Planejamento de vendas: como criar o melhor plano e vender mais

O planejamento de vendas é de extrema importância para qualquer empresa do varejo. Afinal, a concorrência aumenta a cada ano.

De acordo com o Sebrae, somente em 2019 a previsão é de que sejam abertas pelo menos mais 1,5 milhão de micro e pequenas empresas. Grande parte dessas novas empresas vão ser do setor varejista, que é uma das áreas de atuação que mais cresce no país.

Só esse aumento na concorrência já é um grande motivo para que os empresários invistam em um bom planejamento de vendas, assim como, invistam em várias outras estratégias quer permitam que a sua empresa esteja a um passo à frente das outras.

Como nem tudo se resume a números, é essencial que no meio dessas estratégias, haja alguma focada em fidelizar os clientes e aumentar a qualidade da experiência de compras deles. Isso porque, manter um cliente que já foi conquistado é muito mais barato do que conquistar um novo cliente.

Inclusive, todas essas estratégias, incluindo as estratégias de pós-vendas, fazem parte do planejamento de vendas, como você vai ver neste artigo.

Vamos entender o que é planejamento de vendas

O que é um planejamento de vendas

Planejamento de vendas um conjunto de práticas e técnicas adotadas para que uma empresa venda mais. Esse planejamento envolve adotar planos de ação que ajudem a empresa a colocar em prática as estratégias que vão ser definidas de acordo com os objetivos estabelecidos.

Vamos ao assunto principal:

Como fazer um planejamento de vendas

Os primeiros passos para se fazer um planejamento de vendas é saber quais são os objetivos a serem alcançados. Por isso, a primeira dica se refere a isso:

  • Faça uma análise SWOT

O nome pode parecer estranho mas, a análise SWOT é uma das principais ferramentas usadas pelos empreendedores na hora de descobrir os pontos fortes e fracos da sua empresa. Além disso, a análise SWOT ainda ajuda a traçar estratégias que fortaleçam esses pontos fracos e ajudem a aproveitar os pontos fortes da empresa em sua totalidade.

Você precisa dessa estratégia para: saber com perfeição o funcionamento da sua empresa, ter uma análise completa do interno e do externo do seu mercado, saber que pontos podem ser melhorados, setores que gastam demais, não trazem lucros suficientes e devem ser descartados, etc. Aqui a gente ensinou o passo a passo para fazer uma análise SWOT.

  • Faça um plano de negócios

Um plano de negócios é essencial para um bom planejamento de vendas. Porque? Porque um plano de negócios vai ajudar você a planejar tudo o que você quer para o seu negócio no futuro. Isso, além de ajudar na hora de criar um plano definitivo de missão, visão e valores da sua empresa, ainda ajuda a planejar e estruturar o caminho que você quer o seu negócio siga. Toda o planejamento de vendas deve, posteriormente, estar alinhado com o seu plano de negócios e com a missão, visão e valores da empresa. Isso torna as ações e discursos coerentes na hora de vender e tratar com o seu cliente.

Você precisa dessa estratégia para: analisar a viabilidade real do seu negócio, conhecer o perfil dos seus clientes, definir que produtos são mais adequados ao seu público alvo, definir suas vantagens competitivas, definir o padrão de excelência que a empresa e os funcionários devem seguir e muito mais. Aqui a gente criou o manual completo de como fazer um plano de negócios.

  • Crie um plano de marketing

Outro passo importantíssimo na hora de criar um planejamento de vendas. Um plano de marketing vai te dar um panorama geral do mercado onde você e sua empresa estão inseridos. Além disso, como o nome já indica, é com um plano de marketing que você e seus sócios vão dar todo o direcionamento das vendas e dos modos com que a sua empresa vai vender.

Você precisa dessa estratégia para: criar toda a sua marca, tanto na parte visual como na parte prática, definir seu posicionamento de mercado, definir preços, praças e metodologias de vendas. A gente ensinou como fazer um plano de marketing completo aqui.

  • Precifique da maneira certa

Não basta somente pensar no lucro na hora de fazer um planejamento de vendas. Para traçar uma estratégia que realmente venda, é necessário que o empresário conheça bem o seu público alvo, a ponto de saber que produtos pode vender para ele e que faixa de preços está a seu alcance.

Foi para ter esse entendimento que você deve recorrer ao planejamento de marketing, como já comentamos.

Você precisa dessa estratégia para: saber precificar seus produtos de acordo com o seu público e assim aumentar as suas chances de venda. A gente ensinou as melhores formas de precificar os seus produtos aqui nesse artigo e, também, nesse aqui.

 

Você também pode fazer a precificação de seus produtos de uma maneira muito mais fácil e prática com a nossa planilha de formação de preço de venda, que pode ser baixada gratuitamente. Para baixar o material, basta clicar na imagem abaixo:

Planejamento de vendas

  • Conheça as técnicas de venda

Para vender mais e melhor, nada melhor do que conhecer as melhores técnicas de venda, não é mesmo? Por isso, o empresário ou gestor deve conhecer a fundo as melhores maneiras de se vender e como efetivar as vendas no momento certo.

Além disso, conhecer as técnicas de vendas corretas ajuda você na hora de fazer a gestão de pessoas e a gestão da sua equipe de venda, uma vez que você sabe o que deve e o que não deve ser feito em um processo de venda.

Você precisa dessa estratégia para: ter o conhecimento técnico de como fazer uma venda da melhor forma e poder passar esse conhecimento para seus colaboradores. A gente ensinou as melhores técnicas de vendas aqui nesse artigo.

  • Conheça as técnicas de pós venda

Outra dica essencial para um bom planejamento de vendas. Como o nome já indica, as estratégias de pós venda acontecem depois que você já vendeu seu produto para aquele cliente. O objetivo aqui, como dissemos no começo do texto, é fidelizar esse cliente para que ele volte à sua empresa e continue comprando seus produtos.

Lembra que dissemos que manter um cliente é mais barato do que conquistar um cliente novo? Então, esse é o objetivo do pós venda, manter o cliente encantado até o momento em que ele resolver voltar a comprar de você

Porque você precisa dessa estratégia: para poupar custos, manter uma carteira grande de clientes, manter os melhores clientes fiéis, etc. Aqui a gente ensinou as melhores estratégias de pós vendas.

  • Crie um planejamento estratégico para o planejamento de vendas

Essa dica é a última dica por um motivo: é por meio de um bom planejamento estratégico que você vai reunir tudo o que descobriu com as outras dicas e vai traçar o planejamento de como agir.

Você e seus sócios devem se reunir e traçar as melhores estratégias para colocar em prática tudo o que decidiram que deve ser feito para a implementação do seu planejamento de vendas. Vocês devem se certificar de que esse planejamento seja implementado e se mantenha funcionando pelo o ano inteiro e não somente durante os primeiros meses. Isso porque, os resultados palpáveis não costumam aparecer da noite pro dia e podem precisar de mais prazo para serem percebidos.

Você precisa dessa estratégia para: colocar a mão na massa. Fazer funcionar tudo aquilo que foi planejado nas outras etapas. A gente ensinou a fazer um planejamento estratégico aqui nesse artigo.

Bacana, não é? Se você conhece outras dicas para um bom planejamento de vendas, compartilhe com a gente na caixa de comentários abaixo. Se você gostou do assunto, a gente separou o vídeo abaixo, que fala um pouco mais sobre o tema:

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