Uma equipe motivada e consciente de seus objetivos é um dos segredos para o sucesso de qualquer negócio. Isso não é novidade para ninguém, mas o processo para moldar um time de funcionários com características vencedoras é sempre desafiador e depende muito da pessoa que o guiará e inspirará: o líder.

Mas como iniciar um trabalho a partir de minha liderança? Como estruturar e unir minha equipe de modo efetivo, que gere resultados?  Como liderar uma equipe de maneira a deixá-los sempre motivados e entusiasmados para dar o melhor de si? Como lider uma equipe focada em resultados? Não existe fórmula mágica, mas sim uma série de passos que devem ser seguidos como base para qualquer líder de sucesso. Veja abaixo alguns deles:

1 — Conheça os seus funcionários

Sim, todos estão lá com um objetivo: ter um bom rendimento e vender os produtos disponibilizados em sua loja. Porém, cada pessoa possui trejeitos diferentes, pontos positivos e negativos que não são os mesmos entre todos os membros da equipe. O importante é descobrir o que inspira e motiva cada um, se são elogios ou desafios, e também em quais pontos um certo funcionário é mais forte e como tirar proveito daquela qualidade enquanto as falhas podem ser minimizadas.

Fazer feedbacks constantes com base nos pontos fortes e os pontos a melhorar, com elogios sinceros, destacando em quais situações você realmente pode notar os pontos fortes do seu empregado vão fazer com que ele se mantenha motivado a repetir tais boas atitudes. Além disso, falar com naturalidade sobre os pontos fracos, apenas como habilidades a serem melhoradas e não como um defeito, ajuda muito. Ninguém gosta de ser criticado, por isso, fale com calma sobre os pontos fracos da pessoa. O bom é seguir a regra Positivo-Negativo-Positivo, comece com algo de bom que a pessoa faz, depois, toque nos pontos a serem melhorados e encerre com algo positivo novamente.

2 — Encontre a formação ideal para sua equipe

A partir do passo anterior, você poderá saber qual é a melhor maneira de dispor sua equipe, qual a melhor maneira de estimular individualmente um funcionário e poderá até dizer qual pessoa é mais indicada para atender certo tipo de cliente. Este passo requer muita conversa e também que alguns testes sejam feitos, como, por exemplo, uma simulação de venda com diversas situações inusitadas, para testar e talvez corrigir o comportamento de cada um.

Se você tem segmentos diversos em sua loja, alguns vendedores serão melhores para atender cada segmento. Caso você trabalhe, por exemplo, com roupas masculinas e femininas, alguns vendedores preferem vender para o sexo oposto, outros, preferem vender para pessoas do mesmo sexo. Assim, pense como liderar uma equipe e a manter motivada se eles estão fazendo aquilo que não gostam? Além de ter vendedores mais felizes, você estará colocando cada talento para trabalhar em sua área e tirar o máximo de proveito dos seus pontos fortes, o que irá ajudar a todos, pois será mais fácil de bater suas metas e mostrar os resultados!

Se precisar, invista em treinamento do seu pessoal!

3 — Treine a sua comunicação

Engana-se quem pensa que a comunicação é feita apenas de palavras. Existem muitos outros elementos envolvidos na hora de transmitir uma mensagem. Já aconteceu de você ter passado um aviso muito importante e sério, mas a equipe pareceu não dar a atenção que você esperava? Como liderar uma equipe que não entende o que você quer falar? A comunicação é chave nesta etapa!

Então talvez o seu tom de voz, postura corporal ou o momento em que você deu o recado não tenham sido os ideais. Preste sempre atenção no seu tom de voz e na maneira como você se comporta ao falar com a sua equipe. Seus liderados irão entender o seu recado por todo o contexto, não somente pelas palavras que saem de sua boca.

4 — Passe segurança sem se fechar

Seguindo o exemplo de um aviso importante, uma mensagem como esta não poderia ser dada individualmente no horário do café ou como se fosse uma conversa rotineira. Reúna a equipe, garanta que todas as atenções estão em você, mostre segurança em sua fala, equilibre as emoções conforme a necessidade e deixe bem clara a seriedade da situação, mas jamais faça ameaças e nem se feche em sua soberania com frases como “não quero nem saber”. Lembre-se: um bom líder possui uma boa postura, olha nos olhos e transmite segurança mesmo quando pede sugestões, mas ele não é intimidador. Pelo contrário, os liderados devem se sentir à vontade para conversar e até dar sugestões que possam potencializar resultados.

Não há nada como liderar uma equipe que sente confiança em você. Você deve ser o capitão do navio, seus liderados irão seguir você, porém, nunca deixarão de lhe falar o que pensam. É importante manter este canal de comunicação sempre aberto para ouvir sugestões de melhoria e até mesmo saber ouvir feedbacks ruins dos seus próprios liderados.

>> Leia também: Como ser um bom líder: 7 dicas essenciais

5 — Seja o exemplo

Ser líder é diferente de ser chefe. O líder inspira através do exemplo. Ele não apenas dá ordens, mas também mostra como se faz. Inspire, ensine e caminhe com os funcionários, mostrando que você está ao lado deles e que, mais do que isso, é um deles. O sucesso é mérito de todos juntos. Comece sendo você mesmo o funcionário que gostaria de ter, e assim todos entenderão o que é esperado de cada um.

Siga estes passos e lembre-se sempre, somos todos seres humanos, cheios de emoção. Lembre-se disto. Trate a todos bem, como você gostaria de ser tratado, respeite a opinião alheia, mesmo que você não ache correta e você conseguira manter uma equipe motivada para apresentar os resultados esperados e lhe ajudar a crescer.

Chegou a sua vez de nos contar suas experiências. Como é a relação de liderança com sua equipe? Passou por dificuldades? Possui outras dicas para compartilhar? Comente e conte um pouco de como você procura tirar o máximo de proveito da sua equipe ou mesmo como você está repensando seus processos a partir dos passos que apresentamos aqui. Deixe-nos um comentário falando o que você acha sobre como liderar uma equipe.

Materiais Educativos para baixar