Guia do lojista: 6 dicas para um bom treinamento de vendas

Encontrar bons vendedores pode ser um processo bastante difícil para os lojistas. Por isso, o treinamento de vendas costuma ser a melhor opção. Assim, você se certifica que os vendedores estão alinhados com o posicionamento da sua loja e se comportarão da forma que você considera adequada para obter os melhores resultados nas vendas.

Isso porque, existem diversos fatores que um profissional ainda não treinado não conhece, e não por incompetência, e sim porque ainda não foi treinado para observar o processo de venda pelos diversos ângulos que os especialistas da área conhecem.

Esse conhecimento não vem somente da prática. Muito dele vem do estudo do comportamento do ser humano, que é, em todos os casos, o principal fator no processo de venda.

A análise concreta e completa do psicológico do comprador, assim como o estudo do público-alvo que a sua loja quer atrair e atrai, podem ser fatores decisivos na hora de finalizar aquela tão esperada venda. Pensando nisso, nós separamos algumas dicas de como aumentar as suas vendas através de um treinamento direcionado para a sua equipe. Confira:

Treinamento de vendas é aprender a ver o cliente

Principalmente em épocas de grande movimento no varejo, como Natal, é preciso instruir os vendedores a entenderem as necessidades do cliente para, então, oferecer produtos que sejam adequados aquilo que ele procura. Muitas vezes o consumidor entra na loja sem saber exatamente qual item ele quer. Por isso é importante contar com vendedores treinados para ajudá-lo a identificar o que ele precisa e propor soluções adequadas.

Contato visual é fundamental

Existe coisa mais irritante do que entrar na loja e já ser abordado por um vendedor perguntando se pode ajudar? Para não cometer este erro no seu estabelecimento, você deve treinar sua equipe de vendas para, antes de tudo, fazer contato visual com o cliente, mostrando que estão disponíveis caso ele precise de alguma ajuda. Esta é uma forma educada e não invasiva de se colocar à disposição para o consumidor.

Observação é essencial

É importante treinar a equipe de vendas para aproximar-se do cliente usando como assunto algo que o consumidor tenha observado na loja. Se a pessoa está na seção de vestidos de festa, por exemplo, o vendedor pode mostrar uma peça em uma cor que combine com a pele da cliente, por exemplo. Caso seja uma loja de acessórios para cozinha e o consumidor esteja na área das xícaras, o profissional pode falar sobre um chá incrível que ele conhece. O importante é não ser genérico e mostrar que observou o que o cliente está olhando. Vale relembrar: treinamento de vendas é sobre aprender a ver o cliente.

Reuniões de motivação

Manter o entusiasmo e a motivação da equipe de vendas pode ser um desafio para muitos lojistas. Por isso é importante realizar reuniões diárias com os vendedores para elogiar quem está tendo um bom desempenho, reorganizar a equipe e até mesmo consertar o que não está dando certo. O feedback do empresário é fundamental para os vendedores desempenharem bem a sua função e agir de acordo com o esperado pelo dono da loja.

Avaliação dos consumidores

Oferecer um sistema que possibilite que o cliente avalie o atendimento recebido na loja é um ponto importante e que o ajudará a treinar bons vendedores. O questionário pode ser respondido no fechamento da compra ou até mesmo depois, via e-mail. O importante é usar esta ferramenta valiosa para saber o que está funcionando ou não no desempenho da sua equipe de vendas.

Não se esqueça do pós-venda

No treinamento de vendas você deve ensinar os vendedores de sua loja a manterem contato com os consumidores mesmo após a venda. Incentive-os a enviar SMS e a ligar para os clientes assíduos quando chegar alguma novidade dentro do perfil do comprador na loja. Manter os clientes fidelizados da loja pode ser muito mais negócio do que atrair novos.

Agora você já sabe como fazer um treinamento de vendas. Treinar vendedores é um passo significante para que sua loja alcance sempre bons resultados. Invista nesta prática e tenha vendedores campeões.

Vamos deixar aqui, um vídeo muito legal sobre treinamento de vendas, feito pelo Felipe Dourado:



E você, quais estratégias utiliza para realizar um treinamento de vendas com sua equipe? Conte para gente.

Treinamento de vendas: guia com 6 dicas para os lojistas

Resumo
Treinamento de vendas: guia com 6 dicas para os lojistas
Nome do Artigo
Treinamento de vendas: guia com 6 dicas para os lojistas
Descrição
Confira estas 6 dicas para você realizar um bom treinamento de vendas com seus vendedores e aumentar o faturamento da sua loja.
Autor
23 / 211

Deixe uma resposta

Send this to a friend