou desafio.

Por ser uma necessidade tão importante, entender o que são os valores de uma empresa vai ajudar você a criar uma base para o seu negócio. Essa base deve ser tão sólida quanto você deseja que sejam sólidos os resultados desse negócio.

Por isso, neste artigo a gente vai explicar o que são os valores de uma empresa e, mais ainda, vamos falar sobre a importância desses valores. Além disso, aqui você também vai aprender como definir os valores da sua empresa de acordo com o que você sonha para o futuro dela.

Fique atento a este artigo, uma vez que a definição dos valores da empresa é parte importante, tanto do seu plano de negócios quanto do seu plano de marketing e planejamento estratégico

O que são valores de uma empresa?

Os valores de uma empresa são os motivos que levaram ela a abrir suas portas. É como se fosse um conjunto de crenças da empresa, uma filosofia de vida. Aquilo que justifica a existência dela. 

Como dissemos acima, os valores de uma empresa são o conjunto de crenças que norteia o comportamento do negócio no mercado e, também, o comportamento de seus colaboradores no dia a dia.

Muitos especialistas afirmam que os valores de uma empresa são a Ética do negócio. Ainda que o conceito soe bonito, os valores da empresa representam muito mais: representam o sentido de vida do empreendimento, o motivo ou, os motivos que levaram ela a ser fundada.

Estes valores como que sugerem regras de conduta, não só para a empresa e seus colaboradores mas, também, para qualquer prestador de serviço que vá atuar em nome do seu negócio.

Se você contratar uma empresa de marketing para a sua empresa, por exemplo, as peças de propagandas que forem criadas devem estar dentro do que ditam os valores da empresa. Tanto na forma de discurso como na forma de linguagem e na mensagem passada.

Qual a importância dos valores de uma empresa

Embora, a princípio, definir os valores de uma empresa pareça algo sem utilidade e, até um pouco teórico demais, o impacto dessa definição é maior do que se imagina.

Você consegue imaginar sair para uma viagem longa, pela primeira vez, e não ter uma rota definida? Sem mapa nem GPS?

Você pode até fazer a viagem e chegar ao seu destino, mas o trajeto vai ser muito mais arriscado e com chances de engano do que se você tivesse uma rota bem definida.

Com uma empresa acontece parecido: ter valores bem definidos garante que você saiba o destino maior do seu negócio. Sabendo este destino, fica muito mais fácil para você criar estratégias e planos de ação diários para se aproximar cada vez mais desse objetivo.

Além disso, os valores que você definir para a sua empresa também vão influenciar na maneira com que seu público e a sociedade vão ver o seu negócio.

Não são só a identidade visual do seu negócio e o logotipo que você escolheu para ele que têm peso na maneira com que o público percebe a sua empresa. O comportamento dela, somado a suas ações e posicionamento também causam impacto na identidade da sua marca.

A importância dos valores de uma empresa está justamente nisso: é a partir desses valores que estes comportamentos-padrão, ações-padrão e posicionamento-padrão vão ser definidos. A partir dos valores, da missão e da visão da empresa, como veremos a seguir.

Valores de uma empresa

Missão, visão e valores de uma empresa

Existem outros fatores que vão definir as crenças, ações e rumos de uma empresa: a missão, a visão e, é claro, os valores. É através desse conjunto de conceitos direcionadores que a existência da empresa ganha uma razão de ser. Vamos entender o que é cada um desses itens.

  • O que é a missão de uma empresa

A missão de uma empresa é o propósito do negócio. É o objetivo principal dele.

  • O que é a visão de uma empresa

A visão de uma empresa é o ponto de chegada. Onde o negócio deve estar no futuro e o que deve ter realizado até determinado ponto.

  • O que são os valores de uma empresa

Como você já viu, os valores de uma empresa é o conjunto de crenças que norteiam o negócio.

Para ajudar você: neste artigo a gente fala tudo sobre o que são e como definir a missão, visão e valores da sua empresa.

O que são valores empresariais

Como definir os valores de uma empresa?

Para definir os valores de uma empresa, você e seus sócios devem definir, no mínimo, 5 valores de que não abrem mão que o negócio siga. Pode ser transparência, honestidade, confiança, etc…

Vocês devem ter em mente que este conjunto de valores não serve somente como palavras bonitas para se colocar em um quadro. Os valores da empresa são a ética e a moral do negócio.

Por isso, vocês devem selecionar valores que são imprescindíveis para a empresa e também para o ser humano como um todo. Entenda que, neste momento, muito mais do que somente valores, vocês estão definindo o caráter do seu negócio.

Vamos ver alguns exemplos de valores de grandes empresas, para ajudar vocês a se inspirarem.

Valores de uma empresa

Exemplos de valores de empresas

As grandes empresas, do mundo todo, sempre entenderam a necessidade de se ter os valores do negócio muito bem definidos. Por isso, os exemplos de valores abaixo podem ajudar muito você a entender a abrangência do conceito e escolher quais são os que mais se encaixam no caráter que você deseja dar ao seu negócio.

  • Grupo Globo

Paixão por comunicação, brasilidade, atitude otimista, talento e liderança, respeito à diversidade, qualidade e inovação, estética, crescer juntos. Aqui, você encontra estes valores de forma mais detalhada.

  • Coca-Cola Brasil

Os valores que guiam as ações e o comportamento da The Coca-Cola Company são:

Liderança: unir esforços para construir um futuro melhor.

Colaboração: potenciar o talento coletivo.

Integridade: agir com transparência.

Responsabilidade: ser responsável.

Paixão: estar comprometido com o coração e com a mente.

Diversidade: contar com uma vasta gama de marcas e ser tão inclusivo quanto elas.

Qualidade: procurar constantemente a excelência.

  • Vale

Os valores da Vale elencam as suas prioridades

  1. A vida em primeiro lugar.
  2. Valorizar quem faz a nossa empresa.
  3. Cuidar do nosso planeta.
  4. Agir de forma correta.
  5. Crescer e evoluir juntos.
  6. Fazer acontecer.

Estes e outros exemplos, você pode encontrar no artigo abaixo:

Artigo: missão, visão e valores de uma empresa: o que são e como definir?

Pronto! Na verdade, entender o que são os valores de uma empresa é bastante fácil, não é? Não deixe de aproveitar este momento para definir, também, a missão e a visão do seu negócio. 

Tenha estes conceitos sempre muito claros e expostos para seus colaboradores e clientes, em todas as suas formas de comunicação. Assim, aos poucos estas crenças vão se tornando para inconsciente do dia a dia de todos e começam a fazer parte da cultura da empresa. 

Com o tempo e com o crescimento do negócio, a aplicação destas crenças também vai crescendo e se solidificando, criando para a sua marca um caráter sólido e uma identidade facilmente reconhecível pela sociedade.